Discussões gerais sobre os veículos da linha DS. Manuais, informações e etc.
LeandroClaro
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Jan 07, 2016 3:42 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS5

O acabamento do DS | O savoir-faire DS

Mensagem por LeandroClaro »

Imagem

Há 3 anos atrás (2012/2013) realizei um trabalho de gestão de mídia para a marca Citroen, no lançamento do DS5 e neste período atuei em uma séria de entrevistas e conteúdos, incluindo a produção com Fabien Darche, gerente de estilo de cores e materiais América Latina chez PSA Peugeot Citroën Brasil. Veja abaixo uma das entrevistas e vídeo produzido para o Papo Conceito Citroen:

O Novo DS 5 é uma dos dados veículos que propõe 3 qualidades de couro, declinadas através de 8 combinações de estofos: couro granulado, couro napa plena flor e couro semi-aniline, um dos melhores couros do mundo, raramente utilizado no mercado de autos, apenas por algumas fabricantes de veículos de luxo.

Apresentam:
- uma nova decoração, nas portas e na consola central, em metal utilizando o apontamento DS como trama;
- um novo revestimento dos bancos em couro Napa bi-tom preto Mistral e Azul Saphir em confecção ‘bracelete de relógio’- confecção única no mundo automóvel e exclusivo aos veículos da Marca DS.

VÍDEOS | https://vimeo.com/63949215

ENTREVISTA | Fabien Darche

Como liga a moda ao trabalho de gerenciar estilo de cores e materiais da Citroën?
Fabien Darche – Eu, pessoalmente, sou fã de moda. Então, existe uma ligação natural da linha DS com esse setor. No ano passado, na França, nós apresentemos uma inovação ao mundo automotivo com um couro em dégradée que ia do branco ao preto. E nós contamos a verdade sobre a fonte da inovação: o conceito foi a transposição de um processo de couro encontrado num sapato italiano de uma marca famosa.


E como criaram a metalização do couro?
Fabien – A metalização do couro Premium do carro Citroën DS5 foi realizada a partir da vontade da área de estilo em trabalhar na transposição do efeito de perolização da cosmética no mundo automotivo. Com isso, trabalhei com as equipes do fornecedor de couro, no curtume, até conseguir o efeito certo, mexendo até com alguns produtos químicos para obter o efeito desejado.

De onde vem a matéria-prima do DS5?
Fabien – O couro é importado da Alemanha. Ele é tratado, climatizado e transportado em condições especiais até o processo de aplicação no veículo.

Fabien, qual é o principal diferencial do couro aplicado no estofamento?
Fabien – O couro usado no DS5 chama-se “Club”. Ele é 100% natural de qualidade premium. Não há um “processo industrial” durante sua concepção. Para se ter uma ideia, o estofamento de cada DS5 é confeccionado manualmente e um a um. Por isso, o altíssimo nível de qualidade elogiado pela mídia especializada.


Bem lembrado, Fabien. Veículos especializados comentam sobre o desempenho e sofisticação da parte interior do veículo. Como isso funciona na prática?
Fabien – O material tem características excepcionais (toque, elasticidade e resistência) para um couro automotivo, dignas das melhores peles encontradas na tapeçaria de luxo. É de altíssima qualidade, sendo referência de maciez e sofisticação, e visto apenas em versões premium de segmentos superiores.

O que os novos donos de DS5 podem esperar do acabamento interno?
Fabien – A matéria-prima do estofamento é a expressão máxima de sofisticação e do luxo à francesa. Este tipo de couro só é possível ver em carros importados de luxo sob encomenda especial. Os novos donos do DS5 irão se impressionar, sem dúvida.

Como escolher e criar detalhes que fazem a diferença nos carros da marca?
Fabien – Na Citroën, os itens de cores e materiais são os diferenciais. E isso está ligado a tudo o que o cliente vai ver ou tocar, tanto fora quanto dentro do carro.

Como é o processo de criação?
Fabien – O processo de criação na área de cores e materiais sempre começa com a composição de um painel de tendências. Esse instrumento é a base do nosso trabalho e vai nos permitindo falar a mesma linguagem com os nossos colegas (designers de exteriores e interiores), incluindo também os times de criação dos fornecedores. Esse painel de tendências é composto por imagens, geralmente de fora do mundo automotivo, como moda, arquitetura, design interior e arte, e por palavras-chave. E, a partir disso, imaginamos um universo ou um ambiente que corresponda ao conceito do carro.

POR Leandro Claro | Proprietário DS5 2014 | Prata

Fmiglior
Mensagens: 262
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 9:04 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: ---

Re: O acabamento do DS | O savoir-faire DS

Mensagem por Fmiglior »

muito legal!
Alguns aqui já tiveram a oportunidade de conhecer o Fabien, e no último salão ter uma aula sobre os tecidos com os artesões que vieram da França.
DS3 Preto/Laranja

LeandroClaro
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Jan 07, 2016 3:42 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS5

Re: O acabamento do DS | O savoir-faire DS

Mensagem por LeandroClaro »

Fmiglior, tudo bem? Falei com o Gerente de Marketing da Citroen e ele mostro interesse em conhecer os integrantes do Grupo, através de uma apresentação e plano de trabalho que podemos montados. Como podemos proceder e com quem posso falar do grupo? Abrs, LMC

Responder