-
- Mensagens: 16
- Registrado em: Qua Nov 16, 2016 1:03 pm
- Estado: PR
- Cidade: Curitiba
- Carro Atual: celta
Re: RACECHIP X REMAP
Eu já achava melhor o racechip , agora com esse comparativo já sei que não compensa remapear e sim usar o racechip que também faz com que não perca garantia na css
-
- Mensagens: 44
- Registrado em: Dom Dez 27, 2015 9:56 am
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Carro Atual: 408 THP
Re: RACECHIP X REMAP
Só uma observação... Racechip não é homologado pela psa, então perde a garantia...GabrielSouza2998 escreveu:Eu já achava melhor o racechip , agora com esse comparativo já sei que não compensa remapear e sim usar o racechip que também faz com que não perca garantia na css
Há uma lenda urbana que se der problema é só tirar o racechip, levar na concessionária, falar que nunca teve up e ela nunca vai descobrir...
Nossas concessionárias são mal preparadas para arrumar os problemas, mas são excelentes para arrumar qualquer desculpa para não resolver.
Lembro de uma discussão semelhante sobre o GTI MK7, que colocou um CHIP, rodou um pouco e tirou o chip... Abriu o LOG do carro (com um hardware e software específico que eu não lembro o nome) e tinha uma porrada de erros de leitura, desde a desconexão dos cabos para ligar o CHIP, até diferença entre as leituras dos sensores carro...
Enfim, em uma Concessionária Peugeot aki de Brasilia, o chefe da oficina foi claro para mim ou me indicar um instalador aki de BSB "Chip não perde garantia se o problema do carro não estiver relacionado com ele".
-
- Mensagens: 16
- Registrado em: Qua Nov 16, 2016 1:03 pm
- Estado: PR
- Cidade: Curitiba
- Carro Atual: celta
Re: RACECHIP X REMAP
Entedi, vlw cara, eu achava que não iria perder a garantia com o racechip
-
- Mensagens: 30
- Registrado em: Sex Nov 04, 2016 11:51 am
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Carro Atual: Golf
Re: RACECHIP X REMAP
Exato... existem técnicas de detecção de piggyback, mesmo quando não ocorre corte ou "picar" os fios...danielcarneiro escreveu:Só uma observação... Racechip não é homologado pela psa, então perde a garantia...GabrielSouza2998 escreveu:Eu já achava melhor o racechip , agora com esse comparativo já sei que não compensa remapear e sim usar o racechip que também faz com que não perca garantia na css
Há uma lenda urbana que se der problema é só tirar o racechip, levar na concessionária, falar que nunca teve up e ela nunca vai descobrir...
Nossas concessionárias são mal preparadas para arrumar os problemas, mas são excelentes para arrumar qualquer desculpa para não resolver.
Lembro de uma discussão semelhante sobre o GTI MK7, que colocou um CHIP, rodou um pouco e tirou o chip... Abriu o LOG do carro (com um hardware e software específico que eu não lembro o nome) e tinha uma porrada de erros de leitura, desde a desconexão dos cabos para ligar o CHIP, até diferença entre as leituras dos sensores carro...
Enfim, em uma Concessionária Peugeot aki de Brasilia, o chefe da oficina foi claro para mim ou me indicar um instalador aki de BSB "Chip não perde garantia se o problema do carro não estiver relacionado com ele".
Vou explicar resumidamente e para o que acontece em varias centrais Bosch e Siemens
basicamente um piggyback satura o sinal do map fazendo com que a central ache que não atingiu o valor de pressão desejada, com isso ela aumenta o DC% do controle de pressão o que aumenta a pressão na prática, só que ao saturar o sinal no map o calculo de vazão de ar admitido diminui o que diminui a quantidade de combustível injetado, diminuir a meta de fator lambda (pois a carga no motor será menor do que a real), diminui a temperatura calculada de escape (EGT) em diversos componentes que é usada a fim de proteger o motor de danos (ou seja mentira de que mantem as proteções do motor) e aumenta o valor de avanço utilizado (menor pressão = menor preenchimento do cilindro e portanto mais avanço é aplicado)
Só que ao diminuir a quantidade de combustivel injetado, a mistura ficará mais pobre e para atingir a meta isso causará uma correção da quantidade pela sonda Wideband (aumentando o STFT que é a correção imediata) se o valor for extremamente elevado vai estourar os 25% de correção e a correção deixa de ser feita e irá gerar um código de erro... se não estourar vai egrar um flag numa posição especifica da memoria de defeitos que não pode ser apagada pelos scanners comuns, mas o da CSS pode rastrear caso seja necessário por ordem da fabrica.
Ao mesmo tempo mistura mais pobre e mais avanço pode gerar atrasos de ponto por knock, que gera outro flag com as aplicações ocorridas.
O scanner (a fabrica) faz um cruzamento aonde o LTFT está perto de zero (afinal a mistura em cargas baixas não é modificada pelo processo pois até o limite de pressão original o valor não é saturado), o STFT atingiu picos superiores a um determinado valor/RPM/temperatura do ar (varia dependendo da central) mas não existe defeito em HPFP ou LPFP ou sensores MAP, IAT e TMOT, concomitantemente com correções por knock e se houve apagamento da memoria de defeitos a pouco tempo (a ultima vez que apagou fica gravada na central) e conclui que o carro teve modificações no seu comportamento devido a "tuning box".
O esqueleto deste processo é o chamado "freezing frames" que qqr scanner consegue ler e apagar (junto com os codigos de defeito comuns), porém alguns freezing frames especificos devido a estes flags só a fabrica lê e apaga
A pioneira a fazer isso foi a BMW em 2008 com as 135/335 com central MS80 Siemens, mas a estratégia de detecção se não me engano é bosch
-
- Mensagens: 44
- Registrado em: Dom Dez 27, 2015 9:56 am
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Carro Atual: 408 THP
Re: RACECHIP X REMAP
Carai complexo mesmo... mesmo eu tendo um pouco de noção da coisa, foi complicado para minha cabeça... kkkkkOVERSPEED escreveu:Exato... existem técnicas de detecção de piggyback, mesmo quando não ocorre corte ou "picar" os fios...danielcarneiro escreveu:Só uma observação... Racechip não é homologado pela psa, então perde a garantia...GabrielSouza2998 escreveu:Eu já achava melhor o racechip , agora com esse comparativo já sei que não compensa remapear e sim usar o racechip que também faz com que não perca garantia na css
Há uma lenda urbana que se der problema é só tirar o racechip, levar na concessionária, falar que nunca teve up e ela nunca vai descobrir...
Nossas concessionárias são mal preparadas para arrumar os problemas, mas são excelentes para arrumar qualquer desculpa para não resolver.
Lembro de uma discussão semelhante sobre o GTI MK7, que colocou um CHIP, rodou um pouco e tirou o chip... Abriu o LOG do carro (com um hardware e software específico que eu não lembro o nome) e tinha uma porrada de erros de leitura, desde a desconexão dos cabos para ligar o CHIP, até diferença entre as leituras dos sensores carro...
Enfim, em uma Concessionária Peugeot aki de Brasilia, o chefe da oficina foi claro para mim ou me indicar um instalador aki de BSB "Chip não perde garantia se o problema do carro não estiver relacionado com ele".
Vou explicar resumidamente e para o que acontece em varias centrais Bosch e Siemens
basicamente um piggyback satura o sinal do map fazendo com que a central ache que não atingiu o valor de pressão desejada, com isso ela aumenta o DC% do controle de pressão o que aumenta a pressão na prática, só que ao saturar o sinal no map o calculo de vazão de ar admitido diminui o que diminui a quantidade de combustível injetado, diminuir a meta de fator lambda (pois a carga no motor será menor do que a real), diminui a temperatura calculada de escape (EGT) em diversos componentes que é usada a fim de proteger o motor de danos (ou seja mentira de que mantem as proteções do motor) e aumenta o valor de avanço utilizado (menor pressão = menor preenchimento do cilindro e portanto mais avanço é aplicado)
Só que ao diminuir a quantidade de combustivel injetado, a mistura ficará mais pobre e para atingir a meta isso causará uma correção da quantidade pela sonda Wideband (aumentando o STFT que é a correção imediata) se o valor for extremamente elevado vai estourar os 25% de correção e a correção deixa de ser feita e irá gerar um código de erro... se não estourar vai egrar um flag numa posição especifica da memoria de defeitos que não pode ser apagada pelos scanners comuns, mas o da CSS pode rastrear caso seja necessário por ordem da fabrica.
Ao mesmo tempo mistura mais pobre e mais avanço pode gerar atrasos de ponto por knock, que gera outro flag com as aplicações ocorridas.
O scanner (a fabrica) faz um cruzamento aonde o LTFT está perto de zero (afinal a mistura em cargas baixas não é modificada pelo processo pois até o limite de pressão original o valor não é saturado), o STFT atingiu picos superiores a um determinado valor/RPM/temperatura do ar (varia dependendo da central) mas não existe defeito em HPFP ou LPFP ou sensores MAP, IAT e TMOT, concomitantemente com correções por knock e se houve apagamento da memoria de defeitos a pouco tempo (a ultima vez que apagou fica gravada na central) e conclui que o carro teve modificações no seu comportamento devido a "tuning box".
O esqueleto deste processo é o chamado "freezing frames" que qqr scanner consegue ler e apagar (junto com os codigos de defeito comuns), porém alguns freezing frames especificos devido a estes flags só a fabrica lê e apaga
A pioneira a fazer isso foi a BMW em 2008 com as 135/335 com central MS80 Siemens, mas a estratégia de detecção se não me engano é bosch
Mas o conhecimento técnico bate com o meu conhecimento mobral, se a concessionária investigar direito, ela descobre...
Obviamente que em uma situação normal a CC vai estar pouco se lixando para isso, mas no caso de um problema comum como por exemplo: Racehip sem GFB estourou a valvula e estragou a turbina por culpa dos pedaços da valvula que foram parar na turbina, ela não irá arrumar sem investigar mais a fundo...
E se descobrir que usou piggyback, ela não vai arrumar na garantia pq o vendedor do piggy falou que não perde garantia....
-
- Mensagens: 30
- Registrado em: Sex Nov 04, 2016 11:51 am
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Carro Atual: Golf
Re: RACECHIP X REMAP
Exato... em situações normais, DEPENDENDO do bom relacionamento do cliente com a CSS, ela pode por assim dizer abrir mão de uma certa "dureza" nas regras e condenar uma peça sem a necessidade de invstigação - até porque 90% dos mecânicos de CSS são apenas trocadores de peças e não tem conhecimento suficiente para garantir um "laudo" ou até mesmo conhecem os procedimentos de "deep scan"
- Ronaldo Gualberto
- Mensagens: 1153
- Registrado em: Qui Out 18, 2012 3:41 pm
- Estado: DF
- Cidade: Brasília
- Carro Atual: DS3
Re: RACECHIP X REMAP
Chip nos THP nao tem como descobrir, pode cair pra dentro, e outra o motor não funde, nao desgasta com esse pequeno aumento de potência. Parem de mimimi, vai lá e coloca o chip ou façam o remap do pixel. Pessoal usam a mais de 4 anos e tudo ok. Leiam os tópicos antes de ficarem com falsas lendas urbanas.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
DS3 Vermelho, Lanternas LED 3D, Racechip Ultimate Trim 7, Blow Off Forge, K&N,
Manômetro Turbo Auto Gauge, Módulos Taramps, Kit JBL, GPS Garmin no Console,
Adesivos DS3 Racing.
Manômetro Turbo Auto Gauge, Módulos Taramps, Kit JBL, GPS Garmin no Console,
Adesivos DS3 Racing.
-
- Mensagens: 30
- Registrado em: Sex Nov 04, 2016 11:51 am
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Carro Atual: Golf
Re: RACECHIP X REMAP
Pode acreditar que sou um dos ultimos interessados em criar medo em quem faz remap pois eu mesmo faço este serviço já a uns 18 anos...
Mas sempre é bom falar no que pode acontecer, embora a citroen não de realmente muita importância... mas por exemplo a BWM tem diversos codigos de erros especificos pra isso.
Começou com a MSD80 das 335 (ou pelo menos ficou publico), depois a fabrica percebeu que dar a condição de apagar o DTC com um simples ELM327 impediria sua real função e passou a armazenar numa memoria não volátil (eeprom ou flash dependendo da central) mesmo sendo apagada da memoria.
http://wiki.bavariantechnic.com/index.p ... x_detected" onclick="window.open(this.href);return false;
http://wiki.bavariantechnic.com/index.p ... ausibility" onclick="window.open(this.href);return false;
Note que isso vem desde 2009... as atuais centrais da linha BMW (de onde originaram motores e centrais pra todos os THP) são bosch MEDV17.X e arquivam um flag destes erros mesmo não estando mais presentes, este flag não pode ser apagado pelo scanner comum.
Como disse, citroen não da lá muita importância contra o chiptuning... mas se um dia mudar dusa diretrizes pode sim investigar...
Mas sempre é bom falar no que pode acontecer, embora a citroen não de realmente muita importância... mas por exemplo a BWM tem diversos codigos de erros especificos pra isso.
Começou com a MSD80 das 335 (ou pelo menos ficou publico), depois a fabrica percebeu que dar a condição de apagar o DTC com um simples ELM327 impediria sua real função e passou a armazenar numa memoria não volátil (eeprom ou flash dependendo da central) mesmo sendo apagada da memoria.
http://wiki.bavariantechnic.com/index.p ... x_detected" onclick="window.open(this.href);return false;
http://wiki.bavariantechnic.com/index.p ... ausibility" onclick="window.open(this.href);return false;
Note que isso vem desde 2009... as atuais centrais da linha BMW (de onde originaram motores e centrais pra todos os THP) são bosch MEDV17.X e arquivam um flag destes erros mesmo não estando mais presentes, este flag não pode ser apagado pelo scanner comum.
Como disse, citroen não da lá muita importância contra o chiptuning... mas se um dia mudar dusa diretrizes pode sim investigar...
-
- Mensagens: 30
- Registrado em: Sex Nov 04, 2016 11:51 am
- Estado: SP
- Cidade: São Paulo
- Carro Atual: Golf
Re: RACECHIP X REMAP
Isto posto concordo que o motor é robusto e um chip ou piggyback bem feitos não devem causar danos algum a eles...