Discussões gerais sobre os veículos da linha DS. Manuais, informações e etc.
Guto Fleury
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Jan 02, 2017 6:39 pm
Estado: MG
Cidade: Uberlândia
Carro Atual: 308 THP

Motor THP - Barulho durante freio motor.

Mensagem por Guto Fleury »

Pessoal, tenho um 308 THP câmbio AT6, mesma mecânica do DS4, C4 THP, etc... Nos últimos dias percebi que quando tiro o pé do acelerador, andando a uma velocidade em torno de 30-40km/h e com o motor em torno de 2000 rpm, um barulho baixo, parecido com o de uma catraca de bike aparece. Só dá para ouvir de vidros baixos e só aparece em torno de 2000 rpm com o carro em freio motor.

Pode ser que o carro já tinha esta característica e eu não tinha percebido, já que 95% do tempo ando de vidros fechados.

Minha suposição: o barulho pode ser normal e proveniente da corrente de comando de válvulas do carro, que provavelmente está ressonando nessa faixa de rotação, em situação de freio motor. Acelerando não tem este barulho.
O kit de corrente já foi trocado no meu carro em garantia a 6 meses. Atualmente, nas partidas a frio o barulho do motor é moderado, bem mais baixo que antes de trocar o kit corrente.

O que acham? O carro de vocês também emite esse som baixo de "catraca de bike" quando em freio motor girando a +-2000 rpm?

Obrigado

Rodrigods4
Mensagens: 60
Registrado em: Sáb Mai 21, 2016 2:26 am
Estado: SP
Cidade: Sorocaba
Carro Atual: Ds4

Re: Motor THP - Barulho durante freio motor.

Mensagem por Rodrigods4 »

O meu também já foi trocado todo o kit de corrente . É o barulho voltou. Levei novamente na ccs e foi feito uma nova tensão na corrente. O barulho sumiu por um mês aproximadamente . Agora voltou, bem mais fraco mas voltou.

Guto Fleury
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Jan 02, 2017 6:39 pm
Estado: MG
Cidade: Uberlândia
Carro Atual: 308 THP

Re: Motor THP - Barulho durante freio motor.

Mensagem por Guto Fleury »

Para ficar bem claro o barulho que estou tentando descrever assistam a este video:

https://www.youtube.com/watch?v=A0d03CQHqSo" onclick="window.open(this.href);return false;

É o barulho de catraca de bike que aparece na descida do giro do motor quando desacelerado. Não to falando do barulho da blow off kkk...

Meu carro está com este barulho. Pesquisando, descobri que pode ser uma folga na válvula wastgate do turbo.

Tenho quase certeza que se eu for na css irão me indicar a substituição da turbina. Acredito que se for mesmo folga na wastgate alguém com habilidade consegue reparar sem necessitar trocar a turbina.

Alguém mais tem ou sabe algo sobre esse barulho?

Videos sobre a folga da wastgate:
https://www.youtube.com/watch?v=8L-xpBOggLk" onclick="window.open(this.href);return false;
https://www.youtube.com/watch?v=m1XrhIWsE4Q" onclick="window.open(this.href);return false;

Essa folga faz perder um pouco da pressurização, consequentemente, potência.

1berto
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Set 05, 2017 12:25 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: 2008

Re: Motor THP - Barulho durante freio motor.

Mensagem por 1berto »

O meu faz esse mesmo barulho.

Na ccs disseram que é característica de funcionamento do motor.

Acompanhando....

Kardec
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Set 25, 2017 2:04 am
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Carro Atual: Peugeot 308 THP

Re: Motor THP - Barulho durante freio motor.

Mensagem por Kardec »

O meu 308 está atualmente com 9k e faz o mesmo barulho, dizem que é característica mas eu não confio muito . . .
Acompanhando tbm.

ALEMAO
Mensagens: 6
Registrado em: Seg Out 30, 2017 9:58 pm
Estado: MG
Cidade: Contagem
Carro Atual: ds5

Re: Motor THP - Barulho durante freio motor.

Mensagem por ALEMAO »

O meu ds5 esta com esse barulho horrivel e vou levar na css hoje para ver oq eles falam a respeito disso.

cfilth
Mensagens: 150
Registrado em: Seg Mar 25, 2013 8:48 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3
Localização: sao paulo
Contato:

Re: Motor THP - Barulho durante freio motor.

Mensagem por cfilth »

Estou com meu DS3 desde 0km a 5 anos já...

Ainda em garantia la pelos 40k foi trocado o kit corrente completo do meu, sanou mas não demorou muito e voltou, la pelos 80k em uma revisão foi detectado que seria necessário a troca novamente, um indicio é o barulho na partida fria mas para ter certeza só o mecânico olhando se a corrente esta esticada ou com folga, com folga terá que trocar.

Então já te digo que é normal mesmo dar este defeito, ate mesmo os que rodam pela europa tem estes mesmos relatos por exemplo no forum etuners. Mas se é necessário trocar ou não so com uma analise do mecânico.

ravani
Mensagens: 9
Registrado em: Sex Fev 02, 2018 10:43 pm
Estado: ES
Cidade: Vitória
Carro Atual: civic

Re: Motor THP - Barulho durante freio motor.

Mensagem por ravani »

esse bendito ruido do tenso da corrente ta me desanimando, to vendo varios relatos desse problema e que tbm esta dando defeito denovo nao muito tempo depois de trocado... desembolsar um valor desse seguido assim é tenso.

Responder