Discussões gerais sobre os veículos da linha DS. Manuais, informações e etc.
Wilson
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Jan 25, 2014 4:02 pm
Estado: SP
Cidade: Nova Granada
Carro Atual: Citroen DS3

conta-giros

Mensagem por Wilson »

Vocês usam o conta-giros no dia a dia ? Acho que muitos não usam ou usam pouco, apenas dando aquela olhada rápida para verificar se o ponteiro chegou ao traço vermelho. É mais provável que subam as marchas baseando-se no que "sentem" da rotação do motor.

Vocês têm alguma dica simples e útil para tirar melhor proveito do motor usando o conta-giros?

Agradeço desde já.

Um abraço.

Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

Re: conta-giros

Mensagem por Lincão »

Boa tarde Wilson!!

Para um melhor consumo de combustível, é sempre bom andar com a menor rotação possível. Não sei se você está com a indicação de troca de marcha habilitada, mas o carro indica sempre pra você subir marcha quando chega na faixa dos 2.000-2.500 RPM.

Em questão de performance, vamos pegar o gráfico do meu carro:
http://www.system.adm.br/photos/20140125-Dino/01-dino.JPG

Note que depois e 5.00RPM o carro começa a perder potência e já está bem longe do pico de torque, então não há porque esticar até os 6.500RPM ou ficar sempre entrando na faixa vermelha.

Com base nesse gráfico, assumo que o melhor momento para trocar a marcha seja quando a próxima marcha entrar por volta dos 3.000RPM, que é bem próximo ao pico de torque (aos 2.600RPM) e no inicio do pico de potência (aos 4.100RPM). Isso vai depender da marcha que você está no momento - conhecendo o carro, você vai saber que se trocar de 3a a 5.000RPM, a 4a vai entrar a 3.000RPM...

Acho que é isso, vamos ver se algum outros amigo com mais experiência passa por aqui pra opinar sobre o assunto.

[]'s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

Elder Gomes
Mensagens: 107
Registrado em: Ter Set 24, 2013 9:18 pm
Estado: ES
Cidade: Vitória
Carro Atual: DS3

Re: conta-giros

Mensagem por Elder Gomes »

Carro sem contagiros é a pior coisa que tem, vc tem que ficar fazendo telepatia com o motor :idea: :arrow: ;)

A hora certa de trocar de marcha é complicado dizer, varia de carro pra carro. O certo são os carros com pouco torque, esses tem que esgoelar o motor msm, se não o carro não tem força. Agora pra alguns modelos parece não fazer muita diferença. Só testando pra saber.

Avatar do usuário
Tmaias
Mensagens: 175
Registrado em: Qui Dez 19, 2013 12:33 am
Estado: MA
Cidade: São Luís
Carro Atual: DS3

Re: conta-giros

Mensagem por Tmaias »

Como eu habilito a indicação da troca de marcha???
Lincão escreveu:Boa tarde Wilson!!

Para um melhor consumo de combustível, é sempre bom andar com a menor rotação possível. Não sei se você está com a indicação de troca de marcha habilitada, mas o carro indica sempre pra você subir marcha quando chega na faixa dos 2.000-2.500 RPM.

Em questão de performance, vamos pegar o gráfico do meu carro:
http://www.system.adm.br/photos/20140125-Dino/01-dino.JPG

Note que depois e 5.00RPM o carro começa a perder potência e já está bem longe do pico de torque, então não há porque esticar até os 6.500RPM ou ficar sempre entrando na faixa vermelha.

Com base nesse gráfico, assumo que o melhor momento para trocar a marcha seja quando a próxima marcha entrar por volta dos 3.000RPM, que é bem próximo ao pico de torque (aos 2.600RPM) e no inicio do pico de potência (aos 4.100RPM). Isso vai depender da marcha que você está no momento - conhecendo o carro, você vai saber que se trocar de 3a a 5.000RPM, a 4a vai entrar a 3.000RPM...

Acho que é isso, vamos ver se algum outros amigo com mais experiência passa por aqui pra opinar sobre o assunto.

[]'s
Lincão!

Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

Re: conta-giros

Mensagem por Lincão »

Tmaias escreveu:Como eu habilito a indicação da troca de marcha???
Dê uma olhada nesse tópico: viewtopic.php?f=12&t=274#p1519" onclick="window.open(this.href);return false;
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

Avatar do usuário
Tmaias
Mensagens: 175
Registrado em: Qui Dez 19, 2013 12:33 am
Estado: MA
Cidade: São Luís
Carro Atual: DS3

Re: conta-giros

Mensagem por Tmaias »

Valeu, meu querido!
Pensei que a habilitação pudesse ser feita sem o lexia... :/
Lincão escreveu:
Tmaias escreveu:Como eu habilito a indicação da troca de marcha???
Dê uma olhada nesse tópico: viewtopic.php?f=12&t=274#p1519" onclick="window.open(this.href);return false;

Eduds
Mensagens: 18
Registrado em: Dom Mar 23, 2014 12:18 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Re: conta-giros

Mensagem por Eduds »

Interessante

Xan
Mensagens: 10
Registrado em: Qui Mar 20, 2014 6:59 pm
Estado: BA
Cidade: Vitória da Conquista
Carro Atual: Kia Cerato

Re: conta-giros

Mensagem por Xan »

Troque depois do pico de torque para que você não precise acelerar muito. Acredito que manter por volta de 1500-2000RPM seja o ideal como regra geral.

Fabinho81
Mensagens: 11
Registrado em: Qua Dez 10, 2014 5:18 pm
Estado: SP
Cidade: Guarulhos
Carro Atual: Ds3

Re: conta-giros

Mensagem por Fabinho81 »

Olá pessoal, estou com uma encanação...o conta giros em ponto morto tem que estar indicando qual marcação...acho que o meu ta desregulado...qdo eu piso mais fundo ele esta batendo 4000 giros facil...nao percebia isso antes...fiquei encanado depois que troquei o filtro de ar e o oleo tambem....abços

Responder