Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
racerx
Mensagens: 146
Registrado em: Qui Mar 07, 2013 12:21 am
Estado: PA
Cidade: Belém
Carro Atual: ds3

Re: Após a DV+ e Remap impressões positivas e negativas.

Mensagem por racerx »

pode ser o mapa do mini JCW que tem bicos maiores...
ex- celta vhc turbo
ex- 206 1.6 16v feline
ex- 307 2.0 16v feline
ex- golf gti iv k04
ex- audi a3 1.8t stg2
ex- punto t-jet 1.4t tmc+k&n 183cv
ex- civic si stock
atual citroen ds3 racechip+k&n inbox+GFB DV+

Avatar do usuário
leoboell
Mensagens: 149
Registrado em: Sex Jan 24, 2014 4:41 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS3 Preto

Re: Após a DV+ e Remap impressões positivas e negativas.

Mensagem por leoboell »

Caros colegas,

Considerando o rumo que o tópico do Adriano tomou, venho aqui fazer algumas considerações quanto ao tema, visto que acompanhei o processo de remapeamento.

Primeiramente... da vez que fui pegar a blow off que o Adriano estava vendendo, o conheci pessoalmente. Conversamos sobre o carro e ele comentou sobre em fazer o remapeamento na JP, bem como, a alternativa do chip (Racechip, Unichip, Chipwerke, ...). Na mesma época compramos a válvula DV+ com o Michael, visando o up de potência com a chipagem ou remap.

Pois bem. No dia do remapeamento, acompanhei o Adriano na JP Performance. O proprietário da loja, Jailson, falou sobre os inúmeros testes e carros que já remapeou e modificou, entre eles os THPs de DS, Mini, Peugeot... bem como, outros (fotos no site) como os TSI (ele possui um Jeta, com remap de injeção e câmbio, e bateu 280 no dyno).

O Adriano já havia instalado a DV+ previamente. Na JP, a central do Ds3 foi retirada e remapeada em bancada. Após a primeira etapa, ela voltou pro carro. Ligou-se o carro - tudo OK, e voltou pra bancada. Depois da segunda etapa, fora recolocada no carro e este levado para uma volta para conferir os ajustes.

Na volta, o carro foi pro Dyno. Feitos os ajustes no programa, iniciou-se os testes. Optou-se por puxar em 3a marcha. Nas duas primeiras puxadas, o dyno acusou em torno de 195-197 cv e 29 e 30 kgf. Após, esperou-se o motor esfriar um pouco, e rodou-se a 3a vez, que foi aquela que o Adriano postou (205cv e 27,7 kgfm). Quanto à medição da sonda, creio que não foi realizada, pois sem um hallmeter acho que só poderia se medida pela porta OBD ou multímetro, e isso não foi feito.

Depois da medição, andei na carona com Jailson pra sentir como tinha ficado o carro principalmente em 1a e 2a marchas, que é o que eu sinto falta no stock. O carro tinha ficado outro, saindo forte desde baixa até alta, de forma lisa, sem falhas (de 0 a 120 km/h). Fiquei bastante impressionado com o remap.

No domingo o Adriano me ligou e comentou sobre o problema relado por ele aqui, mas fiquei sem muita noção do que poderia ser, pois ao andar no carro não notei nada estranho.

Sobre o que foi comentado pelos colegas...
- Creio que o problema em questão não se trata de falta de combustível ou falha em virtude do remap, pois, se fosse isso, a troca da DV+ pela original não "resolveria" o problema. Não entendo como a válvula original, que em tese não segura a pressão em alta, recolocada resolveria um problema de falta de combustível, independentemente da rotação, como o Adriano falou.
- Quanto à potência e torque aferido... quem já fez medições em dyno sabe que se puxar 10 vezes, todas vão apresentar dados diferentes, principalmente quanto aos valores máximos, sem falar que as condições de temp. e umidade afetam diretamente o rendimento do motor. O fato de esfriar o motor por 10 min. já deu uma diferença de quase 10CV. Passe o seu carro no dyno no verão e no inverno e os resultados serão diferentes. Sem falar em outras variáveis... combustível (que tbm dilata e contrai com a temp), óleo, fluídos, filtros....
- Quanto à potência e troque de outros remaps e chips... já vi alguns gráficos do pessoal do fórum e todos variam bastante entre eles. Tbm, não vi nenhum Racechip Pro batendo o prometido por ele (202cv e 31,1 kgfm). Talvez o dia em que fora medido as condições não estavam favoráveis... isso estamos falando em ambiante de sombra e com ventilador direto no motor com o capô aberto. Imagine sobre um asfalto de 45´C sob um sol de rachar, se fosse possível medir nessas condições, o resultado seria desanimador.
- Quanto à loja, não posso dizer muito, pois não conhecia o dono até o sábado passado. Mas sei que o dono já fez alguns cursos na Alemanha da empresa do equipamento, e tem muitos clientes que remapeiam carros top com ele, é só ver as fotos no site.

Antes que cada um resolva falar algo sem ter muita proximidade com o caso, necessário é que o Adriano faça a medição da sonda lambda (tenho que confirmar se o v-checker faz essa leitura) e constatar se a leitura está msm baixa, e ver essa questão do barulho, que parece vir da válvula de prioridade, que pode ser normal ou não.

Enfim, quero deixar claro que não estou aqui para falar mal de ninguém (estou no fórum para trocar informações, ajudando e sendo ajudado), mas as vezes os comentários apontam os fatos como verdades absolutas (chip é melhor que remap; a única oficina que presta é essa; ...), como se uma outra opinião não tivesse qualquer validade.

Desculpem-me se me alonguei demais.

Abrç,

urtigao
Mensagens: 96
Registrado em: Qua Jan 22, 2014 9:41 am
Estado: SP
Cidade: São Roque
Carro Atual: DS3, ka

Re: Após a DV+ e Remap impressões positivas e negativas.

Mensagem por urtigao »

Foi a primeira coisa que eu notei e perguntei pq a sonda só dava leitura igual e se estava fazendo essa leitura... Sem esses dados não dá pra concluir nada.

Avatar do usuário
Ronaldo Gualberto
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Out 18, 2012 3:41 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: DS3

Re: Após a DV+ e Remap impressões positivas e negativas.

Mensagem por Ronaldo Gualberto »

Todas as sugestões e teorias foram em cima dos dados que o Adriano passou, e que sendo assim tem algo errado. Porque só o carro dele que é idêntico a todos deu problema na Blow? já pensou nisso.

A sugestão que todos deram era de cuidado e rever o serviço para que o colega não tenha problemas, mas se acha que está tudo certo bom pra ele. Agora 99,9% dos chipados e remapeados tiveram problema na blow original e 99,9% resolveram com a troca, ou seja com Forje ou GFB, exceto o Adriano.

Quanto a potencia/resultado, os remap´s como esse de stage 1 e os chip´s, todos aqui tem apresentado a resultados muitos parecidos, daí cabe a decisão de cada um em colocar o chip e poder retirar e regular a potencia a hora que quiser, ou fazer o remap que as vezes é mais barato e correr o risco de ser apagado como vários aqui já aconteceram. Mas no fritar dos ovos os resultados são parecidos com pouca diferença. Uma vantagem do remap é que se pode tirar o limitador e ter over booster em todas as marchas.

Ninguém aqui sabe tudo, só trocamos experiências e assim a vida segue.

Abs,

Ronaldo
DS3 Vermelho, Lanternas LED 3D, Racechip Ultimate Trim 7, Blow Off Forge, K&N,
Manômetro Turbo Auto Gauge, Módulos Taramps, Kit JBL, GPS Garmin no Console,
Adesivos DS3 Racing.

Avatar do usuário
ferrante
Mensagens: 153
Registrado em: Ter Set 10, 2013 10:34 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Re: Após a DV+ e Remap impressões positivas e negativas.

Mensagem por ferrante »

Adriano, tudo bem?
Conseguiu resolver a situação?

Abraços
15' DS3 Jaune Pegase
stage 2
---------------------
Imagem

Ex - 13' DS3 Bleu Belle Ile

Avatar do usuário
Adrianoflorianopolis
Mensagens: 112
Registrado em: Qua Jun 12, 2013 12:27 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS-3 AMARELO

Re: Após a DV+ e Remap impressões positivas e negativas.

Mensagem por Adrianoflorianopolis »

ferrante escreveu:Adriano, tudo bem?
Conseguiu resolver a situação?

Abraços
Ferrante, é o seguinte: segundo nova avaliação com a medição com instrumento específico para verificar a mistura de ar e combustível (aquele aparelho que se coloca na saída do escape), constatou-se uma tremenda pobreza da mistura de ar e combustível, pressupondo-se defeito na bomba de alta vazão ( temos duas no automóvel uma de alta e outra de baixa vazão, foi o que me disseram) e que provavelmente a de alta pode estar danificada. Contactei a CITROEN sobre o problema e marquei uma visita para podermos constatar isso realmente. No entanto tenho um pé atrás com essa verificação, sabe porque?

O procedimento no qual me referi foi feito em cima de um dinamômetro com o veículo rodando em alta velocidade, e será que as css possuem dinamômetros para realizar o mesmo experimento? ou eles fazem algum outro tipo de teste para detectar o mesmo problema que pode não aparecer?
Vou aguardar para ver.
Mesmo assim para garantir a certeza de que pode haver um problema mesmo, acusado pelo aparelho da empresa, talvez realizemos o mesmo teste em outro DS3, para compararmos os resultados.

Mando notícias.
Obg.

wilkho
Mensagens: 478
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 5:07 pm
Estado: Outros
Cidade: Outra
Carro Atual: DS

Re: Após a DV+ e Remap impressões positivas e negativas.

Mensagem por wilkho »

Muito estranho.
Eu também ficaria com o pé atrás.

Avatar do usuário
ferrante
Mensagens: 153
Registrado em: Ter Set 10, 2013 10:34 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Re: Após a DV+ e Remap impressões positivas e negativas.

Mensagem por ferrante »

Adriano,
Muito obrigado pelo relato! Com certeza esse tipo de informação pode ajudar inúmeras pessoas com os mesmos problemas.
Sobre a questão dos equipamentos da css, pode ficar tranquilo que eles terão algum equipamento de diagnóstico para avaliar o problema. Um hallmeter ou até um multímetro na sonda lambda durante uma volta no carro podem ser suficientes para constatar o erro. Eles também terão a opção de avaliar a própria bomba.
Mas indico não usar o carro até levar na css ou reverter o remapeamento, na tentativa de não gerar outro problema ou ter realmente certeza do que se trata.

Abraços
15' DS3 Jaune Pegase
stage 2
---------------------
Imagem

Ex - 13' DS3 Bleu Belle Ile

Avatar do usuário
Adrianoflorianopolis
Mensagens: 112
Registrado em: Qua Jun 12, 2013 12:27 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS-3 AMARELO

Re: Após a DV+ e Remap impressões positivas e negativas.

Mensagem por Adrianoflorianopolis »

ferrante escreveu:Adriano,
Muito obrigado pelo relato! Com certeza esse tipo de informação pode ajudar inúmeras pessoas com os mesmos problemas.
Sobre a questão dos equipamentos da css, pode ficar tranquilo que eles terão algum equipamento de diagnóstico para avaliar o problema. Um hallmeter ou até um multímetro na sonda lambda durante uma volta no carro podem ser suficientes para constatar o erro. Eles também terão a opção de avaliar a própria bomba.
Mas indico não usar o carro até levar na css ou reverter o remapeamento, na tentativa de não gerar outro problema ou ter realmente certeza do que se trata.

Abraços

Ferrante , para que se evitasse qualquer dúvida a respeito da influência do software (remap) o carro foi testado em condições normais de uso (remap apagado) acusando deficiências na mistura, e está assim até agora aguardando o teste da CSS.

obg.

Responder