Discussões gerais sobre os veículos da linha DS. Manuais, informações e etc.
juancfsantos
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Fev 18, 2014 10:47 pm
Estado: BA
Cidade: Salvador
Carro Atual: C4 Lounge 1.6 THP

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por juancfsantos »

Fizeram essa mesma recomendação pra mim na CSS aqui em Salvador. Ainda não utilizei a outra e não pretendo!

Enviado de meu C6943 usando Tapatalk

Alekmiguel
Mensagens: 99
Registrado em: Dom Jan 12, 2014 1:05 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Ds3

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por Alekmiguel »

Soh arriscarei outra gasolina, quando eu tiver certeza q a comum/aditivada forem com baixo teor de enxofre. Motores de injeção direta são chatos nesse quesito.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

jocamarcel
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Fev 28, 2014 1:47 pm
Estado: RS
Cidade: Caxias do Sul
Carro Atual: DS4

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por jocamarcel »

Aqui em Caxias do Sul, a CSS (Eiffel) informou que não necessariamente precisa ser podiam, mas recomendam fortemente pelo menos aditivada.

Avatar do usuário
fabio_sd
Mensagens: 214
Registrado em: Ter Fev 11, 2014 6:44 pm
Estado: MG
Cidade: Outra
Carro Atual: C4 Lounge THP

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por fabio_sd »

Infelizmente, fora dos grandes centros, é muito dificil manter o uso de Podium. Viajei este feriado MG X SP e na estrada (BR-381 Fernão Dias) não existe Podium ou Premium. Em Sumaré SP, para onde fui, não tem Podium ou Premium, somente acha em Campinas.
Fabio_SD

tyu
Mensagens: 50
Registrado em: Sáb Nov 23, 2013 12:42 am
Estado: SP
Cidade: São José do Rio Preto
Carro Atual: 408 THP

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por tyu »

Pessoal, a recomendação de combustível Premium se da por conta da injeção direta. Motores com esse tipo de injeção sofrem maior carbonização quando há enxofre no combustível.
Agora, desde 1 de Janeiro de 2014 acabou o problema, pois os distribuidores já estão proibidos de vender combustível com mais de 50ppm de enxofre (antes era de 800 a 1000), como Europa e EUA.
Os postos tem até 31 de março pra vender o estoque antigo e a partir daí, será vendido apenas combustível quase sem enxofre em todo o país.
Postos de alto fluxo já tem o combustível novo. Meu Jetta tsi e meu 408 THP já estão rodando com aditivada, de posto que sei que já tá com a gasolina nova. Incrível como o consumo melhorou, mais de 1.5km/l nos 2 carros.
Se o posto vende bastante e sempre abastece combustível novo, pode por aditivada agora sem problema.
Claro, posto de confiança, sempre. Mesmo não tendo enxofre, posto ruim vai continuar tendo gasolina batizada.

Enviado de meu Nexus 7 usando Tapatalk

Luisufscar
Mensagens: 96
Registrado em: Sex Nov 15, 2013 1:16 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por Luisufscar »

Eu testei a receita de colocar gas. aditivada + 1 volume de 200ml (1 garrafinha) de aditivo octane booster (custa em torno de R$18 a R$22 e rende 50L (1 tanque) existe uma diferença de consumo de -0,1 km/L em relação a Podium e +1,4 km/L em relação a comum.
faço isso em função da dificuldade de achar a Podium e do abuso de alguns postos que cobram por ela de 4,00 a 4,50, então testei os 3 metodos e acredito ser uma alternativa ( acredito que postos não bandeirados façam uma mistura semelhante para vender gasolina octanada)

tyu
Mensagens: 50
Registrado em: Sáb Nov 23, 2013 12:42 am
Estado: SP
Cidade: São José do Rio Preto
Carro Atual: 408 THP

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por tyu »

A questão de Premium ou podium de antes não era pela octanagem, mas pelo enxofre

Enviado de meu Nexus 7 usando Tapatalk

Luisufscar
Mensagens: 96
Registrado em: Sex Nov 15, 2013 1:16 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por Luisufscar »

Gente, a polemica é grande sobre a gasolina Podium pelo valor que varia de 30% a 40% em relação a gasolina comum e pela dificuldade em achar o combustível, alguns pensam em economia porém podem ter um prejuízo futuro em danos ao motor ou aos componentes do "turbo", por outro lado alguns pensam em vender o carro a curto/médio prazo e passar o "prejuízo" ao próximo proprietário, no meu ponto de vista a economia do presente não paga o prejuízo do futuro, esteja vc com o carro ou tendo vendido para outro, afinal vc venderia seu carro THP dizendo que só usou gasolina comum 100% do tempo?

Dados Técnicos:
Segundo a PSA, o uso de gasolina de menor qualidade - comum - no motor 1.6 THP favorece a formação de borra na câmara de combustão, levando ao entupimento dos bicos injetores e válvulas, podendo ocasionar, inclusive, problemas no turbo-compressor.
Por fim, a PSA esclareceu que os carros equipados com o motor 1.6 THP Turbo só alcançam os números de consumo e desempenho informados quando abastecidos com gasolina Podium.

Uma observação, não sou engenheiro mecânico mas o "Turbo" usa os gases gerados pela própria queima do combustível para rotacionar a turbina e o calor gerado volta a combustão gerando mais potencia, se vc usa um combustível ruim, com mais enxofre ou até batizado com solventes, tudo isso queima no motor e volta a turbina quando os gases forem emitidos, prejuízo em dobro aos componentes do seu carro Turbo.

Fontes:
http://www.car.blog.br/2013/11/citroen- ... -usar.html" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.turbocenter.com.br/funci_mot_turbo.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Noisesteel
Mensagens: 573
Registrado em: Dom Fev 24, 2013 3:15 pm
Estado: SC
Cidade: Outra
Carro Atual: DS3 White Devil

Re: Combustível! Apenas Premium?

Mensagem por Noisesteel »

Excelente post, Luis! É o mesmo que penso.
I ride through the air
I laugh as I die
With powers of evil
Dark knowledge is mine

Responder