Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
taylor
Mensagens: 83
Registrado em: Dom Mar 17, 2013 8:43 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS3

Re: Quando acelero meu ds3 parado ele faz um barulho estranh

Mensagem por taylor »

wilkho escreveu:Taylor.
Legal saber que ainda temos algumas boas concessionárias.
Qual é mesmo a concessionária?
Qual a kilometragem do carro quando você percebeu o problema?
CCS Le Monde Citroën
Na verdade, só me dei conta depois dos 33mil km, pois como falei foi gradual e a gente vai se acostumando com o leve barulho. Depois dos 30 mil km a coisa ficou muito ruidosa e muito acentuado com o carro frio e quando esquentava atenuava muito então ficou evidente um problema sistêmico. Mas acredito que a situação veio se estendendo desde os 20 mil baixo, mas pouco perceptível.

Leandro JP
Mensagens: 34
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 12:56 am
Estado: SP
Cidade: Osasco
Carro Atual: DS3

Re: Quando acelero meu ds3 parado ele faz um barulho estranh

Mensagem por Leandro JP »

Pergunta, so trocaram a peça por uma nova, ou colocaram uma peça que resolve o problema?

Enviado de meu XT890 usando Tapatalk

taylor
Mensagens: 83
Registrado em: Dom Mar 17, 2013 8:43 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS3

Re: Quando acelero meu ds3 parado ele faz um barulho estranh

Mensagem por taylor »

Leandro JP escreveu:Pergunta, so trocaram a peça por uma nova, ou colocaram uma peça que resolve o problema?

Enviado de meu XT890 usando Tapatalk
Trocaram por peças idênticas originais novas. Realmente não sei a fundamentação do problema prematuro dessa peça é arredores, se foi caso isolado, se é de fabricação e/ou material, se foi desgaste acentuado...etc. Esse tipo de informação não foi repassada e acredito que nem vai ser por razões óbvias. O que foi dito de forma abreviada pelo consultor e relatado na CCS quando busquei o carro, é que o tensionador estava "frouxo" é tinha "perdido pressão" por conta de outra peça associada, não sei o que, se era uma presilha uma bucha não sei (o que foi efetivamente trocado, virá junto com a nota da garantia a ser enviada para meu email em até 30 dias, depois de receber, tiro uma foto e posto aqui).

luizmarchetti
Mensagens: 144
Registrado em: Ter Abr 30, 2013 6:57 pm
Estado: MS
Cidade: Campo Grande
Carro Atual: DS3

Re: Quando acelero meu ds3 parado ele faz um barulho estranh

Mensagem por luizmarchetti »

kayanlima escreveu:
Puta coisa q está me incomodando MUITO é um barulho q estou escutando qndo o carro da uma leve chacoalhada.. Já cheguei a desmontar td o estepe e montei de novo p ver se parava mas n adiantou.. Parece q tm algo solto mas n consigo identificar... Algm já passou por isso tb?

Abs!

Se for barulho lá do porta-malas, eu acho que era o mesmo do meu. Na tampa do porta-mala tem duas peças, uma de cada lado, que fazem o apoio da tampa na carroceria. O miolo dela é ajustável, rosqueia ela pra fora até quase sair tudo. Te digo que no meu resolveu todo o problema da barulheira que tinha no porta-malas.

Faz aí e fala o resultado.

ChicoDS3
Mensagens: 169
Registrado em: Sáb Mar 08, 2014 6:35 pm
Estado: GO
Cidade: Goiânia
Carro Atual: DS3, Jimny

Re: Quando acelero meu ds3 parado ele faz um barulho estranh

Mensagem por ChicoDS3 »

taylor escreveu:
Fuzzy escreveu:Levei o meu DS3 com 3000 km para reclamar desse barulho que aparece na desaceleracao com o carro parado, quando a agulha do contagiros passa por 2000 rpm a caminho da rotacao de marcha lenta. Recebi a resposta padrão: Todos DS3 fazem esse barulho.
Conclusao: o DS3 é um carro com personalidade forte e ruidosa :P

Pessoal,

Desde 20mil km percebi esse barulho se intensificando. Nas revisões de 20mil e 30mil não acusou nada para os mecânicos da concessionaria. Bem resolvi levar em meu mecânico a partir de agora (embora esteja o carro ainda na "garantia", faz-me rir), meu mecânico, com experiência de 26anos em carros importados, BMW, Mercedes, até uma daquelas maclarens que está no Brasil parou na mão dele, bem o que quero dizer é que ele é macaco velho e extremamente detalhista, perfeccionista e capacitado e dispensa comentários. Seu diagnóstico foi...

"Esse barulho vindo do motor é oriundo do variador de fase e do esticador de fase, pode sim dar encrenca mais para frente ou o azar de acontecer um problrma sério a qualquer hora, pois se isso resultar em rompimento da corrente do motor (o motor desse carro usa corrente e não correia) é um resultado catastrófico, tal como o rompimento de correia dentada em outros motores."

Quando eu perguntei, então vc acha que é um defeito no motor e o barulho metálico que em certas rotações ocorre e está levemente se acentuando vem da corrente, não pode ser da turbina, peças soltas, válvulas associadas que quando o motor esquenta se dilatam e o barrulho some ou diminui muito? Ele foi categórico respondendo:

" Eu não acho, eu tenho certeza que o barulho é do variador de fase e esticador de fase da corrente, o barulho é resultado do variador de fase e esticador de fase que mudam o ponto de atuação estarem gerando erradamente esse resultado...descarto veementemente problemas de projeto, é um defeito de fabricação e se os relatos são muitos caracterizam defeito de lote ou produção, lembre-se que o carro é novo, produção em linha de um conceito diferente, embora com projetos relativamente antigos de motor. Vários outros motores similares e o mesmo de BMWs que passaram por aqui nas minhas mãos têm esse sistema e não ocorre esse sintoma, existe sim um barulho característico mínimo (nada audível com capo fechado e ainda mais de dentro do carro) do variador de fase atuando, mas ele é bem comportado e não se caracteriza por metalizaçoes audíveis... "
Esse foi parte do retado minucioso dele depois do meu carro ter ficado lá com ele 3 dias para confrontar todas as suspeitas que ele tinha sobre e o problema que efetivamente se manifestava ora dim ora não. Agora vou confrontar com os mecânicos da citroen para ver se o praxe " é normal, todos DS fazem esse barulho" que sempre vem deles será tão rápido assim. Aliás o carro está na garantia e o conceito DS (carro de luxo) é novo dentro da citroen, portanto um recall seria a última coisa que eles gostariam.

Abraços
Taylor
Esse seu mecânico foi em cima, é exatamente isso. Trata-se de um problema comum nos motores prince da mini/bmw/psa. Me passa o contato do seu mecânico, acho que vou mandar a garantia pro espaço e fazer umas mods no motor do meu carro.
Aconselho a leitura desse site:
http://distributionthp.free.fr" onclick="window.open(this.href);return false;
Acho que podemos nos mobilizar e fazer algo parecido.
Abs.

ChicoDS3
Mensagens: 169
Registrado em: Sáb Mar 08, 2014 6:35 pm
Estado: GO
Cidade: Goiânia
Carro Atual: DS3, Jimny

Re: Quando acelero meu ds3 parado ele faz um barulho estranh

Mensagem por ChicoDS3 »

Taylor,

Você poderia passar o código da peça que foi trocada?
Aqui tem uma lista dos códigos e preços em Euros:
http://distributionthp.free.fr/ressourc ... on_ep6.xls" onclick="window.open(this.href);return false;
Outra coisa, saberia confirmar o que foi trocado, abaixo tem uma foto:
http://distributionthp.free.fr/ressourc ... bution.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
A única peça diferente visualmente é a marrom superior, mas há outros códigos no orçamento dos franceses, veja:
http://distributionthp.free.fr/ressourc ... bution.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

taylor
Mensagens: 83
Registrado em: Dom Mar 17, 2013 8:43 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS3

Re: Quando acelero meu ds3 parado ele faz um barulho estranh

Mensagem por taylor »

ChicoDS3 escreveu:Taylor,

Você poderia passar o código da peça que foi trocada?
Aqui tem uma lista dos códigos e preços em Euros:
http://distributionthp.free.fr/ressourc ... on_ep6.xls" onclick="window.open(this.href);return false;
Outra coisa, saberia confirmar o que foi trocado, abaixo tem uma foto:
http://distributionthp.free.fr/ressourc ... bution.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
A única peça diferente visualmente é a marrom superior, mas há outros códigos no orçamento dos franceses, veja:
http://distributionthp.free.fr/ressourc ... bution.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
Só saberei de posse da nota de garantia com a relaçao dos itens que enviarão para meu email no prazo de trinta dias.
De qualquer forma, acredito que tenha sido um "kit" que envolve o tensor da corrente, variador de fase, buchas e afins, mas certeza só depois de receber o email.

Abraço

caproni
Mensagens: 18
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 1:46 am
Estado: SP
Cidade: Sorocaba
Carro Atual: 408 THP

Re: Quando acelero meu ds3 parado ele faz um barulho estranh

Mensagem por caproni »

jgrl escreveu:
caproni escreveu:Pelo que tenho percebido, existem dois barulhos diferentes: o da wastegate, aparentemente normal nos motores THP, e um barulho metálico que representa ser algo na distribuição, pelo menos é o que dizem os diversos relatos que vi fora do Brasil, eles apontam para problema no tensor da corrente de distribuição (link do video abaixo). Tenho um 408 THP e ele apresenta ambos. O da wastegate creio que seja normal, pois liguei um outro 408 zero no show room e ele fez o mesmo barulho também. Já este barulho metálico do vídeo, não acredito que seja normal. No meu carro, ele se manifesta com maior intensidade, principalmente nos dias frios, na primeira partida do dia e em marcha lenta, cessando após alguns minutos de funcionamento. Com o carro quente, o barulho some. Meu carro está na CCS, assim que tiver uma posição, posto aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=TI7OCZDi9Mw" onclick="window.open(this.href);return false;


Alguém teve esse problema?
Bom dia, Caproni!

É esse barulho metálico mesmo que faz, mas é unanimidade nesse nosso motor. Ao menos até hoje não vi um que não tivesse, seja Peugeot, seu caso, ou Citro, o nosso.
E, eles vão te falar que é barulho normal e que não tem o que fazer, como vários já relataram, inclusive eu.

Abraço!
Pessoal, dando um retorno sobre o meu 408, foi trocado novamente o tensor da corrente e não resolveu o problema. Porém, na CCS, o chefe da oficina bateu o pé dizendo que o barulho não era normal e passou o caso para a fábrica.

Eis que a fábrica mandou trocar tudo no sistema de distribuição, o tensor, a corrente, as guias da corrente, as polias de comando, o variador de fase, etc...

Resultado: problema resolvido.

wilkho
Mensagens: 478
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 5:07 pm
Estado: Outros
Cidade: Outra
Carro Atual: DS

Re: Quando acelero meu ds3 parado ele faz um barulho estranh

Mensagem por wilkho »

Ótima informação.
Podemos precisar no futuro.
Valeu... ;)

Responder