Aqui você encontrará todas as informações sobre som da linha DS, sugestão de configuração e especificações.
hammerhead
Mensagens: 22
Registrado em: Seg Nov 03, 2014 12:41 am
Estado: RS
Cidade: Novo Hamburgo
Carro Atual: Focus Ghia hatch

Susgestão de melhorias para o som do DS3

Mensagem por hammerhead »

Fala moçada!

Já tive Corsa, 206, Polo hatch e atualmente tenho um Focus hatch Ghia 2011.
Em todos os fóruns de que participei sempre vi bastante gente questionando sobre melhorias no sistema de som original dos carros.
Pois bem, sempre escolhi e montei os sets nos meus carros, então acho que posso dar alguns palpites randômicos:

- Comprar equipamentos porque fulano ou beltrano disse que é bom é furada. O ideal é procurar escutar os produtos. Vá até uma loja de som, geralmente tem bancadas de teste módulos, falantes, etc. Avalie o som de carros de amigos, e por aí vai.
- Já vi gente investindo uma grana iluminati em som (2 vias Focal, sub JL, ...) pra escutar música em mp3. mp3 é um formato de arquivo bastante capado e compactado, em que a onda é bastante cortada. Ou seja, é provável que essa galera ficaria igualmente satisfeita com produtos bem mais simples e baratos.
- Geralmente não há motivos para trocar os falantes originais traseiros. Eles não são necessários pra um som interno equilibrado e com bom palco. Um bom kit 2 vias na frente dá mais do que conta do recado.
- Na medida do possível, fuja de marcas como Booster, Boss, Hbuster, Pyramid, Roadstar, etc. Em geral são produtos com controle de qualidade altamente questionável (nunca se sabe o que tem dentro), alto consumo de bateria e qualidade sonora discutível. Na sua faixa de preço há bons produtos nacionais.
- Se o player não tem RCA e o módulo a ser usado tem entradas altas, vale a pena testá-las. Tem módulos que lidam melhor com entradas altas do que RCA convertidas.
- Um set deve ser, acima de tudo, equilibrado. A qualidade do conjunto é dada pela qualidade do componente mais fraco. Filosófico, não?
- Na maioria dos carros, a percepção de baixa qualidade no som é dada principalmente pelos falantes serem simples demais (e não tanto pelo player em si), e pelo fato do player mandar todo o espectro de frequência para todos os falantes. Os falantes das portas simplesmente não são capazes de atingir frequências abaixo de 80~100 Hz, o que gera grande distorção no conjunto.

Pretendo comprar um DS3 assim que vender meu Focus. Supondo que eu não tivesse nenhum equipamento em mãos, e desejando manter o player original, eu optaria pelos seguintes sets, de acordo com o bolso:

Set 1 - Custo-benefício

- Player original (Blaupunkt RD4)
Aquela história de manter CB, comandos no volante, etc. Ajustaria o som todo pra frente no player, deixando os falantes traseiros apenas para o sensor de ré.
- Conversor RCA
Sim, infelizmente é difícil fugir dessa gambiarra. Sugiro os conversores da EAtech, que são fabricados no Brasil pelo pessoal da Rallysom de Curitiba, que focaram em desenvolver um produto com componentes um pouco melhores do que a média. E como citei antes, se o módulo tiver entrada alta, vale a pena testar.
- Kit 2 vias (abaixo de R$ 200)
Há diversas opções de baixo custo e boa qualidade no mercado, como Bravox CS60B e NAR 600 CS1.
- Subwoofer de 8", 10" ou 12" (até R$ 300)
Essa escolha depende muito do estilo musical a ser tocado e do espaço disponível para caixa. Eu prefiro sub em caixas seladas, que tem respostas mais rápidas, apesar do menor SPL. Optaria por um Questo da linha QS 250, ou NAR série 1.
- Módulo (abaixo de R$ 500)
Para o set proposto, um módulo de 3 canais seria o ideal, mas são pouco comuns no mercado brasileiro. Pode-se utilizar um módulo 4 canais com bridge para o subwoofer. Optaria por algo do nível de um Soundigital SD400.4 (~ R$ 260) ou um SD 800.4 (~ R$ 450), uma vez que a linha 600.4 pelo jeito foi descontinuada. Esses módulos, apesar de serem classe D, apresentam boa sonoridade, pelo menos aos meus humildes ouvidos. São produtos honestos e com boa eficiência energética. Há outras marcas nacionais com produtos semelhantes. Como dito, sugiro escutar os produtos.
- Cabos RCA e de força, porta fusível e demais acessórios
Utilizo os produtos da Technoise, que me parecem ser de boa qualidade e a preço honesto.

Set 2 - Intermediário
O gargalo desse set claramente será o player original.

- Player original (Blaupunkt RD4)
- Conversor RCA EAtech 2 canais ou equivalente
- Kit 2 vias (abaixo de R$ 400)
Há boas opções de marcas como Helix (B62C), Hertz (DSK 165), NAR 600 CS-2, Bravox CS60D, etc.
- Subwoofer 10" ou 12" (abaixo de R$ 400)
Mesmas sugestões do set 1, a não ser que se deseje maior potência. Nesse caso, há os Questo QS350, ou mesmo os Bravox UXP, que já é bem mais voltado ao SPL.
- Módulo
Vai depender da potência total do conjunto. Hoje eu optaria por um JBL GTO-3EZ. É um módulo 3 canais e ~600 Wrms, sendo os canais de voz classe AB e o do sub classe D (menor consumo de energia), com recursos bastante interessantes. Custa ~R$ 700.
- Cabos RCA e de força, porta fusível e demais acessórios
Idem set 1.

Acho que é isso pessoal.
É possível dar uma boa melhorada no sistema mantendo o player original, e sem gastar rios de dinheiro. Muita gente torce o nariz pra sets com player original, mas pela minha experiência um sistema bem equilibrado e bem regulado atende 95% dos casos.
E claro, som automotivo, como toda personalização, é algo extremamente subjetivo, e 100 pessoas diferentes provavelmente escolheriam 100 sets diferentes.

Espero ter ajudado!

brejaman
Mensagens: 89
Registrado em: Qua Ago 13, 2014 9:44 pm
Estado: SP
Cidade: Campina Grande do Sul
Carro Atual: nada

Re: Susgestão de melhorias para o som do DS3

Mensagem por brejaman »

Muito interessante!

luizmarchetti
Mensagens: 144
Registrado em: Ter Abr 30, 2013 6:57 pm
Estado: MS
Cidade: Campo Grande
Carro Atual: DS3

Re: Susgestão de melhorias para o som do DS3

Mensagem por luizmarchetti »

Já tive algumas decepções na instalação anterior e agora pretendo fazer direito.

Eu tinha comprado um Sub Slim de 8" da Pyramid que não durou 1 mês. Parou de funcionar e o porco do instalador (porco mesmo, deixou uma pancada de fio aparente no porta-mala e conseguiu arranhar a moldura black piano perto do câmbio) disse que o módulo interno da caixa não tava aguentando o sub.

Larguei mão e arranquei toda a fiação, depois que eu fui ver o lixo que era o cabo RCA que o cara usou. Agora eu posso dizer que acredito que cabo RCA não pode ser qualquer um e usar conversor pode piorar as coisas. No meu caso, chegava a dar estalos na caixa quando eu acionava a seta ou o botão dos vidros.

Enfim... Pesquisei bastante sobre SQ de entrada e já estou com os falantes comprados. Vai ser assim:

- Frente: Kit 2 Vias Morel Maximo 6" (paguei R$ 380 na Black Friday, preço normal é mais de 600);
- Trás: não vou mexer, vão ficar os falantes originais, o efeito palco já seria suficiente;
- Porta-mala: Subwoofer Questo 8" QS250A-8SVC4 (R$ 240) , dizem ter muita qualidade e exige uma caixa pequena (9 litros selada ou 14 litros dutada) então não vai roubar muito espaço;
- Módulo Y2 Audio DPA-1500 (R$ 500~600), amplificador Classe D , marca nacional que dizem de bom custo x benefício , já possui entradas em alta, elimina a necessidade de usar conversor RCA que pode prejudicar a qualidade;

Dessa vez não vou economizar no instalador e vou num profissional bom, vou pedir pra fazer o isolamento das portas (é quase que obrigatório pra usar essas caixas da Morel) e usar cabos de qualidade.

hammerhead
Mensagens: 22
Registrado em: Seg Nov 03, 2014 12:41 am
Estado: RS
Cidade: Novo Hamburgo
Carro Atual: Focus Ghia hatch

Re: Susgestão de melhorias para o som do DS3

Mensagem por hammerhead »

Cara, instalação é complicado.
Ainda acho que é melhor pesquisar e instalar por conta própria. Não é difícil e não requer muuitos equipamentos. Tendo um multímetro e um bom ferro de solda, se faz milagre.
Instaladores nunca vão ter o cuidado que tu tem com teu próprio carro. Sem falar que muitas vezes economizam em materiais.

Quanto a cabo RCA, tenho amigos que tem bons módulos e usam cabo RCA xingling de 5 pila. É o tipo de coisa que não vale a pena economizar. A Technoise tens produtos com bom CxB, assim como a knukonceptz com as linhas mais simples (karma e krystal).

Achei muito bom teu set. Conseguiu um preço excelente no kit 2 vias!
Eu já tinha ouvido falar dos módulos Y2 na época do lançamento, mas nunca vi fisicamente, nem escutei.
Nem lembrava mais hehe
Tenho um Questo de 12", acho muito bom. É um sub bem musical.

Acho que vale a pena testar as entradas altas. Procure comprar cabos de falantes blindados, como os knukonceptz mesmo.
Ah, tem um user do autofórum e do mercadolivre, acho que é pr_nor se não me engano.
O cara vende várias marcas e tem preços acessíveis. Comprei com ele nas últimas vezes e consegui preços bastante bons!

http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_137809388" onclick="window.open(this.href);return false;


Valeu!

explod
Mensagens: 17
Registrado em: Seg Ago 18, 2014 4:31 am
Estado: Outros
Cidade: Outra
Carro Atual: Citoren

Re: Susgestão de melhorias para o som do DS3

Mensagem por explod »

Tenho um ds3 de 2010 e gostaria de colocar colunas na traseira e um subwoofer, mas preciso de um amplificador, e o radio de origem não tem RCA.
Alguém me sabe dizer o material que preciso? radio, amplificador, control do volante...
Gostaria de saber também como poderei passar os cabos da bateria da frente para o interior do carro da forma mais correta.
Desde já obrigado.

Avatar do usuário
vtr2008
Mensagens: 122
Registrado em: Sex Jun 22, 2012 9:20 pm
Estado: RS
Cidade: Bento Gonçalves
Carro Atual: Citroën DS3
Localização: Bento Gonçalves

Re: Susgestão de melhorias para o som do DS3

Mensagem por vtr2008 »

explod escreveu:Tenho um ds3 de 2010 e gostaria de colocar colunas na traseira e um subwoofer, mas preciso de um amplificador, e o radio de origem não tem RCA.
Alguém me sabe dizer o material que preciso? radio, amplificador, control do volante...
Gostaria de saber também como poderei passar os cabos da bateria da frente para o interior do carro da forma mais correta.
Desde já obrigado.
Você pode usar um conversor RCA , tipo esse (existem várias marcas): http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... eatech-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

Tem várias marcas, já usei no meu C4 VTR e funcionou muito bem com o módulo Blaupunkt que tinha! Não perde comandos do volante nada!
Eu tinha um KIT duas vias da Hertz, um SUB JL e um módulo 4 Canais da Blaupunkt no carro! Gostava bastante do som!
Citroën DS3 1.6 THP

dudusandi
Mensagens: 16
Registrado em: Dom Set 25, 2016 7:45 pm
Estado: RS
Cidade: Caxias do Sul
Carro Atual: C4 LOUNGE 2.0 2014

Re: Susgestão de melhorias para o som do DS3

Mensagem por dudusandi »

Eai trocou o focus pelo ds4 ? Porque eu troquei um focus igual o seu por um C4l e estou sentindo falta do focus.. :cry:

Avatar do usuário
pedrones212
Mensagens: 23
Registrado em: Qua Fev 08, 2017 3:29 pm
Estado: RS
Cidade: Caxias do Sul
Carro Atual: Citroen DS3

Re: Susgestão de melhorias para o som do DS3

Mensagem por pedrones212 »

Galera, tudo bem?

Curto muito viajar e dar um role escutando um bom som. Tive um C4 hatch Competition(Esportivo adesivado :lol: :lol: ) e o som do carro era incrível, sem precedentes.

Quando troquei pelo DS3 (Ano 2014/2015) comecei a pesquisar fundo sobre as features do carro e não sei se vocês sabem, mas pelo menos no ano do meu carro com o Pack Confort a Citroën já disponibiliza um SubWoofer no Porta Mala.

Tem aquelas proteções de plásticos laterais para acesso a suspensão e o farol traseiro. No lado direito se você abrir vai ver uma caixa preta. Programando na central multimida um BASS de 5 a 7 fica muito bom pra curtir um som grave em modo cruzeiro haha :mrgreen: :mrgreen: 8-)
_______________________________________________________________________
:arrow: Tem espaço pra passar? Ultrapassa!!! :arrow:
:twisted:

Fakrelling
Mensagens: 42
Registrado em: Ter Mai 09, 2017 8:34 pm
Estado: PR
Cidade: Castro
Carro Atual: Ds3

Re: Susgestão de melhorias para o som do DS3

Mensagem por Fakrelling »

vtr2008 escreveu:
explod escreveu:Tenho um ds3 de 2010 e gostaria de colocar colunas na traseira e um subwoofer, mas preciso de um amplificador, e o radio de origem não tem RCA.
Alguém me sabe dizer o material que preciso? radio, amplificador, control do volante...
Gostaria de saber também como poderei passar os cabos da bateria da frente para o interior do carro da forma mais correta.
Desde já obrigado.
Você pode usar um conversor RCA , tipo esse (existem várias marcas): http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... eatech-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

Tem várias marcas, já usei no meu C4 VTR e funcionou muito bem com o módulo Blaupunkt que tinha! Não perde comandos do volante nada!
Eu tinha um KIT duas vias da Hertz, um SUB JL e um módulo 4 Canais da Blaupunkt no carro! Gostava bastante do som!
up!

e sobre o cabo de bateria, alguma ideia?

Responder