Discussões gerais sobre os veículos da linha DS. Manuais, informações e etc.
mrguga
Mensagens: 234
Registrado em: Ter Out 23, 2012 9:28 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS3

Comparativo pessoal Punto T-JET vs DS3

Mensagem por mrguga »

A pedidos, e para ficar registrado, vou postar aqui minha opinião PESSOAL como ex-proprietario de um T-JET.

Ambos T-JET e DS3 stock, sem alteração nenhuma. Coloco em ordem do que acho mais importante primeiro.

Principais vantagens do DS3 em relação ao T-JET
- Consumo: num trajeto que faço todo mes, com o pé no fundo, o T-JET fazia 6,5km/l e o DS3 8,5km/l. O melhor consumo que tive com o T-JET foi 11km/l, ontem fiz uma viagem de 250km a 14.8km/l no DS3.
- Cambio: o do T-JET é curto demais, na 5a marcha a 150km/h já está quase 5k giros. O DS3 a 170km/h está a 3500 RPM em 6a marcha. O ruído é bem menor
- Motor: Infelizmente o T-JET abre o bico em 5a marcha. Não sei se é intencional, mal-programado ou inevitável, mas é nítida a diferença de torque entre a 4a e a 5a. O DS3 empurra bem em qualquer marcha. Dá pra subir a serra em 6a se não tiver afim de gastar, ou em 3a (que vai até 160km/h) criminosamente. Apesar da diferença pequena nos números, o DS3 anda bem mais, devido ao escalonamento das marchas e turbina de duplo fluxo que enche mais rapido.
- Design: O DS3 é bem mais moderno, o plástico menos vagabundo, acabamento superior
- Garantia: 3 anos (contra 1 do T-JET)
- Freios: tem Auxilio-Urgencia (AFU ou BAS), o conjunto todo também é superior, e pára mais rapido que o T-JET.
- Tem ESP (focado em segurança, não esportividade, mas dá pra desligar)
- Upgrades mais faceis de fazer, visto que o motor é utilizado em vários modelos (Peugeot, BMW, Mini, etc), tem mais informação sobre o carro na net. Só chipando já chega a quase 200cv
- Bancos: Pode ser porque sou muito magro, mas não conseguia encaixar no banco do T-JET direito, sempre dava dor na lombar em viagens maiores que 1h. Com o DS3 o encaixe é perfeito. (aliás isso percebi na primeira "sentada" no carro, bem antes de pensar em comprar)


Principais vantagens do T-JET em relação ao DS3:
- Quatro portas (família reclama quando andam comigo e precisam ficar levantando banco)
- Teto-solar (sinto falta)
- O som com sub de 8" é BEM melhor que do DS3, apesar de alguns bugs quando o mp3 tinha caracteres não tradicionais no nome. (japones/koreano/etc). Nada que não se troque também.
- Todos os vidros com one-touch (e levantamento na chave) de série (dá pra colocar no DS3, mas é por fora)
- Suspensão um pouquinho mais confortável (desvantagem em pista, creio eu)
- Custo menor
- GPS (quase não usava e estava desatualizado, mas tinha)
- Comando de voz para o som e bluetooth (podia ligar pra qualquer pessoa na agenda sem tirar os olhos da estrada)

Como podem ver, nos assuntos que realmente importam o DS3 é bem superior, as vantagens do T-JET são secundárias e pra muitas pessoas nem vale a pena considerar.
Não cheguei a colocar o T-JET no track day, então não sei como ele se comporta nas curvas, mas não consigo imaginar outro carro com tração dianteira fazendo mais curva do que o DS3. É um monstro! Veja o relato do Mauro aqui.

hardxbone
Mensagens: 61
Registrado em: Sáb Nov 03, 2012 12:03 pm
Estado: PR
Cidade: Guarapuava
Carro Atual: ds3/Fusca

Re: Comparativo pessoal Punto T-JET vs DS3

Mensagem por hardxbone »

Uma coisa que acho ruim demais é quando chega no posto abastecer, tem de dar a chave pro frentista. O seu tjet abria sozinho não? Pq no bravo que eu tinha era automático a abertura do tanque de combustivel.

navacchia
Mensagens: 266
Registrado em: Seg Mai 27, 2013 10:28 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Citroen DS3

Re: Comparativo pessoal Punto T-JET vs DS3

Mensagem por navacchia »

hardxbone escreveu:Uma coisa que acho ruim demais é quando chega no posto abastecer, tem de dar a chave pro frentista. O seu tjet abria sozinho não? Pq no bravo que eu tinha era automático a abertura do tanque de combustivel.
Essa de ter que dar a chave para o frentista é sacanagem MESMO. Eu tinha um J3 da JAC que permitia a abertura da tampa mediante alavanca dentro do carro. Não da para entender.

Hardxbone, você podia seguir o exemplo do Mrguga e deixar o seu depoimento comparando os seus carros atuais, DS3 x Jetta TSI. Eu sei que tem tópico específico comparando os dois, mas acho que não tem ninguém melhor para falar do que você que tem os dois na garagem.

Abraços!

mrguga
Mensagens: 234
Registrado em: Ter Out 23, 2012 9:28 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS3

Re: Comparativo pessoal Punto T-JET vs DS3

Mensagem por mrguga »

É verdade, abria sozinho, mas era um CABO bem tosco, e a travinha no tanque também era bem xulé, as vezes tinha que puxar varias vezes pra destravar.

Mas até acostumei rápido a entregar a chave. Fico meio receoso de ficar sem ela na mão então acabo acompanhando de perto todo o abastecimento, acho que é até melhor.

Inclusive é bom lembrar que se você abrir a porta sem a chave na ignição, os vidros elétricos desligam. Mantenha a porta fechada e você ainda consegue subir o vidro por uns 60 segundos sem a chave.

Como a chave fica presa na tampa do tanque também fica mais seguro de algum avoado esquecer que está abastecendo e dar a partida, o que é perigoso.

tyu
Mensagens: 50
Registrado em: Sáb Nov 23, 2013 12:42 am
Estado: SP
Cidade: São José do Rio Preto
Carro Atual: 408 THP

Re: Comparativo pessoal Punto T-JET vs DS3

Mensagem por tyu »

hardxbone escreveu:Uma coisa que acho ruim demais é quando chega no posto abastecer, tem de dar a chave pro frentista. O seu tjet abria sozinho não? Pq no bravo que eu tinha era automático a abertura do tanque de combustivel.
Meu 408 também eh assim... Coisa de fiat uno 89... mas fazer o que?

racerx
Mensagens: 146
Registrado em: Qui Mar 07, 2013 12:21 am
Estado: PA
Cidade: Belém
Carro Atual: ds3

Re: Comparativo pessoal Punto T-JET vs DS3

Mensagem por racerx »

bem legal esse tópico.
essa da chave pra abastecer eu não engulo até hoje!! coisa tosca! hoje mesmo o frentista achou bonitinha a chave e resolveu apertar os botoes e eu puto dentro do carro ja xingando ele e vendo os retrovisores recolherem! kkk

voltando ao comparativo: tjet é isso que o colega falou e por ter bem menos assistencias as vezes é até mais legal brincar com ele, pode ser mais divertido. Apesar de 1.4 bebe mais e foi mais um pecado da fiat nao trazer ele com o cambio de 6 marchas do europeu. Agora o meu estava com um piggyback (TMC) que jogava ele pra uns 185cv e 27,5 de torque, oq me fez achar realmente cansado o ds quando peguei, pois o bichinho era muito mais explosivo com a caixinha. numa reta que pego regularmente ele batia uns 205 certos ante 210 do civic si e 190 chorados do ds3. Oq me alegra mesmo é o potencial desse motor e a tecnologia. O q me faz acreditar que quando o racechip chegar (estou ha 60 dias na novela da alfandega e cabo errado) vou ter outro carro.
quanto à dinamica não há comparação o simples fato de o ds ser mais baixo e firme já fala por si. o tjet rola muito e transfere peso logitudinalmente, talvez pela barra estabilizadora fina e a suspensao padrao fiat. O ds com esp ligado é um, limitado, bem antes dos limites ele interfere forte cortando pedal e freando mesmo. Mas com ele desligado que realmente se pode aproveitar o carro. recomendo conhecerem o carro além do esp. Claro, em um ambiente seguro onde vc possa conter algum excesso.
abraços galera
ex- celta vhc turbo
ex- 206 1.6 16v feline
ex- 307 2.0 16v feline
ex- golf gti iv k04
ex- audi a3 1.8t stg2
ex- punto t-jet 1.4t tmc+k&n 183cv
ex- civic si stock
atual citroen ds3 racechip+k&n inbox+GFB DV+

Elder Gomes
Mensagens: 107
Registrado em: Ter Set 24, 2013 9:18 pm
Estado: ES
Cidade: Vitória
Carro Atual: DS3

Re: Comparativo pessoal Punto T-JET vs DS3

Mensagem por Elder Gomes »

Bem legal, pode ajudar alguém que esteja em dúvida entre os dois carros. Basicamente um Punto T-jet novo é o preço de um DS3 usado. Esse T-jet deve ser bem divertido tb, sempre quis dirigir um, mas ainda não tive a oportunidade. O maior problema do T-jet deve ser as limitações mecânicas, ouço relatos que o câmbio não aguenta muito torque, e esse motor 1.4 de injeção convencional parece beber bastante, segundo o relato do colega.

O que eu mais gosto no DS3 é que quem não conhece não dá nada, mas depois vem a surpresinha. Original ele é bem rápido até uns 150, depois parece perder o fôlego, não sei se por culpa das relações longas. Mas com o chipzinho de lei isso melhora bastante, o carro fica bem forte na 4ª marcha, a 5ª eu não uso muito.

tyu
Mensagens: 50
Registrado em: Sáb Nov 23, 2013 12:42 am
Estado: SP
Cidade: São José do Rio Preto
Carro Atual: 408 THP

Re: Comparativo pessoal Punto T-JET vs DS3

Mensagem por tyu »

Eu já dirigi os dois. O ds3 atropela o tjet, se ambos estiverem originais

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

RFF
Mensagens: 76
Registrado em: Qua Fev 12, 2014 9:58 pm
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Carro Atual: DS3

Re: Comparativo pessoal Punto T-JET vs DS3

Mensagem por RFF »

TYU É isso aí, punto t jet toma LUNETA do ds3.......

Não há comparação no quesito desempenho.....

Deem uma olhada na fullpowerlap, os tempos dos dois carros......

O ds3 botou quase 10 segundos no punto t jet em Interlagos......

Responder