Publicações nacionais e internacionais sobre a família DS.
Avatar do usuário
piolho
Mensagens: 75
Registrado em: Qua Mar 20, 2013 2:56 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: Prius High

Re: Comparativo direto: Citroën DS3 vs Hyundai Veloster

Mensagem por piolho »

Bloqueio de diferencial? Em que situação ocorre isso no Golf? :shock:

Elder Gomes
Mensagens: 107
Registrado em: Ter Set 24, 2013 9:18 pm
Estado: ES
Cidade: Vitória
Carro Atual: DS3

Re: Comparativo direto: Citroën DS3 vs Hyundai Veloster

Mensagem por Elder Gomes »

Os dono de veloster ficam doido comigo...falam que é inveja :?
piolho escreveu:Bloqueio de diferencial? Em que situação ocorre isso no Golf? :shock:
Não sabia que o Golf tinha isso, também não sei se outros carros tem. Mas se tiverem não é bloqueio de diferencial pra sair da lama, deve ser pra controlar a diferença de tração entre as rodas, como por exemplo em uma curva ou qualquer situação que um pneu gire mais que outro, no caso essa diferença de rotação é um efeito dos diferenciais. Mas os carros hoje em dia estão vindo com controle de estabilidade e tração, agora o interessante seria saber se esses controles seriam meramente eletrônicos na maioria dos carros e no golf tivesse essa parte mecânica do diferencial auto-bloqueante.

Será que a diferença de rotação das rodas é feita com o uso do freio em carros que não tem esse mecanismo?

Avatar do usuário
walkra
Mensagens: 25
Registrado em: Sáb Mar 08, 2014 12:02 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Re: Comparativo direto: Citroën DS3 vs Hyundai Veloster

Mensagem por walkra »

Esse vídeo é meio ruim por que o cara que explica não fala muito bem inglês, alias, ligar as legendas é um show a parte, mas esse é o sistema de bloqueio do Golf GTI. Multidiscos, acopla e desacopla dependendo da situação. No Highline, não encontrei informações precisas se esse sistema é utilizado, mas acredito que seja em conjunto com o ABS/ESP freiando a roda mesmo, não o multidiscos. Mas o GTI é esse sistema mais elaborado

https://www.youtube.com/watch?v=UYuiinneUlA" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
walkra
Mensagens: 25
Registrado em: Sáb Mar 08, 2014 12:02 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Re: Comparativo direto: Citroën DS3 vs Hyundai Veloster

Mensagem por walkra »

O sistema do GTI e do 4MOtion é chamado de XDS plus, o do Highline, é XDS, então deve ser mesmo o sistema pelo controle de estabilidade controlando os freios da roda interna, e não o sistema multidiscos.

Avatar do usuário
piolho
Mensagens: 75
Registrado em: Qua Mar 20, 2013 2:56 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: Prius High

Re: Comparativo direto: Citroën DS3 vs Hyundai Veloster

Mensagem por piolho »

Deixa ver se eu entendi… Nos nossos PSA (e em carros de outras marcas), quando os controles de estabilidade e tração atuam, eles simplesmente controlam a borboleta de aceleração. No caso do Golf, o sistema controla individualmente o torque que vai pra cada uma das rodas motrizes. É isso?

Avatar do usuário
walkra
Mensagens: 25
Registrado em: Sáb Mar 08, 2014 12:02 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Re: Comparativo direto: Citroën DS3 vs Hyundai Veloster

Mensagem por walkra »

Maaaais ou menos.

O ESP atua somente quando o veículo percebe perda de aderência, com reação de frear o veículo para que ele consiga percorrer a trajetória desejada. Só que depois disso, enquanto você sai da curva acelerando, a roda interna da curva tem menos carga devido a transferência que ocorre pela força lateral. Como ela tem menos carga, é mais fácil enviar o torque e fazê-la girar, só que em falso (patina), fazendo com que o veículo sub esterce (saia de frente). Com o bloqueio do diferencial, enquanto você acelera em curva, a roda interna é freiada, ganhando resistência e ficando mais difícil de receber o torque, que agora vai para a roda externa, dando uma tendência menor a esse sub esterço. No caso do GTI, não é o freio que segura a roda interna, é um dispositivo eletro hidráulico que desacopla a roda interna do diferencial, ou seja, só a roda externa está recebendo força do motor. Top de linha!

Avatar do usuário
piolho
Mensagens: 75
Registrado em: Qua Mar 20, 2013 2:56 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: Prius High

Re: Comparativo direto: Citroën DS3 vs Hyundai Veloster

Mensagem por piolho »

Acho que eu não tinha me expressado direito, mas foi isso aí que eu entendi. ;)

Fucking germans! :D :D

Avatar do usuário
walkra
Mensagens: 25
Registrado em: Sáb Mar 08, 2014 12:02 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Re: Comparativo direto: Citroën DS3 vs Hyundai Veloster

Mensagem por walkra »

Haha! Os caras tem uma tecnologia embarcada muito boa mesmo.

loudenvier
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Jan 02, 2014 3:37 pm
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Carro Atual: C4 VTR

Re: Comparativo direto: Citroën DS3 vs Hyundai Veloster

Mensagem por loudenvier »

O Civic Si também tem um Limited-slip Differential, os BMWs da série M, etc. Mas em um carro 4x4, putz, deve ser demais (igual ao Nissan GTR)

Responder