Aqui você encontrará todas as informações sobre som da linha DS, sugestão de configuração e especificações.
daniellorenzato
Mensagens: 86
Registrado em: Qua Out 03, 2012 8:08 pm
Estado: RS
Cidade: Pelotas
Carro Atual: DS4

Troca do sistema de som pelo eMyWay ou outras alternativas

Mensagem por daniellorenzato »

Comprei essa semana da Citroën Auch Accessoires da França, o conjunto de painéis que constituem a parte superior do console do DS3, onde alinha a futura tela de 7" para a tela.

Minha pretensão é ir comprando e montando um novo sistema de áudio compatível com o computador do carro, fazendo algumas melhorias.

Peço ajuda àqueles que possuem o material técnico do DS3 para ajudar não só a mim, mas a todos que querem melhorar o lixo que é o sistema de áudio desse super carro!
[]'ão

Daniel Lorenzato
Imagem

Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

Re: Troca do sistema de som pelo eMyWay ou outras alternativ

Mensagem por Lincão »

Fala aí Daniel,

Usando como base o DS3R que estava no Salão do Automõvel deste ano, temos as seguintes peças (os part numbers são válidos em qualquer lugar do mundo):

Unidade controladora do som:
http://www.system.adm.br/share/ds3_rneg01.jpg

Tela:
http://www.system.adm.br/share/ds3_rneg02.jpg

Mapas do Brasil e Argentina:
http://www.system.adm.br/share/ds3_rneg03.jpg

A descrição do conjunto está como "RNEG". Não sei se esse é um nome genérico para todo sistema multimidia+navegação da Citroën. O filipe411 colocou o RNEG do Aircross no C4 dele...vou falar pra ele dar uma passada aqui e dar uma olhada.

Sei que não ajudei muito...rsrsrs

[]'s
Lincão!
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

Avatar do usuário
filipe411
Mensagens: 43
Registrado em: Sáb Jun 02, 2012 12:47 am
Estado: ES
Cidade: Vitória
Carro Atual: C4 Hatch VTS / DS3

Re: Troca do sistema de som pelo eMyWay ou outras alternativ

Mensagem por filipe411 »

Vamos lá...

Esse RNEG, que estava no DS3R do Salão é TOTALMENTE diferente dos aparelhos que equipam a gama PSA no Brasil. COMO ASSIM??? A fachada do rádio é igual, e conversei com o um engenheiro da Citroën do Brasil e ele me falou que os nossos aparelhos do Aircross e tal são RNEGs também! Voce é doido Filipe?

Bem, talvez eu seja, mas acontece que fiz uma extensa pesquisa sobre esses aparelhos e como TCC eu instalei um desses do Aircross no meu C4 Hatch. Incrivelmente, ele funciona MELHOR no C4 do que no Aircross, mas isso é um detalhe que só a Citro não vê devido aos cu$to$ de produção.

O que acontece é que o modelo de navidrive no DS3R do Salão é de fato um RNEG, produzido pela Harman Becker, e NÃO possui mapas do Brasil. Esse aparelho surgiu como entrada de gama na europa, convivendo ao mesmo tempo com o RT4 e o poderoso RT5. O RNEG era mais em conta.

Já o navidrive que equipa a gama latina da PSA — Aircross, C3 Picasso, 308, 408, 508 e em breve novo C3, é uma versão reduzida e adaptada do RT6, sistema 2DIN da Magneti Marelli, que equipa na Europa o novo C4, DS4, DS5, entre outros, adaptada ao formato CAN2004 (o sistema multiplexado utilizado pelos C4 "antigos", DS3, C3 antigo, C3 novo, etc). Aqui começa a confusão: na Europa, o RNEG tinha como nome comercial "MyWay" (WipNAV na Peugeot) e o RT6 foi lançado como "eMyWay" (WipNAV+ na Peugeot). Ao trazer o sistema para o Brasil, a PSA realizou um "pacote econômico" e passou a produzir aqui o RT6, com comunicacão CAN2004, dentro de uma fachada 1DIN de RNEG. Para piorar ainda mais a confusão, anunciaram o RT6 tropicalizado aqui como simplesmente MYWAY e WIPNAV, abandonando o prefixo "e" e o sufixo "plus".

Dessa maneira senhores, acreditem se quiser, o Brasil foi o primeiro lugar do mundo a ter o RT6 no formato 1DIN. Logo quando instalei o RT6 no C4, postei em outros fóruns e muita gente não entendeu nada. No Planete-Citroën, quando um contato inglês postou minhas fotos lá, falaram que era montagem, que era mentira, pois não existia RT6 1DIN (ainda mais no Brasil, comentaram)...bem, resultado é que tomaram no t**a, pois somente na metade desse ano o RT6 1DIN chegou lá, se não me engano, primeiramente na gama C5 e agora vai passar (ou já passou) a substituir os RNEGs dos DS3.

Pra ter idéia de como a situação é confusa, tem horas que penso que nem a PSA Brasil sabe o que faz. Todos os carros que vêm de fábrica com o sistema aqui vêm com um mínimo de funções habilitadas, os mapas não são atualizados faz tempo (eixo SP/RJ/SUL beleza, mas fora disso..aqui no ES que é pertinho tem muita coisa errada no mapa), e as próprias instruções de atualização deles são erradas. Veja que na foto que Lincão postou da atualização fala-se em cartão SD. RT6 não tem entrada de cartão SD, nem externa nem interna! No RNEG tinha, no RT6 a atualização é por pendrive.

Depois, se quiserem, posto sobre adaptação e compatibilidade dos RT6 BR, assim como suas funções.

Abras.
Editado pela última vez por filipe411 em Ter Dez 11, 2012 10:36 pm, em um total de 1 vez.
Imagem

mrguga
Mensagens: 234
Registrado em: Ter Out 23, 2012 9:28 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS3

Re: Troca do sistema de som pelo eMyWay ou outras alternativ

Mensagem por mrguga »

é claro que queremos!!!!

daniellorenzato
Mensagens: 86
Registrado em: Qua Out 03, 2012 8:08 pm
Estado: RS
Cidade: Pelotas
Carro Atual: DS4

Re: Troca do sistema de som pelo eMyWay ou outras alternativ

Mensagem por daniellorenzato »

Manda aí Filipe!!

É de muito interesse dos proprietários do DS3 mudar o sistema!!!
[]'ão

Daniel Lorenzato
Imagem

Avatar do usuário
bicudo
Mensagens: 1661
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 6:56 pm
Estado: SP
Cidade: Jundiaí
Carro Atual: C2 VTS / DS3 roxo
Localização: Jundiai - São Paulo

Re: Troca do sistema de som pelo eMyWay ou outras alternativ

Mensagem por bicudo »

Eu estive com o Felipe, e vi de perto funcionando no c4 dele. ...show.
Então se a idéia e ter algo original e a melhor solução.
O problema e só encontrar um a venda.
Já que esses aparelho não é acessório e sim faz parte de um pacote do aircross.

daniellorenzato
Mensagens: 86
Registrado em: Qua Out 03, 2012 8:08 pm
Estado: RS
Cidade: Pelotas
Carro Atual: DS4

Re: Troca do sistema de som pelo eMyWay ou outras alternativ

Mensagem por daniellorenzato »

Bicudão,

Recém vim da cc aqui em Pelotas, e pedi para ver o sistema de audio do aircross.. Cara, só o valor do radio que não faz referência se é RT4,5 ou 6, está 6700,00 só o radio tirando todo o resto das peças.
Se o pessoal consegui me passar o código das peças eu vou vendo os valores!!
E realmente a pronta entrega no Brasil não tem, tem que solicitar pra fabrica, isso uns 45-60 dias!
[]'ão

Daniel Lorenzato
Imagem

daniellorenzato
Mensagens: 86
Registrado em: Qua Out 03, 2012 8:08 pm
Estado: RS
Cidade: Pelotas
Carro Atual: DS4

Re: Troca do sistema de som pelo eMyWay ou outras alternativ

Mensagem por daniellorenzato »

2 Uma outra Alternativa

Citando o Cesar Espindola
"Este kit holandes pode ser conectada ao systems original do carro. É caro mas é bom. http://Www.navinc.nl Multimedia navigatie II set Citroen DS3 (iGO, BT, iPOD, USB)
Art. nr.: NII-CIT-DS3."


Entrei em contato com a revenda na Holanda e a resposta é a seguinte:
"Hi Daniel,

The product Multimedia navigatie II set Citroen DS3, can accept Brazilian\'s Maps?
*Maps are based on iGO Primo (Windows version).
*We can offer iGO Brazilian maps with a minimum of quantity of 20x sets.
*If you only need one set then you need to download maps by yourself.

and is this multimedia RT45 compatible?
*Yes RT45 radio systems are compatible.

The on drive commands work?
*The information you normaly see on the monochrome display you also will see on the full color LCD screen like, time, temperature, radio RDS, park assist, etc." (Edwin Heesterbeek)

http://www.navinc.nl/Producten?s=2194


e aí????
[]'ão

Daniel Lorenzato
Imagem

daniellorenzato
Mensagens: 86
Registrado em: Qua Out 03, 2012 8:08 pm
Estado: RS
Cidade: Pelotas
Carro Atual: DS4

Re: Troca do sistema de som pelo eMyWay ou outras alternativ

Mensagem por daniellorenzato »

3 Alternativa

Citando Alyson Machado
"A m1 nao tem.comando lateral. A tela é separada do toca cd e dos botões. Ela é no mesmo squema pro aircross. C4. C5. Ds3.. Tela de 7 pol que encaixa nessa moldura que vc comprou + o aparelho que imita o original da citro. Muito bonito. E a interface eu mexo nela toda. Se quiser uma personalizada é so falar cmg. Tem o chenso no forum do c4c que vende dela."

Precisamos do parecer do Chenso do C4C.
[]'ão

Daniel Lorenzato
Imagem

Responder