Discussões gerais sobre os veículos da linha DS. Manuais, informações e etc.
Avatar do usuário
Mauro Souza
Mensagens: 68
Registrado em: Sex Fev 01, 2013 9:15 am
Estado: PR
Cidade: Curitiba
Carro Atual: CITROEN DS3 1.6 THP

PREPARAÇÃO P/ TRACKDAY - DS3 MAURO MIRANDA

Mensagem por Mauro Souza »

Olá Pessoal,

Tenho corrido nos Track Days em Curitiba com meu DS3 e gostaria de compartilhar com vocês todas as impressões do carro até agora.

Primeiramente segue abaixo as mods que já fiz no meu carro desde que comprei ele em Janeiro deste ano.

Dados: Citroen DS3 1.6 THP Vermelho c/ Teto Branco + Rodas Brancas (aprox 9000km rodados)

MODS:

Preparação DS3 (Até agora...):

- RACECHIP PRO 2 ULTIMATE (TRIM “6”) (9)
- Fluido de Freio Motul RBF 660 (10)
- Aditivo de radiador MOCOOL (8)
- Aditivo de Óleo MILITEC (Este não da para mensurar uma vez que é preventivo)
- Intake da FORGE MOTORSPORT (10)
- 4 Pneus Slick DUNLOP 215 45 R17 (Atual) (Copa MINI) (10)
- 4 Pneus Slick Pirelli PZERO 225 45 r17 (Reservas) (Antigo COPA MINI) (7)
- Molas H&R “Sport” (9)
- Manômetro de Pressão de Turbo Auto Gauge (10)
- Adptador para manômetro de pressão de turbo FORGE MOTORSPORT (10)
- Discos Dianteiros 283mm FREMAX HIGH PERFORMANCE (8)
- Pastilhas Dianteiras POWER BRAKES (8)
- Retirado o Silencioso central do Escapamento (10)
- Muffler Traseiro INOX ESCAPEX SPORT (10)
- RODAS 17’’ 7’’ 4X108 H&R RALLY White. (10)
- Espaçador Alumínio 15cm p/ correção de Offset (40mm – 15mm = 25mm Offset padrão Citroen) (10)
- Adesivos Carbon Fiber “WRC” (10)

Para ficar mais fácil para vocês coloquei as NOTAS ao lado de cada item, de 0 a 10, mensurando o que gostei mais ou menos, assim posso ajudar quando forem comprar suas mods também.

Bom, vamos falar um pouquinho dos track days que participei aqui no AIC em Curitiba.

No primeiro Track day que participei choveu muito, mas conseguimos andar 1 hora debaixo de chovisco, e, de 8 carros consegui fazer o melhor tempo disparado. (correndo com Lancer Evolution, Golf 350HP, etc). Neste primeiro Track day não consegui tirar muitas conclusões do carro pois a pista estava muito escorregadia e a traseira estava saindo absurdos. Neste primeiro track, corri com os pneus calibrados com 28psi tanto dianteiros quanto traseiros, pois não tinha muito o que mexer. Melhor volta neste dia 1:50,780.

No segundo Track Day estava seco o tempo, nublado, mas seco. Pista seca e quente.
Neste evento deu para testar a carreta.
Na reta chegou a 190Kmh e freiava nos 50m, apoiando tudo o que era possível nos Discos FREMAX e Pastilhas Power brakes, sendo impulsionada pelo fluido Motul RBF660. E o conjunto funcionou muito bem, dando para sentir que o carro estava com muito freio e muito bem equilibrado entre frente e trás. Em nenhum momento de todo o track day o pedal afundou ou deu algum fading, muito pelo contrário, o freio permaneceu intacto por todo o evento.
Muita gente do evento vinha ver meu carro perguntando o que tinha debaixo do capô, e para todo mundo eu respondi a mesma coisa, o carro tem CHÃO, não motor... Mas assim, o motor do carro está com 192HP e 30,5Nm de Torque, porém estávamos falando de pessoas com carros acima de 300HP, então o meu carro era fraco.
Pois é, falei para todo mundo do CHÃO do DS3 porque o carrinho realmente é incrível nas curvas, onde se tem um equilíbrio entre a frente e a traseira que poucos carros tem. Em muitas voltas, eu percebi que carros como Subaru Impreza STI e WRX sofriam muito mais para fazer as curvas de baixa do que o DS3, por ser mais curto e monobloco rígido com eixo traseiro travado e barras estabilizadoras. Nas curvas médias também, o carro se permanecia equilibrado, e quando a traseira ameçava sair, bastava uma pequena correção, tipo "kart", e o carro já voltava na mão novamente.

Bom, neste evento devo ter ficado entre os TOP 5 ou TOp 10 com 1:43,6.

No último evento foi mujito parecido, pista seca, tempo quente para caramba.
Neste dia achei que o carro iria esquentar, embreagem iria patinar, freio iria dar fading, pneus iriam desgastar demais no lado do camber - e etc.

NADA DISSO, o carro náo deu absolutamente nenhum problema e permaneceu intacto durante as 30 voltas que eu dei no dia.

Temperatura permaneceu nos 90 graus, embreagem não patinou nada, óleo na temp nominal, pneus desgastando linearmente (70 graus nos três pontos de camber), discos permaneceram resfriados (300 graus max), e etc.

Neste último evento do Track Day In, melhor volta 1:42,7, que, de 78 carros, foi o 3º melhor tempo.

Digo que estou impressionado com o carro, de verdade.

Neste último Track Day andei na frente dos carros de Marcas, dos Jetta Unichip APR Stage III e IV, Lancers, GOLF Turbos, Subarus STI/WRX, etc.

Com apenas 190HP este carrinho supreende.

Minha sugestão para todos os donos de DS3 que façam os upgrade acima que não vão se arrepender.

Logo mais faço o Upload das fotos dos eventos e se possível do vídeo de alguma volta que tenha feito.

E assim vamos indo com as preparações do DS3!!!!!

Vamo que vamo.

Pé no porão!

Abraços.!
Mauro Miranda de Souza
Imagem

Avatar do usuário
bicudo
Mensagens: 1661
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 6:56 pm
Estado: SP
Cidade: Jundiaí
Carro Atual: C2 VTS / DS3 roxo
Localização: Jundiai - São Paulo

Re: PREPARAÇÃO P/ TRACKDAY - DS3 MAURO MIRANDA

Mensagem por bicudo »

Dicas 10......pretendo analisar com cuidado, e colocar em prática algumas delas
GT-N8000

mrguga
Mensagens: 234
Registrado em: Ter Out 23, 2012 9:28 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS3

Re: PREPARAÇÃO P/ TRACKDAY - DS3 MAURO MIRANDA

Mensagem por mrguga »

Mauro, podia fazer um resumo de onde adquiriu ou realizou os upgrades, com custo?
Pra ajudar, segue o que já me passastes:
Pastilhas PowerBrakes: R$180,00 Link
Discos Fremax HP: R$ 295,00 Link
Fluido Motul RBF 660: R$ 90,00 CADA (vai 2 frascos) Link
Obs.: Parece que comprei os dois ultimos Motul RBF no site. Cuidado que os que tem no mercado livre não são os RBF e sim motul comum dot4/5


Quero agora conseguir uns slicks, vamos ver se baixo meu tempo de 1:45.6 com o carro stock =)
Luis Gustavo

Avatar do usuário
Ed_Mura
Mensagens: 65
Registrado em: Ter Jul 16, 2013 3:22 pm
Estado: SP
Cidade: Campinas
Carro Atual: Citroen DS3
Localização: Campinas/SP

Re: PREPARAÇÃO P/ TRACKDAY - DS3 MAURO MIRANDA

Mensagem por Ed_Mura »

Show! Parabéns por correr no lugar certo!
Sou instrutor em cursos de pilotagem de moto e frisamos bastante: quer correr? Vai pro autódromo! Lá sim é lugar pra testar os seus limites.

Curiosidade: como fica o funcionamento do freio com os discos e pastilhas diferentes? O ABS continua funcionando normal ou é desligado? As pinças são as originais? E os discos, mesma medida?

mrguga
Mensagens: 234
Registrado em: Ter Out 23, 2012 9:28 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS3

Re: PREPARAÇÃO P/ TRACKDAY - DS3 MAURO MIRANDA

Mensagem por mrguga »

Sim, fica tudo funcionando original, com o detalhe que não esquenta. As medidas são as mesmas, portanto não precisa trocar a pinça. ABS, BAS e EBD 100% funcionais.

DiegoS
Mensagens: 22
Registrado em: Sex Jul 19, 2013 4:37 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Punto TJet

Re: PREPARAÇÃO P/ TRACKDAY - DS3 MAURO MIRANDA

Mensagem por DiegoS »

Muito interessante o relato! Já adicionei a páginas aos favoritos e pretendo acompanhar sua trajetória nos TD...
Você já tinha experiencia com pilotagem?
Porque além do carro o piloto deve fazer uma bela diferença...

Avatar do usuário
cmeneto
Mensagens: 151
Registrado em: Qui Mai 02, 2013 9:04 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Re: PREPARAÇÃO P/ TRACKDAY - DS3 MAURO MIRANDA

Mensagem por cmeneto »

Legal Mario! Parabens pelo temporal na pista!! Também tenho usado o carro em alguns track days e to gostando demais do comportamento!! Andei em Interlagos e no Velo Cittá e de fato muita gente fica incomodada com a performance na pista!! carros mais caros e mais potentes não conseguem os tempos do DS3 hehe...

Em relação as pastilhas da Power Brakes elas são barulhentas?? "Chiam" andando na cidade?? Onde arrumou os slicks Dunlop?? São seminovos ou okm??

OBS: A MOTUL NÃO importa mais oficialmente o fluido RBF 660 somente o RBF 600...

Abs

Neto
http://www.pitstopshop.com.br
Acessórios, peças de reposição e performance

Avatar do usuário
Mauro Souza
Mensagens: 68
Registrado em: Sex Fev 01, 2013 9:15 am
Estado: PR
Cidade: Curitiba
Carro Atual: CITROEN DS3 1.6 THP

Re: PREPARAÇÃO P/ TRACKDAY - DS3 MAURO MIRANDA

Mensagem por Mauro Souza »

Pessoal. Respondendo as perguntas.

O Motul RBF 660 é dot4 e tem um maior poder de segurar o calor do sistema do que o dot5.1, por incrivel que pareça. a motul acertou muito no RBF 660.

Sobre os discos da Fremax, olha e,e freia mais sim pois "fatia" as pastilhas e resfria mais rapido por causa dos frisos. Achei muito bons, porem geram um ruido maior devido aos frisos.

Sobre as pastilhas da Fremax, sao muito boas, porem duram bem pouco . Troquei duas vezes em menos de 2000 km , porem considerando tambem 2 track days...

Sobre os custos, 300reais nos discos, 180 nas pastilhas e 150 reais em dois frascos do RBF660.

O fluido de freio foi o primeiro up que dei no carro, por isso na epoca ainda vendiam ele.

No mais eh isso.

Mais perguntas pessoal?

Grande abraço
Mauro Miranda
Mauro Miranda de Souza
Imagem

Avatar do usuário
Mauro Souza
Mensagens: 68
Registrado em: Sex Fev 01, 2013 9:15 am
Estado: PR
Cidade: Curitiba
Carro Atual: CITROEN DS3 1.6 THP

Re: PREPARAÇÃO P/ TRACKDAY - DS3 MAURO MIRANDA

Mensagem por Mauro Souza »

Diegos, tenho experiencia em pilotagem de kart desde pequeno.

Ainda corro e tenho dois karts, porem só treino aos fds.

Grande abraço.
Mauro
Mauro Miranda de Souza
Imagem

Responder