Discussões gerais sobre os veículos da linha DS. Manuais, informações e etc.
Avatar do usuário
luiz_lopes89
Mensagens: 115
Registrado em: Qui Out 09, 2014 12:19 pm
Estado: PR
Cidade: Londrina
Carro Atual: DS3
Localização: Londrina
Contato:

Re: Nunca foi o mesmo motor dos MINI e BMW

Mensagem por luiz_lopes89 »

Seguinte. Sou proprietário de um DS3 com algo em torno de 270 a 280cv (por hora), e utilizo ele para track days, viagens e daily drive. O carro é sensacional. Mesmo com essa cavalaria e quase 40kgfm de torque no motor, ao abrir o bloco para conferir o estado geral das peças, com os atuais 40k km, esta não apresenta qualquer sinal de fadiga ou carbonização, seja pela troca dos fluidos de maneira correta e preventiva, seja pela utilização única e exclusiva de podium no tanque. Por sinal, o carro roda com 1.5bar de pressão de pico, com estudos para rodarmos até 1.8bar e algo em torno dos 320 a 350cv, com miolo stock.

Como disse, utilizo o carro em track days, e ele é não só o melhor tempo de FWD em Londrina, mas sim um dos melhores tempos do TD, acompanhando RWD e AWD de motorização maior que a dele.

O que vc pode ter sentido, na passagem do A3 para o DS, assim como eu senti na saída do VTR para o 208 e, posteriormente, para o DS3, é o fato das bitolas e entre eixos serem mais curtos, deixando o carro BEM mais arisco e menos previsível. Na saída de frente, esta se dá pq saiu de um aspirado, ou de um turbo fraco e antigo, para uma tecnologia nova, com rápido enchimento do caracol, dando o torque muito mais cedo, e deixando o carro mais "dianteiro", ao seu ver. Nesse quesito, só posso te aconselhar uma coisa, aprenda a dosar o pé. Todos os turbos novos são assim, e o DS tem uma tendência muito forte de soltar traseira, quando pilotado no limite.

Quer melhorar seu carro? Segue meu tópico e acompanha um carro forte, estável e seguro.

Ah, lembrei. Quem criou o THP, em sua maioria, foi a PSA, ok? O grupo BMW entrou com 15% da criação só![WINKING FACE]

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk

Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

Re: Nunca foi o mesmo motor dos MINI e BMW

Mensagem por Lincão »

Caro dedatec,

Acho que você veio somente para “causar”, né?!

Vamos realizar um exercício de imaginação:

Imagine você num encontro de apreciadores de cerveja - você é novo no meio e não conhece ninguém.

Agora tente visualizar diversas rodas de amigos (você não é amigo de nenhum deles) discutindo sobre cerveja (cada um com a sua preferência) e você chega numa roda dessas dizendo que cerveja não presta, vinho é muito melhor, bebida mesmo é tequila e essas coisas.


Você teria esse tipo de atitude na vida “real”, de falar merda sem conhecer ninguém?

Tenho 99% de certeza que você NÃO FARIA ISSO!

Se na vida real você não faz, por que agir dessa forma num ambiente “virtual”?

Sabe a regra dos “10 posts” que você tanto reclamou? Um dos motivos que ela existe é para conscientizar as pessoas de ler (ouvir) antes de falar - se você tivesse lido e interagido no fórum de uma forma saudável, nunca teria gerado esse mal estar.

Portanto eu lhe recomendo uma coisa - vá estudar, vá ler, tenha humildade, em caso de dúvida fique à vontade para perguntar, mas SEMRPE com humildade.

Atenciosamente,
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

Avatar do usuário
filipe411
Mensagens: 43
Registrado em: Sáb Jun 02, 2012 12:47 am
Estado: ES
Cidade: Vitória
Carro Atual: C4 Hatch VTS / DS3

Re: Nunca foi o mesmo motor dos MINI e BMW

Mensagem por filipe411 »

dedatec escreveu:DS3 é nota 10, mias pessoal esquece isso de mais de 210 cv no DS sem abrir o motor, a única coisa que os Ds e THP usa é o bloco Do Mini e BMW. Na Bmw e MINI são 2 comandos variaveis, ja nos Peugeot e Citroen é 1 comando, Bronzina Vagabunda, turbina menor, cabeçote inferior. Pessoal mais de 210 cv motor, risco da bronzina rodar no virabrequim e vc perde o motor é de 80%
Portanto desconfie de quem falar que deixa seu carro com mais de 200 Poneis motor, ideal mais 30cv motor+K&N+Downpipe
Realmente, no motor dos DS3 vendidos no Brasil, o EP6CDTM, e até mesmo no motor dos DS3 Racing, o EP6DTS, o único comando de válvula que é variável é o da admissão. Contudo, se você pesquisar um pouco mais, verá que não é só a BMW e a MINI que utilizam a versão com duplo comando varíavel, a PSA também utiliza esta tecnologia nos EP6CDTX, o THP200 que equipa, por exemplo, DS4 e DS5 (mas não o DS3 Racing), e nos EP6CDTR, o THP270 do RCZ R. Pode entrar no http://service.citroen.com" onclick="window.open(this.href);return false; e comparar os motores você mesmo, caso ainda tenha dúvidas.

Quanto ao "cabeçote inferior", cada variação do motor apresenta suas particularidades, e do ponto de vista econômico não faz o menor sentido uma fábrica usar um cabeçote mais elaborado de uma versão de 270 cv, por exemplo, numa versão de 150 cv. Já que você falou da BMW, dê uma estudada sobre a 116i com seus patéticos 136 cv, e depois compare com a 118i, bem mais potente.

Agora, bronzina VAGABUNDA? Pelamor cara, já existem vários THP preparados rodando por aí, com MUITO mais do que "frilto e daumpaiper", e até onde sei, ninguém teve nenhum problema.

Por fim, você deveria se informar melhor antes de sair falando asneiras por aí.
Imagem

dedatec
Mensagens: 49
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 1:01 am
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: Ds3

Re: Nunca foi o mesmo motor dos MINI e BMW

Mensagem por dedatec »

Fala luiz_lopes89, sobre o Ds3 achei top, mais meus antigos era exatamente o mesmo motor, só que na BMW118i 2013 e o A3 1.8T 2014, o ultimo, no caso do A3, vendi por ser muita grana parada em um único veiculo, vendi ele, com o dinheiro peguei o Ds3 uma Moto e ainda sobrou grana pra viaja e fazer uns ups no DS3. Meu broder, oq vc fez para melhorar a suspensão do Ds3, pois antes de mecher em motor, queria deixa ele mais seguro, outra duvida, o meu esta original com 27 mil km, e senti ele meio lendo para encher a turbina, só depois dos 3 mil vejo ela enchendo, ja na minha BMW com 1.500rpm o carro ja espirrava

Avatar do usuário
tonimqrst
Mensagens: 34
Registrado em: Sáb Jul 18, 2015 7:51 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: THP
Contato:

Re: Nunca foi o mesmo motor dos MINI e BMW

Mensagem por tonimqrst »

o N14B16A (175cv) dos Minis é também con um só comando de válvula variabel

Peugeot Sport Espanha tem vários 1.6THP com 260-270cv com internals stock e não quebram em tudo o ano que dura o campeonato..


Abs.
Racing Sport Technology
CHIPTUNER E AUTOPEÇAS
Empresa européia com delegação no Brasil
Acompanhe nosso facebookwebsiteIG
Imagem

dedatec
Mensagens: 49
Registrado em: Sáb Ago 29, 2015 1:01 am
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: Ds3

Re: Nunca foi o mesmo motor dos MINI e BMW

Mensagem por dedatec »

tonimqrst, vc é dessa loja de chip, no final do seu texto, se for, vc tem o intercooler para o DS3

marcoshmoser
Mensagens: 41
Registrado em: Ter Dez 22, 2015 11:24 am
Estado: SC
Cidade: Indaial
Carro Atual: 308 THP

Re: Nunca foi o mesmo motor dos MINI e BMW

Mensagem por marcoshmoser »

tem muito fator de segurança nestas peças de motor

encardim
Mensagens: 14
Registrado em: Dom Out 19, 2014 3:51 pm
Estado: SP
Cidade: Campinas
Carro Atual: Peugeot 208

Re: Nunca foi o mesmo motor dos MINI e BMW

Mensagem por encardim »

É isso.
filipe411 escreveu:
dedatec escreveu:DS3 é nota 10, mias pessoal esquece isso de mais de 210 cv no DS sem abrir o motor, a única coisa que os Ds e THP usa é o bloco Do Mini e BMW. Na Bmw e MINI são 2 comandos variaveis, ja nos Peugeot e Citroen é 1 comando, Bronzina Vagabunda, turbina menor, cabeçote inferior. Pessoal mais de 210 cv motor, risco da bronzina rodar no virabrequim e vc perde o motor é de 80%
Portanto desconfie de quem falar que deixa seu carro com mais de 200 Poneis motor, ideal mais 30cv motor+K&N+Downpipe
Realmente, no motor dos DS3 vendidos no Brasil, o EP6CDTM, e até mesmo no motor dos DS3 Racing, o EP6DTS, o único comando de válvula que é variável é o da admissão. Contudo, se você pesquisar um pouco mais, verá que não é só a BMW e a MINI que utilizam a versão com duplo comando varíavel, a PSA também utiliza esta tecnologia nos EP6CDTX, o THP200 que equipa, por exemplo, DS4 e DS5 (mas não o DS3 Racing), e nos EP6CDTR, o THP270 do RCZ R. Pode entrar no http://service.citroen.com" onclick="window.open(this.href);return false; e comparar os motores você mesmo, caso ainda tenha dúvidas.

Quanto ao "cabeçote inferior", cada variação do motor apresenta suas particularidades, e do ponto de vista econômico não faz o menor sentido uma fábrica usar um cabeçote mais elaborado de uma versão de 270 cv, por exemplo, numa versão de 150 cv. Já que você falou da BMW, dê uma estudada sobre a 116i com seus patéticos 136 cv, e depois compare com a 118i, bem mais potente.

Agora, bronzina VAGABUNDA? Pelamor cara, já existem vários THP preparados rodando por aí, com MUITO mais do que "frilto e daumpaiper", e até onde sei, ninguém teve nenhum problema.

Por fim, você deveria se informar melhor antes de sair falando asneiras por aí.

Tiagobel
Mensagens: 14
Registrado em: Dom Out 26, 2014 8:04 am
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: Buell XB9SX

Re: Nunca foi o mesmo motor dos MINI e BMW

Mensagem por Tiagobel »

Bronzina vagabunda?! De onde saiu essa asneira?
Desde quando a quantidade de variadores de fase de comando afeta a durabilidade de um motor?

O 1.6 THP é um projeto muito bem sucedido. Motor muito resistente. 250cv, se bem acertado, não fazem cócegas nesse bloco.

Responder