Discussões gerais sobre os veículos da linha DS. Manuais, informações e etc.
vfeugenio
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Jun 27, 2013 12:54 am
Estado: SP
Cidade: São Carlos
Carro Atual: DS4

Computador de Bordo DS4

Mensagem por vfeugenio »

Boa tarde,
desde que comprei meu DS4 o consumo mostrado no computador de bordo decai para 3,3 km/l sempre que fico com carro parado. Isso para de acontecer depois de uns 50km rodados sem zerar. É algum defeito ou normal ?
Obrigado

Avatar do usuário
bicudo
Mensagens: 1661
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 6:56 pm
Estado: SP
Cidade: Jundiaí
Carro Atual: C2 VTS / DS3 roxo
Localização: Jundiai - São Paulo

Re: Computador de Bordo DS4

Mensagem por bicudo »

Como assim decai.......
Vc está andando e tem uma previa do consumo, ai vc para desliga o carro e quando liga o computador de mostra o valor mínimo 3, 3
E isso?

GT-N8000

vfeugenio
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Jun 27, 2013 12:54 am
Estado: SP
Cidade: São Carlos
Carro Atual: DS4

Re: Computador de Bordo DS4

Mensagem por vfeugenio »

Quando eu zero e começo a andar, no inicio aparece 8,7km/l.. Dai em cada PARE ou Semaforo, cai uns 0,2km/l e quando desligo e saio do carro, quando volto caiu mais 0,2km/l.. Se eu continuar em ruas com muitos PARES ou fico parado com o carro ligado vai caindo de 0,2 em 0,2 ate chegar em 3,3 e para nisso...O pessoal da concessionaria disse q é normal e que nao ha nada errado. Achei esquisito...

vfeugenio
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Jun 27, 2013 12:54 am
Estado: SP
Cidade: São Carlos
Carro Atual: DS4

Re: Computador de Bordo DS4

Mensagem por vfeugenio »

Agora, se eu zerar e sair na estrada e rodar uns bons Km, dai fica mais estavel qdo eu volto pra cidade. Cai mais devagar... Da a impressao que ele ta considerando o consumo parado na hora de calcular a media..So nao sei se isso é normal pq tenho um C4 tbm e nunca fez isso...outra coisa é que ele ta fazendo 10 km/l na estrada enquanto as informaçoes que eu tenho e que ele faz 14,7... Ele esta com 500km, por isso gasta tanto a mais?

Adelson
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Nov 06, 2013 11:17 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Lounge e DS5

Re: Computador de Bordo DS4

Mensagem por Adelson »

Olá, meu Lounge esta com mil e poucos KM. Me parece que o consumo dele esta melhorando.

Pelo que entendi, o que você está lendo é o consumo médio e se for isso mesmo, está correto. Quando vc esta andando, ele deve marca algo entre 6 e 9 KM/L (na manha), mas quando vc pega transito e fica parado, concorda que esta gastando combustível sem andara nenhum Km? Então, daí a média de KM/L vai caindo, pois se ficar parado por muito tempo com o motor ligado, ele acusará 0KM/L. Parado ele não anda nenhum KM e esta gastando combustível.

Correto?

Adelson
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Nov 06, 2013 11:17 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Lounge e DS5

Re: Computador de Bordo DS4

Mensagem por Adelson »

Ainda,

Consumo médio (Tela 1 e 2): Marca a média do trajeto, quantos litros vc gastou para andar aquele determinado espaço KM.

Consumo instantâneo: Marca o consumo do exato momento. Veja que quando acelera, diminui muito e quando tira o pé do acelerador ele vai a 99KM/l, muito econômico, pois esta rodando sem gastar quase nada. Por isso que abaixo de 30KM/h, se não me engano ele não mostra o consumo instantâneo, pois parado, como disse apresentaria 0KM/l e provavelmente muita gente reclamaria do consumo do carro.

Gustavo simon
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Jun 15, 2012 11:08 am
Estado: SC
Cidade: Criciúma
Carro Atual: Citroen Ds3

Re: Computador de Bordo DS4

Mensagem por Gustavo simon »

Cara, ao meu ver ta errado isso ai!

n tem como cair tao rápido assim, o meu nunca fez isso, Ds3, e nem o VTR que tinha tbm!
Faz um teste simples, vai ate a css e faz um trajeto onde ocorra isso com o seu carro, e depois repete com o drive e ve se acontece tbm.

Adelson
Mensagens: 50
Registrado em: Qua Nov 06, 2013 11:17 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Lounge e DS5

Re: Computador de Bordo DS4

Mensagem por Adelson »

Esta correto!

O consumo em KM/L é a distância em KM percorrida para gastar um litro de combustível.

O motor ligado consome combustível, estando andando ou parado (pouco, mas gasta).

Concorda que se vc deixar o motor ligado com o carro parado até ele gastar todo o tanque, o consumo será 0KM/L? Pois terá gastos todo combustível sem rodar nenhum KM.

Então, A GROSSÍMO MODO, se zerar o computador de bordo e ter andado apenas 1 minuto fazendo 8km/l, mas logo em seguida calhar de parar em um semáforo e ficar 1 minuto fazendo 0km/l, então a média na vida real é de 4km/l (DESPENCA).

Conforme você vai rodando, o tempo que fica em movimento, fazendo algum KM/l é relativamente muito maior do que o tempo que você fica parado, fazendo 0km/l, então a média KM/l a ser mostrada com mais linearidade, menos oscilação e portanto mais real.

Certo?

Gustavo simon
Mensagens: 60
Registrado em: Sex Jun 15, 2012 11:08 am
Estado: SC
Cidade: Criciúma
Carro Atual: Citroen Ds3

Re: Computador de Bordo DS4

Mensagem por Gustavo simon »

Tem sentido, mas nao concordo,

O computador de bordo, quando em ponto morto ou carro parado, calcula o consumo para L/Hora, e converte em km/l dando geralmente algo em torno de 40, 50 km/l, mas esse valor não entra completmente no calculo da média de combustivel, sendo que pra média ele considera o calculo que fez em L/Hr pelo tempo que ficou parado, dando assim pouquissimo consumo!
Ja fiquei parado em fila 1 hr com voa parte do tempo com o ar ligado, e baixou apenas 0,2 km/l, claro que isso depende do quanto ja foi rodado desde que se zerou pela ultima vez.

Digo isto acima pois num vectra que ja tive, quando parado, ele trocava o consumo para l/h, como nos citroen nao ocorre essa mudança no mostrador, confunde.

E pelo menos cmg, nunca passei por essa de zerar e logo após parar e o consumo ir la pra baixo, ainda mais por pouco tempo, como de costume na cidade..

Mas ainda é mas facil comparar com outro ds4 num trajeto onde isso ocorra com o seu!

Responder