Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
Filipec
Mensagens: 90
Registrado em: Seg Jul 01, 2013 1:26 am
Estado: SP
Cidade: Indaiatuba
Carro Atual: DS3

Re: Projeto DS3 Filipe - 300cv / Td oq precisa saber sobre U

Mensagem por Filipec »

cristianff tudo bem meu caro?

Muito legal vc ter usado o intercooler do Seat Cupra Sport. Eu cogitei usa-lo.
O lance é o seguinte, usei um watercooler que tem perda de pressão praticamente zero, é animal, o carro parece aspirado e a potência vai lá em cima, o único ponto é que se ficar muito tempo com o pé embaixo ele fica com menos eficiência termica do que o Forge ou do Seat Cupra Sport.
O Forge é legal, mas a perda de pressão é grande. Pra você ter uma idéia, com meu carro cheio de ups, quando mudei do watercooler pro Forge eu perdi 10whp de roda por conta dessa perda. Antes chegava a bater 21psi caiu pra 18psi pico.... em alta rotação, onde batia 15psi caiu pra 10psi... e isso impactou bastante na potência. A temperatura entretanto ficou mais estável.
Usaria este intercooler apenas com downpipe, intake (não inbox), escape, etc enfim os ups completos. Mas também fico na dúvida se não usaria o IC original e colocaria um kit de injeção de alcool/methanol pra resfriar acima de 12psi. Com turbina maior aí este IC brilha, mas especificamente neste caso.
O do Seat Cupra Sport deve ter uma eficiência termica pouco maior do que o Forge, mas a um custo grande de mais perda de pressão. A turbina simplesmente não consegue manter o volume de ar necessário. Os usos que vi deste IC são para big turbos e setups acima de 300cvs... fora isto, a perda de pressão complica... mas enfim! vc vai ter um carro super seguro do ponto de vista termico.
Dá pra ver essa perda que falo, onde a turbina não consegue encher mais no gráfico de potência... perceba que depois dos 5250 já tem queda com o carro chipado e IC..... antes a crescente ia até o final...

Coloca uma GT2560R com esse IC e seja feliz! ahuahauh...


OBS: tem um amigo de fora que está rodando com 400hp + 200hp de nitro com um IC desses! hauahu

Filipec
Mensagens: 90
Registrado em: Seg Jul 01, 2013 1:26 am
Estado: SP
Cidade: Indaiatuba
Carro Atual: DS3

Re: Projeto DS3 Filipe - 300cv / Td oq precisa saber sobre U

Mensagem por Filipec »

oscasir escreveu:Essa sua solução do tanquinho de agua/metanol me lembrou de algo parecido que fiz no meu Opala uns anos atras..

Comprei 1 bico injetor de gás de cozinha.. liguei num solenoide juntamente com o solenoide do Booster, e coloquei na cara da turbina injetando alcool quando acionava o booster.

Ficou muito bom apesar de totalmente rustico, a mistura esfria bem mesmo, e apesar da pressão do combustivel nao ser suficiente para pulverizar o alcool na turbina, os 2kg de pressao de ar ajudava nessa tarefa,. hehe
Que gambiarra hein!? ahuahau
O lance é que essa mistura é pulverizada a mais de 200PSI kra... caso contrário pode ter sérios problemas de mistura, hidrolock, etc...

cristianff
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Jan 08, 2014 10:16 am
Estado: PR
Cidade: Jaguapitã
Carro Atual: 308 THP

Re: Projeto DS3 Filipe - 300cv / Td oq precisa saber sobre U

Mensagem por cristianff »

Filipec escreveu:cristianff tudo bem meu caro?

Muito legal vc ter usado o intercooler do Seat Cupra Sport. Eu cogitei usa-lo.
O lance é o seguinte, usei um watercooler que tem perda de pressão praticamente zero, é animal, o carro parece aspirado e a potência vai lá em cima, o único ponto é que se ficar muito tempo com o pé embaixo ele fica com menos eficiência termica do que o Forge ou do Seat Cupra Sport.
O Forge é legal, mas a perda de pressão é grande. Pra você ter uma idéia, com meu carro cheio de ups, quando mudei do watercooler pro Forge eu perdi 10whp de roda por conta dessa perda. Antes chegava a bater 21psi caiu pra 18psi pico.... em alta rotação, onde batia 15psi caiu pra 10psi... e isso impactou bastante na potência. A temperatura entretanto ficou mais estável.
Usaria este intercooler apenas com downpipe, intake (não inbox), escape, etc enfim os ups completos. Mas também fico na dúvida se não usaria o IC original e colocaria um kit de injeção de alcool/methanol pra resfriar acima de 12psi. Com turbina maior aí este IC brilha, mas especificamente neste caso.
O do Seat Cupra Sport deve ter uma eficiência termica pouco maior do que o Forge, mas a um custo grande de mais perda de pressão. A turbina simplesmente não consegue manter o volume de ar necessário. Os usos que vi deste IC são para big turbos e setups acima de 300cvs... fora isto, a perda de pressão complica... mas enfim! vc vai ter um carro super seguro do ponto de vista termico.
Dá pra ver essa perda que falo, onde a turbina não consegue encher mais no gráfico de potência... perceba que depois dos 5250 já tem queda com o carro chipado e IC..... antes a crescente ia até o final...

Coloca uma GT2560R com esse IC e seja feliz! ahuahauh...


OBS: tem um amigo de fora que está rodando com 400hp + 200hp de nitro com um IC desses! hauahu
Legal sua análise Filipe!
Sinceramente esse meu setup eu esperava mais, uns 220 hp com esses 320nm, mas não veio, só tem uma explicação, a capacidade volumétrica da turbina! Vejo por aí pessoal prometendo e postando mapas só com remap e k&n dando 212 hp e eu com tudo que meu carro tem não passando dos 202 hp, claro que tem esses dinamômetros anabolizados e um pessoal que promete números e fazem esses números aparecerem para o cliente, onde eu fiz o acerto o preparador não é disso, ele é muito realista, ele podia muito bem calibrar pra mostrar os 220 hp que eu desejava e eu hoje estaria pulando de alegria achando que meu carro estava com a potência desejada, mas não, ele foi sincero e eu achei legal isso.

Eu comprei uma turbina original do nosso carro para fazer um upgrade nela, meio que desisti e vou vendê-la, acho que partir para big turbos ou turbos híbridos a dor de cabeça vai ser grande pois a Peugeot teve a brilhante ideia lançar apenas os câmbios AT6 (TF-70SC) que suporta no máximo 330 nm de torque. Cogitei a turbina do 207 RC que temos aqui na vizinha Argentina, mas acho que já estou no limite do torque, a não ser que faça um acerto segurando esse torque que é o calcanhar de aquiles dos 308.

Se souber de alguém que queira uma turbina original para fazer uma híbrida, daria pra montar uma K04 na carcaça dessa K03 e ficar plug and play, essa turbina foi tirada de um THP que acabou dando perca total e a km do carro era menos de 20.000 km.

Grande abraço e sempre acompanhando seu projeto.

Avatar do usuário
rthahira
Mensagens: 420
Registrado em: Sáb Jan 05, 2013 4:35 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3/VTI/Maverick GT
Contato:

Re: Projeto DS3 Filipe - 300cv / Td oq precisa saber sobre U

Mensagem por rthahira »

Filipe,
Tudo bem? você usava algum espaçador de sensor no downpipe?
É só no de baixo?
Abraços,
Rodrigo
Citroen DS3 THP / Honda Civic VTI EG6 N/A+NOS / Ford Maverick GT V8 LB5E
ImagemImagemImagem

Filipec
Mensagens: 90
Registrado em: Seg Jul 01, 2013 1:26 am
Estado: SP
Cidade: Indaiatuba
Carro Atual: DS3

Re: Projeto DS3 Filipe - 300cv / Td oq precisa saber sobre U

Mensagem por Filipec »

Pessoal,

Pra quem interessar to vendendo uma turbina pra 270cv no classificados! :P

Filipec
Mensagens: 90
Registrado em: Seg Jul 01, 2013 1:26 am
Estado: SP
Cidade: Indaiatuba
Carro Atual: DS3

Re: Projeto DS3 Filipe - 300cv / Td oq precisa saber sobre U

Mensagem por Filipec »

Fala pessoal,

Atualizando o projeto, a embreagem original pediu arrego, assim como a turbina.
Me parece que o carro com muitos UPs (intake, downpipe e chip) já corre grande risco de estourar a turbina, ela é muito pequena e fica trabalhando o tempo todo no limite.

Mandei minha embreagem para a Displatô, falei com o Paulo lá. O cara é super gente fina e resolvi "apelar" para uma embreagem de Carbono no projeto. Tinha outras opções como a orgânica comum e cerâmica, que eram mais em conta, mas decidi por esta.

Ela me surpreendeu no tamanho, tem 235mm... é uma das maiores que tem pra carros. Medida do omega 4.1, opala 6cc, etc... Além disto tem um platô auto regulável - isto é bom pois ele aproveita o disco até o final sem ficar duro no pé, porém não dá pra alterar a pressão:
Imagem

Nova embreagem feita na Displatô:
OBS: vejam que o platô e volante tiveram que ser retificados - haviam muitas marcas e imperfeições neles.
Imagem



Próximo up está sendo a turbina. Consegui encontrar uma Híbrida com um tamanho pouco maior que do JCW.... Dá pra ver que o compressor original quase cabe inteiro no novo buraco de entrada rs. Original tem 33.8mm e o tamanho atual é 40mm. :P A caixa quente também foi aumentada de 37mm para 42mm!
Detalhe também para o rotor billet (alumínio usinado) que dizem adiantar bastante o "enchimento" da turbina por ter peso reduzido.
Imagem
Imagem
Imagem


OBS: Estou com duas turbinas desta, uma está à venda no classificados...

Em breve novidades!

cristianff
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Jan 08, 2014 10:16 am
Estado: PR
Cidade: Jaguapitã
Carro Atual: 308 THP

Re: Projeto DS3 Filipe - 300cv / Td oq precisa saber sobre U

Mensagem por cristianff »

Que coisa linda hein Filipe, show de bola.
Comprei a turbina do THP 200 por ser plug and play, estou esperando chegar.
E que falta faz uma embreagem dessa no 308 THP.
Parabéns mais uma vez pelo projeto.

Filipec
Mensagens: 90
Registrado em: Seg Jul 01, 2013 1:26 am
Estado: SP
Cidade: Indaiatuba
Carro Atual: DS3

Re: Projeto DS3 Filipe - 300cv / Td oq precisa saber sobre U

Mensagem por Filipec »

Fala Cristian!

Obrigado! Esta turbina híbrida é plug n play... na verdade é a turbina original com o interior usinado e com upgrades de turbo e compressor!

cristianff
Mensagens: 53
Registrado em: Qua Jan 08, 2014 10:16 am
Estado: PR
Cidade: Jaguapitã
Carro Atual: 308 THP

Re: Projeto DS3 Filipe - 300cv / Td oq precisa saber sobre U

Mensagem por cristianff »

Filipec escreveu:Fala Cristian!

Obrigado! Esta turbina híbrida é plug n play... na verdade é a turbina original com o interior usinado e com upgrades de turbo e compressor!
Legal, apesar de ter comprado essa turbina do THP200, eu comprei também uma original, era dum carro PT, rodou 28000 km. Daria pra montar uma híbrida também. Essa híbrida é pra quantos hp no seu setup.?

Responder