Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
aluizribeiro
Mensagens: 24
Registrado em: Sáb Abr 13, 2013 10:27 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Jetta TSI

Cadê o Filtro de Oleo

Mensagem por aluizribeiro »

Prezados, faço a troca de oleo do meu DS3 a cada 5000km e fui fazer, ontem, fui efetuar a troca do oleo e filtro, para minha surpresa, o pessoal do mercadocar, não localizou o filtro de oleo do carro.
Alguém sabe aonde fica o filtro?
Obrigado.
André

wilkho
Mensagens: 478
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 5:07 pm
Estado: Outros
Cidade: Outra
Carro Atual: DS

Re: Cadê o Filtro de Oleo

Mensagem por wilkho »

Fica embaixo das mangueiras de ar. Tem que soltar várias presilhas e mangueiras e não é qualquer mecânico que vai adivinhar. Seria bom fazer a primeira troca na concessionária e solicite para acompanhar o serviço com o mecânico, para você aprender o procedimento de tirar presilhas, etc. Também tem que limpar o motor depois da troca porque o filtro é inclinado e sempre escorre alguma coisa no bloco quando abre. Um pé no saco. Fiz isso com o meu DS3. O mecânico da concessionária que fez a troca no meu carro sabia diretinho o caminho para desmontar as mangueiras e montar novamente.

cauemarques
Mensagens: 775
Registrado em: Seg Jan 27, 2014 12:35 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Re: Cadê o Filtro de Oleo

Mensagem por cauemarques »

Por ser óleo sintético a troca pode ser feita com 10 Mil KM correto?

abraço

wilkho
Mensagens: 478
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 5:07 pm
Estado: Outros
Cidade: Outra
Carro Atual: DS

Re: Cadê o Filtro de Oleo

Mensagem por wilkho »

Pelo manual a troca é a cada 10.000 Km ou 1 ano, porém se for o veículo for utilizado em condições mais desgastantes, como trânsito pesado ou mesmo exigindo da máquina, a recomendação é para trocar na metade do tempo. Eu adotei trocar sempre o óleo e o filtro a cada 5 mil Km ou 6 meses, independente da utilização, em qualquer carro e qualquer tipo de óleo. Dá uma pesquisada no Google sobre esse assunto.
O óleo é o item mais barato dos nossos carros.
Existem várias pesquisas que informam que os óleos lubrificantes de motores, depois de 6 meses começam a perder suas especificações, além do que o óleo também vai se contaminando com a queima do combustível.
Nos carros com turbo e injeção direta como os DS, tem também o lance de formação de borra que é justamente por causa do óleo indo pro "vinagre".
Trocar o óleo com esta frequência vai te garantir motor saudável e sem problemas por muitos anos.

Avatar do usuário
rdbpereira
Mensagens: 577
Registrado em: Qua Ago 07, 2013 7:14 pm
Estado: RO
Cidade: Cacoal
Carro Atual: DS3
Localização: CACOAL / RO

Re: Cadê o Filtro de Oleo

Mensagem por rdbpereira »

cauemarques escreveu:Por ser óleo sintético a troca pode ser feita com 10 Mil KM correto?

abraço

E aí Caue, blz?
Amigo, desde que comprei meu DS3 faço as trocas de 5 em 5mil.
Vou na CSS e faço a troca na hora e blz.
Por este fator, todos os problemas que tive foram resolvidos na hora sem corpo mole, exatamente porque eles tinham o controle de que eu estava sempre antecipando os serviços e etc.
Foi uma opção minha e achei mais adequado pela saúde do motor, durabilidade e garantia.
Sei que o óleo está sempre adequado na sua viscosidade e nível.
Então posso pisar a vontade e tranquilo pois se ocorrer qq coisa, a própria Citroën tem em seus registros o registro das minhas trocas, manutenções e precauções.
Pra mim foi lucro fazer as trocas de 5 em 5mil na CSS.
Abraço.
http://imageshack.com/a/img809/2681/9yvg.jpg
Rodrigo Pereira - Guarulhos / SP.

Responder