Publicações nacionais e internacionais sobre a família DS.
Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

[AE] Citroën DS3, Foguete de Bolso + Especificações Técnicas

Mensagem por Lincão »

Com 165 cv para movimentar 1.165 kg, sendo que a 1.400 rpm já se dispõe de 48 cv, o título do post está certo. Foguete de bolso, diversão pura. Junte-se um chassi bem papai-e-mamãe, McPherson e eixo de torção, mas muito bem acertado, e "patas" razoáveis, de 205 mm de seção, e está feita a festa. Assim é o Citroën DS3 que começa a chegar ao Brasil por R$ 79.990,00. Para bancos revesidos de couro, mais R$ 2.900,00.

O DS3 foi lançado na Europa no outono de 2009 e agradou em cheio, já tendo ultrapassado a marca de 200.000 unidades comercializadas. Seu porte – 3.948 mm de comprimento com 2.464 mm entre eixos – o faz adequado para o trânsito cada vez mais denso, mas sem perder comportamento correto na hora de partir para uma estrada.

O coração do DS3, tanto em sentido real quanto figurado, é o motor 1600 THP turbo que, por ser do Grupo francês PSA Peugeot Citroën, já é conhecido dos Peugeot 3008 e RCZ. Como já se sabe, o motor é fruto de parceria entre a PSA e a BMW, que o utiliza no MINI em suas várias versões, com potência que varia de 75 a 211 cv. No DS3, são 165 cv a 6.000 rpm e 24,5 m·kgf de 1.400 a 4.000 rpm. O turbocompressor com interresfriador sopra a 1 bar de pressão.

O corte de rotação é a 6.500 rpm e é do tipo "sujo", por corte de injeção e não pela borboleta de aceleração, este o corte "limpo", que considero inadequado ao não ser percebido de imediato pelo motorista. Um detalhe autoentusiasta é o ponteiro do conta-giros ficar vertical a 6.000 rpm – mas nem todos gostam do velocímetro com marcações ímpares que eu gosto.

O motor é estado da arte: 1.598 cm³ de 77 x 85,8 mm, duplo comando de válvulas por corrente com variador de fase em ambos, quatro válvulas por cilindro e injeção direta, com elevada taxa de compressão para um motor superalimentado: nada menos que 11:1. Funciona bem com gasolina comum/aditivada, mas a fábrica recomenda gasolina premium (98 octanas RON), conforme mostra a etiqueta na portinhola do bocal do tanque. O câmbio é exclusivamente manual de seis marchas.

Esse motor no DS3 conta com overboost, ou pressão de superalimentação adicional. Porém, ao contrário do Fiat Bravo T-Jet, em que para ativá-lo é preciso premer o botão OVB no painel, no francês a função entra automaticamente sempre que o acelerador chegar a 95% da abertura total, aí permanecendo por 20 a 30 segundos. O torque passa dos 24,5 m·kgf normais para 26,5 m·kgf, mas sem aumento da potência máxima, melhorando a resposta na faixa intermediária. No Bravo, o overboost permanece ativo enquanto o botão não for apertado novamente ou o motor não for desligado. A pressão adicional não foi informada, mas deve ser próxima a 1,3 bar. E o overboost é inibido estando o câmbio em primeira ou segunda

Vale comentar um fato curioso, por que não estranho. No Peugeot 3008 que testei a potência é 156 cv a 6.000 rpm, torque 24,5 m·kgf a 1.400 a 4.000 rpm. Já no RCZ que o Arnaldo testou a potência havia passado para 165 cv, demais dados iguais. Na Europa o DS3 é declarado com 156 cv, resto igual, o mesmo ocorrendo com o modelo.comercializado na Argentina e com o 3008 e o RCZ europeus. Indagada, a assessoria de imprensa da Citroën argumentou que para certos mercados o motor EP6DTE sofre recalibração, passando a EP6DTM.

Teoricamente, o aumento de potência até é possível devido à nossa gasolina com 20% a 25% de etanol, em que a queda de temperatura da mistura ar-combustível na vaporização acaba deixando a mistura mais densa, portanto melhorando a eficiência volumétrica (maior enchimento dos cilindros). De qualquer maneira, é um fato inusitado e surpreendente a versão de mercado brasileiro ser mais potente, uma vez que geralmente é ao contrário. Vale lembrar que calibrações dessa ordem em motores turboalimentados são mais fáceis ainda.

Dirigir o DS3 é mesmo prazeroso. Acelera forte, 0-100 km/h em 7,3 segundos e vai a 219 km/h, segundo a fábrica. O comando do câmbio de seis marchas é preciso e agradável, sentindo-se na mão o engate da luva sincrônica com a engrenagem. Me lembrou o Mazda Miata nesse ponto. Como é de se esperar, a sexta é longa para obter rotação baixa em velocidades de viagem e, de fato, a 120 km.h o motor está a 2.500 rpm. A velocidade máxima é atingida em quinta, a 500 rpm abaixo de rotação do pico de potência. Como curiosidade, a 120 km/h em quinta o motor está a apenas 3.000 rpm.

Diversão mesmo é dirigir o DS3 rápido. A Citroën organizou uma ida de São Paulo ao kartódromo da Cervejaria Schincariol, em Itu. Embora não sendo ideal, a pista permite alguma avaliação de comportamento, a ponto de o carro "cheirar a freio" ao parar. E a conclusão é o "chão" do DS3 ser admirável, sem sair de frente nas curvas de baixa mesmo com o controle de estabilidade e tração desligado e aplicando potência. A direção rápida de resposta e o volante de 363 mm de diâmetro, mais os bancos com ótimo suporte lateral, fazem a festa. Os pedais têm sapatas de alumínio com botões de borracha e – nunca havia visto – o apoio do pé esquerdo é ligeiramente voltado para o corpo. Perfeito!

No mais, um compacto adequado para o dia a dia e bem charmoso, com suas linhas inovadoras, em especial o tratamento dado às colunas centrais, uma alusão à barbatana do tubarão (que praticamente desaparece quando o carro é preto) e ao vidro traseiro envolvente dando impressão de não haver colunas traseiras. E um compacto que, sobretudo, anda muito bem. Mas podia ter faixa degradê no pára-brisa.

Lamentavelmente, a Citroën é mais uma empresa que nega a informação de consumo de combustível do carro que vende. Vergonhoso e desrespeitoso.

Para quem aprecia personalização, a fábrica oferece desde faixas decorativas a painel e manopla de câmbio de cores diferentes, como a Fiat fez com o novo Uno.

A Citroën estima vender 250 unidades por mês, a garantia é de três anos e realça revisões (a cada 10.000 km) a preços fixos e parcelados em três vezes em todo o país, sendo mais cara a de 60.000 km, R$ 810,00. Depois dessa quilometragem, como diz a linguagem popular, só Deus sabe...

FICHA TÉCNICA CITROËN DS3

MOTOR
Tipo
l-4, duplo comando por corrente,, 4 válvulas por cilindro, variador de fase na admissão e no escapamento, dianteiro, transversal, gasolina

Diâmetro x curso
77 x 85,8 mm

Cilindrada
1.598 cm³

Material do bloco e dos cabeçotes
Alumínio

Taxa de compressão
11:01

Potência máxima (NBR 5484)
165 cv a 6.000 rpm

Torque máximo (NBR 5484)
24,5 m·kgf de 1.400 a 4.000 rpm

Formação de mistura
Injeção direta

TRANSMISSÃO
Tipo
Câmbio manual de 6 marchas à frente e uma à ré, tração dianteira

Relações das marchas
1ª 3,54:1; 2ª 1,92:1; 3ª 1,33:1; 4ª 1,03:1; 5ª 0,82:1; 6ª 0,68:1; ré 3,31:1

Relação do diferencial
3,56:1

SUSPENSÃO

Dianteira
Independente, McPherson, braço inferior transversal com duas articulações, mola helicoidal e amortecedor pressurizado concêntricos e barra estabilizadora

Traseira
Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra establizadora

DIREÇÃO

Caixa de direção
Pinhão e cremalheira com assistência elétrica variável

Relação de direção
n.d

N° de voltas entre batentes
n.d

Diâmetro mínimo de curva
10,5 m

FREIOS

Dianteiros
A disco ventilado de 283 mm Ø

Traseiros
A disco de 247 mm Ø

Controle
ABS c/ distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem

RODAS E PNEUS

Rodas
Alumínio, 6,0J x 17

Pneus
205/45R17

CONSTRUÇÃO

Arquitetura
Monobloco em aço, hatchback de duas portas, cinco lugares

Aerodinâmica
0,31

Área frontal (estimada)
2,29 m²

DIMENSÕES

Comprimento
3.948 mm

Largura sem/com espelhos
1.715/1.994 mm

Altura
1.483 mm

Entreeixos
2.464 mm

Bitola dianteira/traseira
1.465/1.467 mm

CAPACIDADES E PESOS

Porta-malas
280 litros

Tanque de combustível
50 litros

Peso em ordem de marcha
1.165 kg

DESEMPENHO E CONSUMO

Velocidade máxima
219 km/h

Aceleração 0-100 km/h
7,3 s

Consumo urbano
n.d

Consumo rodoviário
n.d

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Intervalos de revisão
10.000 km

Garantia contratual
3 anos

Cores disponiveis
Preto Obsedien, cinza Shark, amarelo Pégase, azul Bellle-Île, branco Banquise, cinza Aluminium, vermelho Aden, vermelho Erythrée
Fonte: http://autoentusiastas.blogspot.com.br/ ... bolso.html
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

Avatar do usuário
bicudo
Mensagens: 1661
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 6:56 pm
Estado: SP
Cidade: Jundiaí
Carro Atual: C2 VTS / DS3 roxo
Localização: Jundiai - São Paulo

Re: [NA] Citroën DS3, Foguete de Bolso + Especificações Técn

Mensagem por bicudo »

Deve ser uma delicia acelerar esse carro na estrada....

Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

Re: [AE] Citroën DS3, Foguete de Bolso + Especificações Técn

Mensagem por Lincão »

Nem me fala, deve ser o capeta! Estou louco pra fazer um test-drive...

Só para comparar a relação peso/potência dele com outros carros:
Citroën C4 VTR - 8.9 Kg/CV
Citroën C2 VTS - 8.02 Kg/CV
Citroën DS3 - 7.06 Kg/CV
Honda Civic SI - 6.9 Kg/CV

Praticamente um empate técnico com o SI. É pouco peso por cavalo...
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

Fabio Machado
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Ago 30, 2013 10:28 am
Estado: Outros
Cidade: Outra
Carro Atual: ds3

Re: [NA] Citroën DS3, Foguete de Bolso + Especificações Técn

Mensagem por Fabio Machado »

bicudo escreveu:Deve ser uma delicia acelerar esse carro na estrada....


è uma delicia :))))

Bernardo
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Ago 29, 2013 9:14 pm
Estado: RJ
Cidade: Outra
Carro Atual: DS3

Re: [AE] Citroën DS3, Foguete de Bolso + Especificações Técn

Mensagem por Bernardo »

O que é exatamente "corte de rotação"?
Algum dispositivo para o malandro não conseguir esmerilhar o carro?
Nem sabia que existia isso!

Mpoletti
Mensagens: 14
Registrado em: Qui Out 24, 2013 8:41 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Jetta Tsi

Re: [AE] Citroën DS3, Foguete de Bolso + Especificações Técn

Mensagem por Mpoletti »

Quando fiz um testdrive, o vendedor deixou acelerar bem e, realmente o DS3 é um foguete. Olha que tenho um Jetta TSI, mas achei que o DS3 acelera igual ou mais rápido, pelo torque em baixa rotação.

Não vejo a hora do carro chegar.

Abs

Mpoletti

engenheiro88
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Dez 09, 2013 10:18 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Civic

Re: [AE] Citroën DS3, Foguete de Bolso + Especificações Técn

Mensagem por engenheiro88 »

Também fiz o test drive e qchei o carro muito esperto...agora é a negociaçao para tê- lo na garagem... Rsrs

augustocrd2
Mensagens: 221
Registrado em: Sáb Jan 25, 2014 5:51 pm
Estado: SP
Cidade: Outra
Carro Atual: DS3
Localização: Santos e São Paulo

Re: [AE] Citroën DS3, Foguete de Bolso + Especificações Técn

Mensagem por augustocrd2 »

Fiz o test drive o carro é demais!

Responder