zatgabriel escreveu:sentem que la vem historia....
No dia 22/03/2017 abri um SAC no site da Citroen relatando o problema. Falei que com 29 mil o tensionador já havia sido trocado e após 3 meses o barulho voltou, descrevi o motivo que ocasiona o barulho, as consequências caso os componentes não fossem trocados e toda a lista de peças necessárias para a troca. Aproveitei para relatar todas as informações que podemos encontrar na internet a respeito desse motor e também coloquei informações sobre o procedimento interno que a Peugeot tem para esses casos: o famoso "KIT BARULHO"
No dia 23/03/2017 a matriz entrou em contato comigo para agendar uma data para levar o carro na CSS onde sempre foi feita a revisão para que eles diagnosticassem o problema e, caso constatado que existem folga no conjunto, a possível troca dos componentes sem custo.
(A questão do custo foi porque meu carro está com todas revisões premium feitas na CCS, mesmo fora da garantia. Caso vocês não consigam isso, tentem negociar para pelo menos não pagar a mão de obra, porque o total de peças não passa de R$700)
Infelizmente quando cheguei na CCS na segunda-feira ( 17/03/17) o consultor nem lembrava que iria receber meu carro e nem sabia do que se tratava. Tive que explicar e lembrar dele tudo o que o SAC havia repassado para eles. Expliquei sobre o barulho, falei que não adiantava testar naquela hora porque o barulho só ocorre quando o carro fica parado por muito tempo, mostrei todos os vídeos que gravei do carro quando ligava pela 1º vez no dia, falei também sobre as consequências e como eles poderiam verificar se existe folga na corrente e no tensionador, enfim, dei de mão beijada para ele o serviço.
No final do mesmo dia, por volta de 17h30 a consultora me retornou falando que não identificaram nenhum problema e que o diagnóstico foi feito com uma aparelho que identifica o problema no motor de acordo com o ruído que apresenta (não botei fé, se existir esse aparelho eu quero um

). Questionei ela o motivo de eles não removerem o tensionador ou removerem a tampa de válvula para verificar se existe folga nesses componentes e a justificativa foi que eles não podem fazer nenhum procedimento no carro sem que seja constatado o problema. Novamente questionei como eles conseguem diagnosticar os carros só no "escutometro" sem de fato olhar os componentes. Como esperado, nessa hora ela ficou muda e falou que aqueles eram os procedimentos padrões deles e me perguntou se poderia deixar o carro mais um dia para testar no início da manhã do outro dia. Aceitei e já deixei claro que só iria retirar o carro após constato o problema.
Na terça-feira de manhã ela me retornou falando que identificaram o barulho, era da bomba de hidro vácuo do freio. Detalhe, a bomba fica do lado direito e o barulho vem do lado esquerdo(comandos).
Depois de escutar essa asneira, não medi muito minhas palavras e já falei que eles estão fazendo o diagnóstico de modo errado, olhando no lugar errado, fazendo corpo mole e passando informações que não tem nada haver só para se livrar do problema. Ela não gostou muito da minha opinião e falou que se eu não estava acreditando na palavra deles, eu poderia ir no outro dia cedo para ver junto com o técnico o problema. Aceitei, afinal só vou tirar o carro após solucionarem o problema.
Não sei se é conhecimento de todos, mas a bomba de hidro vácuo realmente faz barulho, ela tem um joguinho dentro da peça, mas não é o que faz ocasionar aquele ruído alto na primeira partida e caso vocês queiram fazer um teste, basta remover o caninho que faz conexão entre o cilindro mestre e bomba.
Hoje de manhã fui na CCS para acompanhar o técnico e, antes dele ligar o motor, removi o caninho da bomba. E PARA MINHA INFELICIDADE E CONHECIMENTO DE TODOS, o motor tem sentimento e esse barulho é meio aleatório, alguns dias faz outros não E HOJE NÃO FEZ

mas que nos dias frios é certo que faz barulho, mas TBM não foi o que ocorreu hoje. O motor não fez nenhum barulho ao ligar e nem ficou rajando, fiquei com raiva do carro
O técnico falou que realmente quando tem folga na corrente o motor apresenta barulho e que nos piores casos o barulho fica muito evidente, até mesmo com o veículo em condução, mas que não era o caso do meu carro. Falei de que eu não iria esperar que o conjunto de comando chegasse em um ponto crítico para que fosse feita a troca, pelo contrário, queria diagnosticar cedo o problema para evitar maiores problemas no futuro.
Como ainda não estou satisfeito, deixei o carro lá e avisei novamente que só retiraria quando o problema fosse diagnosticado de forma certa, afinal os vídeos que gravei provam que o carro apresenta um ruído muito alto ao ligar de manhã.
Ainda de manhã, por volta de 9 horas, o sac entrou em contato comigo para saber se já estava OK meu carro. Falei que não e a moça do SAC ficou surpresa, porque a CCS havia informado no chamado que o carro estava pronto para retirada. Ela me informou que iria entrar em contato para cobrar um novo posicionamento da CCS.
Enfim, a saga continua e amanhã dou um novo update para vocês.
com esse relato vocês podem ver que o problema não é A CITROEN e sim as concessionárias. O atendimento do SAC tem sido muito prestativo e eles realmente estão acompanhando o caso, mas a CCS, quantos funcionários preguiçosos.