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GabrielSouza2998
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Re: RACECHIP X REMAP

Mensagem por GabrielSouza2998 »

Eu já achava melhor o racechip , agora com esse comparativo já sei que não compensa remapear e sim usar o racechip que também faz com que não perca garantia na css

danielcarneiro
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Re: RACECHIP X REMAP

Mensagem por danielcarneiro »

GabrielSouza2998 escreveu:Eu já achava melhor o racechip , agora com esse comparativo já sei que não compensa remapear e sim usar o racechip que também faz com que não perca garantia na css
Só uma observação... Racechip não é homologado pela psa, então perde a garantia...
Há uma lenda urbana que se der problema é só tirar o racechip, levar na concessionária, falar que nunca teve up e ela nunca vai descobrir...
Nossas concessionárias são mal preparadas para arrumar os problemas, mas são excelentes para arrumar qualquer desculpa para não resolver.
Lembro de uma discussão semelhante sobre o GTI MK7, que colocou um CHIP, rodou um pouco e tirou o chip... Abriu o LOG do carro (com um hardware e software específico que eu não lembro o nome) e tinha uma porrada de erros de leitura, desde a desconexão dos cabos para ligar o CHIP, até diferença entre as leituras dos sensores carro...

Enfim, em uma Concessionária Peugeot aki de Brasilia, o chefe da oficina foi claro para mim ou me indicar um instalador aki de BSB "Chip não perde garantia se o problema do carro não estiver relacionado com ele".

GabrielSouza2998
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Re: RACECHIP X REMAP

Mensagem por GabrielSouza2998 »

Entedi, vlw cara, eu achava que não iria perder a garantia com o racechip

OVERSPEED
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Re: RACECHIP X REMAP

Mensagem por OVERSPEED »

danielcarneiro escreveu:
GabrielSouza2998 escreveu:Eu já achava melhor o racechip , agora com esse comparativo já sei que não compensa remapear e sim usar o racechip que também faz com que não perca garantia na css
Só uma observação... Racechip não é homologado pela psa, então perde a garantia...
Há uma lenda urbana que se der problema é só tirar o racechip, levar na concessionária, falar que nunca teve up e ela nunca vai descobrir...
Nossas concessionárias são mal preparadas para arrumar os problemas, mas são excelentes para arrumar qualquer desculpa para não resolver.
Lembro de uma discussão semelhante sobre o GTI MK7, que colocou um CHIP, rodou um pouco e tirou o chip... Abriu o LOG do carro (com um hardware e software específico que eu não lembro o nome) e tinha uma porrada de erros de leitura, desde a desconexão dos cabos para ligar o CHIP, até diferença entre as leituras dos sensores carro...

Enfim, em uma Concessionária Peugeot aki de Brasilia, o chefe da oficina foi claro para mim ou me indicar um instalador aki de BSB "Chip não perde garantia se o problema do carro não estiver relacionado com ele".
Exato... existem técnicas de detecção de piggyback, mesmo quando não ocorre corte ou "picar" os fios...

Vou explicar resumidamente e para o que acontece em varias centrais Bosch e Siemens

basicamente um piggyback satura o sinal do map fazendo com que a central ache que não atingiu o valor de pressão desejada, com isso ela aumenta o DC% do controle de pressão o que aumenta a pressão na prática, só que ao saturar o sinal no map o calculo de vazão de ar admitido diminui o que diminui a quantidade de combustível injetado, diminuir a meta de fator lambda (pois a carga no motor será menor do que a real), diminui a temperatura calculada de escape (EGT) em diversos componentes que é usada a fim de proteger o motor de danos (ou seja mentira de que mantem as proteções do motor) e aumenta o valor de avanço utilizado (menor pressão = menor preenchimento do cilindro e portanto mais avanço é aplicado)

Só que ao diminuir a quantidade de combustivel injetado, a mistura ficará mais pobre e para atingir a meta isso causará uma correção da quantidade pela sonda Wideband (aumentando o STFT que é a correção imediata) se o valor for extremamente elevado vai estourar os 25% de correção e a correção deixa de ser feita e irá gerar um código de erro... se não estourar vai egrar um flag numa posição especifica da memoria de defeitos que não pode ser apagada pelos scanners comuns, mas o da CSS pode rastrear caso seja necessário por ordem da fabrica.

Ao mesmo tempo mistura mais pobre e mais avanço pode gerar atrasos de ponto por knock, que gera outro flag com as aplicações ocorridas.


O scanner (a fabrica) faz um cruzamento aonde o LTFT está perto de zero (afinal a mistura em cargas baixas não é modificada pelo processo pois até o limite de pressão original o valor não é saturado), o STFT atingiu picos superiores a um determinado valor/RPM/temperatura do ar (varia dependendo da central) mas não existe defeito em HPFP ou LPFP ou sensores MAP, IAT e TMOT, concomitantemente com correções por knock e se houve apagamento da memoria de defeitos a pouco tempo (a ultima vez que apagou fica gravada na central) e conclui que o carro teve modificações no seu comportamento devido a "tuning box".

O esqueleto deste processo é o chamado "freezing frames" que qqr scanner consegue ler e apagar (junto com os codigos de defeito comuns), porém alguns freezing frames especificos devido a estes flags só a fabrica lê e apaga


A pioneira a fazer isso foi a BMW em 2008 com as 135/335 com central MS80 Siemens, mas a estratégia de detecção se não me engano é bosch

danielcarneiro
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Re: RACECHIP X REMAP

Mensagem por danielcarneiro »

OVERSPEED escreveu:
danielcarneiro escreveu:
GabrielSouza2998 escreveu:Eu já achava melhor o racechip , agora com esse comparativo já sei que não compensa remapear e sim usar o racechip que também faz com que não perca garantia na css
Só uma observação... Racechip não é homologado pela psa, então perde a garantia...
Há uma lenda urbana que se der problema é só tirar o racechip, levar na concessionária, falar que nunca teve up e ela nunca vai descobrir...
Nossas concessionárias são mal preparadas para arrumar os problemas, mas são excelentes para arrumar qualquer desculpa para não resolver.
Lembro de uma discussão semelhante sobre o GTI MK7, que colocou um CHIP, rodou um pouco e tirou o chip... Abriu o LOG do carro (com um hardware e software específico que eu não lembro o nome) e tinha uma porrada de erros de leitura, desde a desconexão dos cabos para ligar o CHIP, até diferença entre as leituras dos sensores carro...

Enfim, em uma Concessionária Peugeot aki de Brasilia, o chefe da oficina foi claro para mim ou me indicar um instalador aki de BSB "Chip não perde garantia se o problema do carro não estiver relacionado com ele".
Exato... existem técnicas de detecção de piggyback, mesmo quando não ocorre corte ou "picar" os fios...

Vou explicar resumidamente e para o que acontece em varias centrais Bosch e Siemens

basicamente um piggyback satura o sinal do map fazendo com que a central ache que não atingiu o valor de pressão desejada, com isso ela aumenta o DC% do controle de pressão o que aumenta a pressão na prática, só que ao saturar o sinal no map o calculo de vazão de ar admitido diminui o que diminui a quantidade de combustível injetado, diminuir a meta de fator lambda (pois a carga no motor será menor do que a real), diminui a temperatura calculada de escape (EGT) em diversos componentes que é usada a fim de proteger o motor de danos (ou seja mentira de que mantem as proteções do motor) e aumenta o valor de avanço utilizado (menor pressão = menor preenchimento do cilindro e portanto mais avanço é aplicado)

Só que ao diminuir a quantidade de combustivel injetado, a mistura ficará mais pobre e para atingir a meta isso causará uma correção da quantidade pela sonda Wideband (aumentando o STFT que é a correção imediata) se o valor for extremamente elevado vai estourar os 25% de correção e a correção deixa de ser feita e irá gerar um código de erro... se não estourar vai egrar um flag numa posição especifica da memoria de defeitos que não pode ser apagada pelos scanners comuns, mas o da CSS pode rastrear caso seja necessário por ordem da fabrica.

Ao mesmo tempo mistura mais pobre e mais avanço pode gerar atrasos de ponto por knock, que gera outro flag com as aplicações ocorridas.


O scanner (a fabrica) faz um cruzamento aonde o LTFT está perto de zero (afinal a mistura em cargas baixas não é modificada pelo processo pois até o limite de pressão original o valor não é saturado), o STFT atingiu picos superiores a um determinado valor/RPM/temperatura do ar (varia dependendo da central) mas não existe defeito em HPFP ou LPFP ou sensores MAP, IAT e TMOT, concomitantemente com correções por knock e se houve apagamento da memoria de defeitos a pouco tempo (a ultima vez que apagou fica gravada na central) e conclui que o carro teve modificações no seu comportamento devido a "tuning box".

O esqueleto deste processo é o chamado "freezing frames" que qqr scanner consegue ler e apagar (junto com os codigos de defeito comuns), porém alguns freezing frames especificos devido a estes flags só a fabrica lê e apaga


A pioneira a fazer isso foi a BMW em 2008 com as 135/335 com central MS80 Siemens, mas a estratégia de detecção se não me engano é bosch
Carai complexo mesmo... mesmo eu tendo um pouco de noção da coisa, foi complicado para minha cabeça... kkkkk
Mas o conhecimento técnico bate com o meu conhecimento mobral, se a concessionária investigar direito, ela descobre...
Obviamente que em uma situação normal a CC vai estar pouco se lixando para isso, mas no caso de um problema comum como por exemplo: Racehip sem GFB estourou a valvula e estragou a turbina por culpa dos pedaços da valvula que foram parar na turbina, ela não irá arrumar sem investigar mais a fundo...
E se descobrir que usou piggyback, ela não vai arrumar na garantia pq o vendedor do piggy falou que não perde garantia....

OVERSPEED
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Re: RACECHIP X REMAP

Mensagem por OVERSPEED »

Exato... em situações normais, DEPENDENDO do bom relacionamento do cliente com a CSS, ela pode por assim dizer abrir mão de uma certa "dureza" nas regras e condenar uma peça sem a necessidade de invstigação - até porque 90% dos mecânicos de CSS são apenas trocadores de peças e não tem conhecimento suficiente para garantir um "laudo" ou até mesmo conhecem os procedimentos de "deep scan"

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Ronaldo Gualberto
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Re: RACECHIP X REMAP

Mensagem por Ronaldo Gualberto »

Chip nos THP nao tem como descobrir, pode cair pra dentro, e outra o motor não funde, nao desgasta com esse pequeno aumento de potência. Parem de mimimi, vai lá e coloca o chip ou façam o remap do pixel. Pessoal usam a mais de 4 anos e tudo ok. Leiam os tópicos antes de ficarem com falsas lendas urbanas.


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Re: RACECHIP X REMAP

Mensagem por OVERSPEED »

Pode acreditar que sou um dos ultimos interessados em criar medo em quem faz remap pois eu mesmo faço este serviço já a uns 18 anos... :lol:

Mas sempre é bom falar no que pode acontecer, embora a citroen não de realmente muita importância... mas por exemplo a BWM tem diversos codigos de erros especificos pra isso.

Começou com a MSD80 das 335 (ou pelo menos ficou publico), depois a fabrica percebeu que dar a condição de apagar o DTC com um simples ELM327 impediria sua real função e passou a armazenar numa memoria não volátil (eeprom ou flash dependendo da central) mesmo sendo apagada da memoria.

http://wiki.bavariantechnic.com/index.p ... x_detected" onclick="window.open(this.href);return false;

http://wiki.bavariantechnic.com/index.p ... ausibility" onclick="window.open(this.href);return false;

Note que isso vem desde 2009... as atuais centrais da linha BMW (de onde originaram motores e centrais pra todos os THP) são bosch MEDV17.X e arquivam um flag destes erros mesmo não estando mais presentes, este flag não pode ser apagado pelo scanner comum.

Como disse, citroen não da lá muita importância contra o chiptuning... mas se um dia mudar dusa diretrizes pode sim investigar...

OVERSPEED
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Re: RACECHIP X REMAP

Mensagem por OVERSPEED »

Isto posto concordo que o motor é robusto e um chip ou piggyback bem feitos não devem causar danos algum a eles...

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