taylor escreveu:Fuzzy escreveu:Levei o meu DS3 com 3000 km para reclamar desse barulho que aparece na desaceleracao com o carro parado, quando a agulha do contagiros passa por 2000 rpm a caminho da rotacao de marcha lenta. Recebi a resposta padrão: Todos DS3 fazem esse barulho.
Conclusao: o DS3 é um carro com personalidade forte e ruidosa
Pessoal,
Desde 20mil km percebi esse barulho se intensificando. Nas revisões de 20mil e 30mil não acusou nada para os mecânicos da concessionaria. Bem resolvi levar em meu mecânico a partir de agora (embora esteja o carro ainda na "garantia", faz-me rir), meu mecânico, com experiência de 26anos em carros importados, BMW, Mercedes, até uma daquelas maclarens que está no Brasil parou na mão dele, bem o que quero dizer é que ele é macaco velho e extremamente detalhista, perfeccionista e capacitado e dispensa comentários. Seu diagnóstico foi...
"Esse barulho vindo do motor é oriundo do variador de fase e do esticador de fase, pode sim dar encrenca mais para frente ou o azar de acontecer um problrma sério a qualquer hora, pois se isso resultar em rompimento da corrente do motor (o motor desse carro usa corrente e não correia) é um resultado catastrófico, tal como o rompimento de correia dentada em outros motores."
Quando eu perguntei, então vc acha que é um defeito no motor e o barulho metálico que em certas rotações ocorre e está levemente se acentuando vem da corrente, não pode ser da turbina, peças soltas, válvulas associadas que quando o motor esquenta se dilatam e o barrulho some ou diminui muito? Ele foi categórico respondendo:
" Eu não acho, eu tenho certeza que o barulho é do variador de fase e esticador de fase da corrente, o barulho é resultado do variador de fase e esticador de fase que mudam o ponto de atuação estarem gerando erradamente esse resultado...descarto veementemente problemas de projeto, é um defeito de fabricação e se os relatos são muitos caracterizam defeito de lote ou produção, lembre-se que o carro é novo, produção em linha de um conceito diferente, embora com projetos relativamente antigos de motor. Vários outros motores similares e o mesmo de BMWs que passaram por aqui nas minhas mãos têm esse sistema e não ocorre esse sintoma, existe sim um barulho característico mínimo (nada audível com capo fechado e ainda mais de dentro do carro) do variador de fase atuando, mas ele é bem comportado e não se caracteriza por metalizaçoes audíveis... "
Esse foi parte do retado minucioso dele depois do meu carro ter ficado lá com ele 3 dias para confrontar todas as suspeitas que ele tinha sobre e o problema que efetivamente se manifestava ora dim ora não. Agora vou confrontar com os mecânicos da citroen para ver se o praxe " é normal, todos DS fazem esse barulho" que sempre vem deles será tão rápido assim. Aliás o carro está na garantia e o conceito DS (carro de luxo) é novo dentro da citroen, portanto um recall seria a última coisa que eles gostariam.
Abraços
Taylor