Publicações nacionais e internacionais sobre a família DS.
Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

[AE] Citroën DS3, no uso

Mensagem por Lincão »

Depois de falar a respeito do Citroën DS3 por ocasião da sua apresentação há dois meses, usei-o durante uma semana, suficiente para confirmar o que já havia dito e observar mais pontos. Um deles é que quem não quiser chamar a atenção não deve comprar um. Cabeças se viram para ele, nos semáforos motoristas curiosos fazem as perguntas mais diversas, moradores do prédio onde moro querendo sabar que carro é aquele. Há muito eu não via isso. De fato, seu desenho é muito interessante, tem personalidade marcante.

Andar com o DS3 por aí, como se diz, dá enorme satisfação. Como acelera, como é ágil no trânsito! E depois de dirigir vários carros ultimamente com chave de presença e botão de partida, como é bom pegar a velha chave, introduzi-la no interruptor de ignição/partida e girá-la para acionar o motor de arranque. Pode ser coisa antiga, "de velho", mas é como prefiro. Certas "mudernidades" são inúteis.

É mais um carro em que o compromisso da calibração da suspensão é ideal, firme como se espera mas sem apresentar desconforto ao rodar pelo nosso piso miserável. Porém é algo rumorosa, percebe-se seu funcionamento. Particularmente não me incomoda, mas há quem não goste.

Como ocorre com a maioria dos carros de duas portas, puxar o cinto para atá-lo requer certa habilidade. Descobri que fica mais fácil puxá-lo por baixo do braço do que "caçá-lo" por cima. No fim já era um ato automático. É que bancos! O corpo encaixa perfeito, mas sem exageros de formas ou que dificulte o entrar e sair. Qualquer um encontra a posição de dirigir que mais agrada graças ao ajuste de altura e distância dos bancos, o mesmo para o pequeno volante de 363 mm de diâmetro. O apoio de pé tem inclinação lateral perfeita, voltada para a perna.

Tive oportuidade de fazer uma pequena viagem a Campinas e na estrada ele também está no seu elemento. O controle automático de velocidade é do tipo observado no Chrysler 300C, em que primeiro se escolhe a velocidade para depois ativar o controle, o que facilita usá-lo. O uso fácil compensa a dificuldade de encontrar o comando, uma vez que ele fica escondido atrás do raio esquerdo do volante. Mas depois que se decora o lugar dos botões, vai bem. No mesmo comando está o ajuste do limitador de velocidade, recurso cada vez mais útil em tempo de "campanha de faturamento" da prefeitura paulistana

Consome pouco combustível, o computador de bordo acusava com consistência 1 litro por 14,5~14,8 km, isso em ritmo de viagem de 125 km/h pelo GPS e usando o ar-condicionado. Na cidade, sempre ao redor de 1 L/9~9,5 km, variando em função do tráfego e saboreando umas arrancadas fortes de vez em quando. Coisa mesmo do trinômio motor pequeno-turbocompressor-injeçãodireta. O que o carro ganha velocidade rápido nesta faixa de velocidade de viagem é surpreendente. O baixo Cx 0,31 ajuda É mesmo um motor admirável, esse 1600 THP turbo de 165 cv. Em qualquer rotação e marcha é acelerar para dar um salto para frente. Pula-se uma marcha e o motor nem sente.

A seta tem o esquema das três piscadas e desliga que vem sendo cada vez mais aplicado, caso do novo Gol, muito útil (sim, uso seta, mas só quando é preciso). O conta-giros cujo ponteiro está na vertical a 6.000 rpm é outra atenção para com o motorista. A leitura dele e do velocímetro (com numeração por dezenas ímpares, gosto) é imediata, mas bem que poderiam ter lluminacão vermelha em vez de branca.

Outro auxílio útil é indicador de subir marcha exibido no instrumento da direita. Quando pode ser trocada para consumir menos, aparece o número da marcha seguinte e uma seta apontando para cima. Até eu me vali dele depois de um pedágio, em que não passei a sexta (a quinta por sí só já é bem longa, 3.000 rpm a 120 km/h).

Os espelhos externos incluem repetidoras dos indicadores de direção e são rebatíveis eletricamente, tanto por comando interno quanto automaticamete ao trancar o veículo pelo comando a distância. Estando parado e notar uma fila de motos se aproximando pelo "corredor", poder recolher os espelhos é uma tranqüilidade. E, claro, ambos são convexos, que deveria ser obrigatório pelo maior campo de visão nos dois lados proporcionado, fator de segurança no trânsito indiscutível.

Este novo Citroën vale mesmo a pena.
Fonte: http://autoentusiastas.blogspot.com.br/ ... o-uso.html
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

Avatar do usuário
bicudo
Mensagens: 1661
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 6:56 pm
Estado: SP
Cidade: Jundiaí
Carro Atual: C2 VTS / DS3 roxo
Localização: Jundiai - São Paulo

Re: [AE] Citroën DS3, no uso

Mensagem por bicudo »

O reporte curtiu mesmo dirigir o DS3......hahahaha

Avatar do usuário
Marcelojgomes1
Mensagens: 15
Registrado em: Sáb Set 12, 2015 8:30 am
Estado: SP
Cidade: Campinas
Carro Atual: Ds3

Re: [AE] Citroën DS3, no uso

Mensagem por Marcelojgomes1 »

Gostei to esperando o meu carro chegar 10 dias ainda


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

celiopacheco01
Mensagens: 11
Registrado em: Seg Set 14, 2015 3:25 pm
Estado: SC
Cidade: Itajaí
Carro Atual: ds3

Re: [AE] Citroën DS3, no uso

Mensagem por celiopacheco01 »

Se apaixonou pelo carro :lol:

Rodrigo Souza
Mensagens: 13
Registrado em: Sex Out 09, 2015 4:06 pm
Estado: DF
Cidade: Sobradinho
Carro Atual: fiat palio

Re: [AE] Citroën DS3, no uso

Mensagem por Rodrigo Souza »

Pareceu até um poema

LeonanRodrigues
Mensagens: 10
Registrado em: Sex Nov 20, 2015 8:32 pm
Estado: RJ
Cidade: Belford Roxo
Carro Atual: 206

Re: [AE] Citroën DS3, no uso

Mensagem por LeonanRodrigues »

Gostei hein =D

Vione
Mensagens: 10
Registrado em: Sáb Nov 21, 2015 1:04 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS4

Re: [AE] Citroën DS3, no uso

Mensagem por Vione »

O AE sempre com avaliações consistentes e comentários pertinentes.


Sent from my iPhone using Tapatalk

alchiarelli
Mensagens: 11
Registrado em: Ter Nov 24, 2015 1:29 pm
Estado: SP
Cidade: Campinas
Carro Atual: Onix

Re: [AE] Citroën DS3, no uso

Mensagem por alchiarelli »

Gostei da materia, só me anima ainda mais pra comprar um !

Varsol
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Set 16, 2013 7:35 pm
Estado: PR
Cidade: Curitiba
Carro Atual: Jetta

Re: [AE] Citroën DS3, no uso

Mensagem por Varsol »

Material legal, o carro simplesmente é muito ágil no transito da cidade, consume muito pouco, cabe em qualquer canto, dá para costurar muito fácil nos momentos e pressa.
Realmente chama a atenção.
Na estrada vai muito bem, extremamente estável em curvas.
Vejo só 2 pontos negativos; com a suspensão dura ele, ele se torna um carro cansativo no dia a dia. Algumas pessoas gostam, mas alguns dias quando você está todo moído é difícil... Em viagem, um asfalto ruim e viagem longa também fica cansativo. Mas afinal, ele é um hot pocket!
E fazer baliza com ele é meio estranho, a traseira nunca para aonde vc realmente quer. Acho que é algo relacionado com o tanto que vc vira o volante e o tanto que ele vira a roda. Ainda me atrapalho com ele. Tenho um jetta, e no jetta não erro nenhuma baliza, mas no ds3....

Responder