Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
Avatar do usuário
Ronaldo Gualberto
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Out 18, 2012 3:41 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: DS3

Re: Após a DV+ e Remap impressões positivas e negativas.

Mensagem por Ronaldo Gualberto »

leoboell escreveu:Caros colegas,

Considerando o rumo que o tópico do Adriano tomou, venho aqui fazer algumas considerações quanto ao tema, visto que acompanhei o processo de remapeamento.

Primeiramente... da vez que fui pegar a blow off que o Adriano estava vendendo, o conheci pessoalmente. Conversamos sobre o carro e ele comentou sobre em fazer o remapeamento na JP, bem como, a alternativa do chip (Racechip, Unichip, Chipwerke, ...). Na mesma época compramos a válvula DV+ com o Michael, visando o up de potência com a chipagem ou remap.

Pois bem. No dia do remapeamento, acompanhei o Adriano na JP Performance. O proprietário da loja, Jailson, falou sobre os inúmeros testes e carros que já remapeou e modificou, entre eles os THPs de DS, Mini, Peugeot... bem como, outros (fotos no site) como os TSI (ele possui um Jeta, com remap de injeção e câmbio, e bateu 280 no dyno).

O Adriano já havia instalado a DV+ previamente. Na JP, a central do Ds3 foi retirada e remapeada em bancada. Após a primeira etapa, ela voltou pro carro. Ligou-se o carro - tudo OK, e voltou pra bancada. Depois da segunda etapa, fora recolocada no carro e este levado para uma volta para conferir os ajustes.

Na volta, o carro foi pro Dyno. Feitos os ajustes no programa, iniciou-se os testes. Optou-se por puxar em 3a marcha. Nas duas primeiras puxadas, o dyno acusou em torno de 195-197 cv e 29 e 30 kgf. Após, esperou-se o motor esfriar um pouco, e rodou-se a 3a vez, que foi aquela que o Adriano postou (205cv e 27,7 kgfm). Quanto à medição da sonda, creio que não foi realizada, pois sem um hallmeter acho que só poderia se medida pela porta OBD ou multímetro, e isso não foi feito.

Depois da medição, andei na carona com Jailson pra sentir como tinha ficado o carro principalmente em 1a e 2a marchas, que é o que eu sinto falta no stock. O carro tinha ficado outro, saindo forte desde baixa até alta, de forma lisa, sem falhas (de 0 a 120 km/h). Fiquei bastante impressionado com o remap.

No domingo o Adriano me ligou e comentou sobre o problema relado por ele aqui, mas fiquei sem muita noção do que poderia ser, pois ao andar no carro não notei nada estranho.

Sobre o que foi comentado pelos colegas...
- Creio que o problema em questão não se trata de falta de combustível ou falha em virtude do remap, pois, se fosse isso, a troca da DV+ pela original não "resolveria" o problema. Não entendo como a válvula original, que em tese não segura a pressão em alta, recolocada resolveria um problema de falta de combustível, independentemente da rotação, como o Adriano falou.
- Quanto à potência e torque aferido... quem já fez medições em dyno sabe que se puxar 10 vezes, todas vão apresentar dados diferentes, principalmente quanto aos valores máximos, sem falar que as condições de temp. e umidade afetam diretamente o rendimento do motor. O fato de esfriar o motor por 10 min. já deu uma diferença de quase 10CV. Passe o seu carro no dyno no verão e no inverno e os resultados serão diferentes. Sem falar em outras variáveis... combustível (que tbm dilata e contrai com a temp), óleo, fluídos, filtros....
- Quanto à potência e troque de outros remaps e chips... já vi alguns gráficos do pessoal do fórum e todos variam bastante entre eles. Tbm, não vi nenhum Racechip Pro batendo o prometido por ele (202cv e 31,1 kgfm). Talvez o dia em que fora medido as condições não estavam favoráveis... isso estamos falando em ambiante de sombra e com ventilador direto no motor com o capô aberto. Imagine sobre um asfalto de 45´C sob um sol de rachar, se fosse possível medir nessas condições, o resultado seria desanimador.
- Quanto à loja, não posso dizer muito, pois não conhecia o dono até o sábado passado. Mas sei que o dono já fez alguns cursos na Alemanha da empresa do equipamento, e tem muitos clientes que remapeiam carros top com ele, é só ver as fotos no site.

Antes que cada um resolva falar algo sem ter muita proximidade com o caso, necessário é que o Adriano faça a medição da sonda lambda (tenho que confirmar se o v-checker faz essa leitura) e constatar se a leitura está msm baixa, e ver essa questão do barulho, que parece vir da válvula de prioridade, que pode ser normal ou não.

Enfim, quero deixar claro que não estou aqui para falar mal de ninguém (estou no fórum para trocar informações, ajudando e sendo ajudado), mas as vezes os comentários apontam os fatos como verdades absolutas (chip é melhor que remap; a única oficina que presta é essa; ...), como se uma outra opinião não tivesse qualquer validade.

Desculpem-me se me alonguei demais.

Abrç,
Então LeoBoell, eu tinha razão no problema da mistura, um pouco de experiencia ainda vale hahahaha.

abs,

Ronaldo
DS3 Vermelho, Lanternas LED 3D, Racechip Ultimate Trim 7, Blow Off Forge, K&N,
Manômetro Turbo Auto Gauge, Módulos Taramps, Kit JBL, GPS Garmin no Console,
Adesivos DS3 Racing.

jmbhz
Mensagens: 53
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 8:48 pm
Estado: MG
Cidade: Belo Horizonte
Carro Atual: 308 THP

Re: Após a DV+ e Remap impressões positivas e negativas.

Mensagem por jmbhz »

Prezados, experiencia própria quanto a defeito na bomba de alta (tive em 2 peugeots 308 thp): assim que ela falhava, o CB indicada falha no sistema de controle do motor, startando o processo de limitação para preservar o motor.... o carro imediatamente ficava muito fraco.... No primeiro, ninguem solucionou outros defeitos que estava aprsentando.. a PSA + Concessionária trocaram meu carro por outro 0km (estava com 5.000 Km)... O segundo carro apresentou defeito na bomba (sem remap) com 3.000km. mesma mensagem e situação de funcionamento do veiculo anterior, mas a troca da bomba de alta resolveu de vez o problema. Conforme me disse o Consultor da Concessionária, parece que PSA recebeu um lote desta bomba com defeito. Agora, não sei se o seu caso pode ser isso, pois acredito que o DS3 não seja montado na Argentina, correto ?

Mesmo assim, acho que o mínimo defeito da bomba acusaria na central !

urtigao
Mensagens: 96
Registrado em: Qua Jan 22, 2014 9:41 am
Estado: SP
Cidade: São Roque
Carro Atual: DS3, ka

Re: Após a DV+ e Remap impressões positivas e negativas.

Mensagem por urtigao »

Concordo com o jmbhz... acho estranho isso, no caso de uma falha no sistema de injeçao normalmente acende algum check-engine e o carro entra em modo de emergencia, fica manco, mas permite rodar até que se repare o problema. A grande maioria dos carros modernos faz isso. A não ser que a leitura nas sondas ainda esteja dentro do limite dos parametros da injeçao...

Leitura de mistura após o ultimo abafador é confiável? Tenho minhas dúvidas.

Um preparador normalmente utiliza a primeira sonda pra acertar o carro, seja com multimetro, hallmeter, wideband. Essa é a forma correta de verificar a mistura. Lá no final do sistema de escape os gases já nao sao os "mesmos", a temperatura é menor, o fluxo é menor, a mistura é diferente...

Pode ser que a bomba não esteja zoada, tampouco dando falta como indicou a análise....

mrguga
Mensagens: 234
Registrado em: Ter Out 23, 2012 9:28 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS3

Re: Após a DV+ e Remap impressões positivas e negativas.

Mensagem por mrguga »

Se precisar de um ds3 com RaceChip e bov forge pra comparar as medidas em floripa, fico à disposição.

Sent from my GT-I9300 using Tapatalk

Avatar do usuário
leoboell
Mensagens: 149
Registrado em: Sex Jan 24, 2014 4:41 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS3 Preto

Re: Após a DV+ e Remap impressões positivas e negativas.

Mensagem por leoboell »

Continuando...

O que tinha sido constatado no DS do Adriano até agora, era que após o remapeamento e instalação da válvula DV+ o carro estava "engasgando" ao acelerar ou soltar o acelerador bruscamente, independentemente da rotação (semelhante ao que foi relatado pelo Milton no tópico "Vou Chipar", porém, usando a válvula original).

Na tentativa de resolver o problema, fora devolvida a válvula original, e o problema relatado foi praticamente resolvido. No entanto, considerando a possibilidade de a mistura estar pobre, foi realizada a medição com sonda específica para medição direta no escape, ou seja, com resultados iguais ao da sonda lambda, sendo que o resultado medido ficou um pouco abaixo do normal (0,90 em rotação de 5500 RPM, sendo que não baixava mais que isso), enquanto que a partir dessa rotação já era pra estar em 0,80 ou menos.

Diante da leitura de mistura pobre, foi devolvido o mapa original e medido novamente a mistura, cujo resultado fora o mesmo. Um diagnóstico foi de que a bomba de combustível não estava conseguindo alimentar adequadamente em alta (ainda que pobre a mistura, não apareceu nenhum aviso no painel, pois devia estar dentro dos limites da central). Desde então, o Adriano ficou rodando sem remap e com a DV+.

Neste sábado, eu e o Adriano voltamos na JP, a pedido do Jailson (que se mostrou proativo em identificar o problema e buscar a sua solução), para fazer as medições e tentar chegar a uma conclusão. O meu DS (stock) foi primeiro pro dyno fazer a medição da mistura pra comparar com a medição do Adriano. Leitura normal. Acima de 5500 RPM ficou entro 0,80 e 0,79. Aproveitando o dyno, rolamos a medição do stock, que bateu 165,5cv e 27,7 kgfm.

Na sequência, medimos o DS do Adriano e para a nossa surpresa a leitura ficou normal, idêntica ao meu carro. Simplesmente, inexplicável. Constatado que tudo estava normal, foi a ECU novamente remapeada. E seguindo a informação passada pelo Michael da RMPStore, a DV+ foi instalada sem a mola do pistão (aquela mais grossa), e com a mola fina original.

Feita a medição da mistura com o carro ainda no dyno, essa ficou normal. E com o carro na pista, aquele problema relatado pelo Adriano no início do tópico não ocorreu mais. Resolvido. Agora é acompanhar o comportamento da váuvula no dia a dia, nas diversas situações, e ver como fica.

Final das contas, o problema relatado estava ligado ao funcionamento da válvula de prioridade, ocorrendo com a DV+ instalada com a mola do pistão, que com a nova programação e aumento da pressão do turbo passou a trabalhar com esse porém (o problema poderia ocorrer com a válvula original futuramente, como relatado pelo Milton). Ou seja, o problema não era devido a falta de combustível ou no remap.

Ficam aqui o relato e as informações quanto à instalação da DV+. Talvez o Adriano tenha algo mais a acrescentar...

Abrç,

Avatar do usuário
Adrianoflorianopolis
Mensagens: 112
Registrado em: Qua Jun 12, 2013 12:27 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS-3 AMARELO

Re: Após a DV+ e Remap impressões positivas e negativas.

Mensagem por Adrianoflorianopolis »

Exatamente isso.
O carro está simplesmente fantástico com aquela boa pegada de carro remapeado sem no entanto apresentar nenhum "barulho" diferente.
Portanto: Rodando com a dv+ normalmente, sem a mola do pistão (aquela gordinha e achatada) e com a mola original da válvula original (aquela mais cumprida de mais maleável), entenderam? A substituição
dessa segunda mola foi sugerida acredito pelo próprio proprietário da JP.

Vamos observar..

Obrigado a todos.

milton.brollo
Mensagens: 21
Registrado em: Sex Fev 07, 2014 6:42 am
Estado: SC
Cidade: Balneário Camboriú
Carro Atual: DS3

Re: Após a DV+ e Remap impressões positivas e negativas.

Mensagem por milton.brollo »

Bom dia a todos,

Acabei vendo esse tópico agora após a sugestão do Adriano. Pois bem, quem remapeou o meu carro foi justamente o Jailson. E realmente ele têm se mostrado bastante interessado em resolver o problema. Eu tive uma 118i com chip feito por ele que estava muito boa. E por isso confiei para o remap do DS3.
Fico mais tranquilo que o problema foi resolvido. A minha DV+ deve chegar essa semana e faremos a instalação.
Vocês chegaram a fazer um comparativo entre os dois carros na rua?
Adriano, marquei de ir sábado agora lá para ajustarmos o carro. Ficarei no aguardo das suas impressões sobre essa nova fase do teu carro.
Obrigado a todos pela ajuda e comentários.

Até +

Avatar do usuário
Ronaldo Gualberto
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Out 18, 2012 3:41 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: DS3

Re: Após a DV+ e Remap impressões positivas e negativas.

Mensagem por Ronaldo Gualberto »

Isso mesmo, trocando a Blow não é pra dar problemas, a não ser que tenha sido instalada errada como foi o caso.

Uso a quase dois anos e nunca deu nada.
DS3 Vermelho, Lanternas LED 3D, Racechip Ultimate Trim 7, Blow Off Forge, K&N,
Manômetro Turbo Auto Gauge, Módulos Taramps, Kit JBL, GPS Garmin no Console,
Adesivos DS3 Racing.

Avatar do usuário
Adrianoflorianopolis
Mensagens: 112
Registrado em: Qua Jun 12, 2013 12:27 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS-3 AMARELO

Re: Após a DV+ e Remap impressões positivas e negativas.

Mensagem por Adrianoflorianopolis »

Ronaldo Gualberto escreveu:Isso mesmo, trocando a Blow não é pra dar problemas, a não ser que tenha sido instalada errada como foi o caso.

Uso a quase dois anos e nunca deu nada.

Acho bastante precipitada afirmação de que "a não ser que tenha sido instalada errada como foi o caso" supramencionado, considerando-se que foi consultada a própria ilustração (explodida) que acompanha a válvula na caixa orientando corretamente o seu estado. Não tem como errar!

Ao mesmo tempo, agora sem querer descobri visitando o site da GFB, que a mola central que retirei da minha válvula pode ser usada ou não opcional como sugere o texto acima dela:

"Durante a montagem, você pode optar por instalar a principal mola do pistão (indicado pela seta abaixo) ou não"

E mais a seguir:

"Se no entanto, o ruído é questionável, a remoção da mola fará com que o DV + operam da mesma maneira que a válvula de fábrica, embora à custa de uma resposta do acelerador."


http://www.gfb.com.au/whats-new/latest- ... 1-tech-tip" onclick="window.open(this.href);return false;

Até breve.

Responder