Discussões gerais sobre os veículos da linha DS. Manuais, informações e etc.
Minduimstk
Mensagens: 167
Registrado em: Seg Jul 07, 2014 8:48 am
Estado: SP
Cidade: Campinas
Carro Atual: DS3 2012

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por Minduimstk »

Pedrosa87 escreveu:Pessoal,

Estou para comprar meu DS3, desculpe minha ignorância, mas em conversa com um amigo meu engenheiro da Petrobrás, ele me disse algumas informações sobre nossa gasolina, os quais fiquei com dúvida.

Primeiro: pelo que eu entendi octanagem seria a taxa de queima (vamos dizer assim) que a gasolina tem, ou seja, quanto maior o grau de octanagem melhor pois você "aproveita" mais o combustível. A diferença de gasolina comum para Premium seria 87 unidades na comum para 95 unidade na Podium, ou seja, a Podium seria mais econômica.

Segundo: o teor de enxofre da comum era muito maior que a Podium, o que causa mais "sujeira" no motor, porém, segundo meu amigo, em 2014 o Brasil passou a ter gasolina comum com apenas 50 ppm de enxofre contra 30 ppm da Podium. Ainda segundo ele esses 50 ppm seria o recomendado para motores turbo de injeção direta (caso do DS3).

Sendo assim, a única vantagem de usar a Podium seria pelo consumo, uma vez que ATUALMENTE não temos mais problemas com o enxofre da nossa antiga gasolina comum???

Valeu Galera!

Carlos Popo
Mensagens: 24
Registrado em: Dom Dez 07, 2014 2:16 pm
Estado: DF
Cidade: Taguatinga
Carro Atual: Hb 20
Localização: Brasilia

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por Carlos Popo »

Eu tb acho que a podium e mais econômica mesmo.

Carlos Popo
Mensagens: 24
Registrado em: Dom Dez 07, 2014 2:16 pm
Estado: DF
Cidade: Taguatinga
Carro Atual: Hb 20
Localização: Brasilia

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por Carlos Popo »

Alguém já testou o consumo com a podium e o consumo com outra gasolina, as vezes se o consumo com a podium for melhor a kilometragem percorrida pode compensar o valor dela. Tipo 200 km, 15 litros cerca de 60 reais.

Carlos Popo
Mensagens: 24
Registrado em: Dom Dez 07, 2014 2:16 pm
Estado: DF
Cidade: Taguatinga
Carro Atual: Hb 20
Localização: Brasilia

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por Carlos Popo »

E 200 kilometros, 20 litros, 60 reais

Pedrosa87
Mensagens: 48
Registrado em: Qua Jan 07, 2015 12:48 pm
Estado: MG
Cidade: Contagem
Carro Atual: DS3 1.6 Turbo

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por Pedrosa87 »

wilkho escreveu:Pedrosa87
Não somente o consumo é melhor, mas principalmente o desempenho é que é melhor com a Podium.
Além disso 30ppm para 50ppm também faz diferença.
Antes de 2014 a gasolina com 300ppm de enxofre é que era realmente ruim para os motores turbo com injeção direta.
Valeu Wilkho!!!

Realmente tem diferença de 30ppm para 50ppm, mas segundo meu amigo em questão de estrago/desgastes de peça são imperceptíveis. Eu sou leigo no assunto, primeiro carro com essa tecnologia e potência que eu pego, já tinha ideia de usar somente Podium mesmo, meu amigo em uma mesa de bar disse que não tinha necessidade por que o problema era o enxofre que poderia reduzir muito a vida útil de um carro com injeção direta, por isso minha dúvida.

Quanto a economia eu creio ser possível notar a diferença, agora desempenho é possível sentir "no pé" em um DS3 stock?

Abs!
DS3 1.6 Trubo Rugy Preto - 2012/2013
Ex Gol City Trend 1.0 - 2009/2009
Ex Variant II 1.5 - 1972/1973
Ex Santana GLS 2.0 - 1991/1992

cauemarques
Mensagens: 775
Registrado em: Seg Jan 27, 2014 12:35 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por cauemarques »

Pelo que o pessoal comenta a Podium não é mais economica.. Só aumenta a performance.. E com 50 PPM não impacta a injeção direta

Avatar do usuário
sheldonmendes
Mensagens: 876
Registrado em: Ter Set 17, 2013 11:19 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 Sportchiq 2013

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por sheldonmendes »

cauemarques escreveu:Pelo que o pessoal comenta a Podium não é mais economica.. Só aumenta a performance.. E com 50 PPM não impacta a injeção direta
Exato, mas podium é 30. As normais que são 50ppm.


Enviado do meu iPhone 5 usando Tapatalk
Imagem

wilkho
Mensagens: 478
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 5:07 pm
Estado: Outros
Cidade: Outra
Carro Atual: DS

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por wilkho »

Olá Pedrosa87

A diferença no "pé" no DS3 stock ou com chip usando Podium é pequena, mas para quem roda bastante em estrada exigindo do motor, dá para sentir sim a melhor performance.

Pedrosa87
Mensagens: 48
Registrado em: Qua Jan 07, 2015 12:48 pm
Estado: MG
Cidade: Contagem
Carro Atual: DS3 1.6 Turbo

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por Pedrosa87 »

wilkho escreveu:Olá Pedrosa87

A diferença no "pé" no DS3 stock ou com chip usando Podium é pequena, mas para quem roda bastante em estrada exigindo do motor, dá para sentir sim a melhor performance.
Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos Wilkho, como disse nunca tive um carro dessa magnitude de potência e tecnologia.

Creio que independente da escolha de combustível do proprietário podemos concluir uma coisa não será mais necessário ficar tão preocupado caso esteja em viajem e não encontre Podium, uma vez que o enxofre reduziu.

Abs!!!
DS3 1.6 Trubo Rugy Preto - 2012/2013
Ex Gol City Trend 1.0 - 2009/2009
Ex Variant II 1.5 - 1972/1973
Ex Santana GLS 2.0 - 1991/1992

Responder