Assuntos relacionados às concessionárias.
Danielcg
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Póa-venda da Citroen

Mensagem por Danielcg »

Prezados,

Gosto bastante do meu DS3, tirando as 2 bombas de combustível e um coxim do motor, e 2 sondas lambdas que tive que trocar, pra mim o carro ainda está com saldo postivo (comparado com o meu último). No entanto quando eu tiver possibilidade financeira vou trocar de montadora (talvez pra Honda ou Subaru). Vejam os emails que eu troquei com presidente da Citroen em relação ao atendimento das concessionárias:

Presidente Meu Citroen
14:56 (Há 14 horas)

para mim
Prezado (a) Daniel

Obrigado por sua mensagem. Ela é muito importante e nos ajudará a melhorar nosso atendimento e qualidade de serviço.

Em breve o diretor Wagner Barreto entrará em contato.

Atenciosamente,
Sergio Habib.


De: "Daniel Casassola" <dcasassola@gmail.com>
Para: "Presidente Meu Citroen" <presidentemeucitroen@shcnet.com.br>
Enviadas: Quarta-feira, 18 de maio de 2016 12:57:56
Assunto: Re: Reclamação sobre serviços das concessionárias

Sr. Presidente,

Novamente hoje o serviço de pós-venda da Citroen deixou a desejar. Alerto que estou ficando bastante insatisfeito e temeroso
de quando eu tiver possibilidade, realmente vou mudar de montadora. Fora os comentários que eu passei em emails anteriores, hoje tive uma experiência desagradável na concessionária Clermond Ferrand.

Tudo começou quando eu comecei a comprar as peças para a manutenção periódica do meu DS3, que está com 60.000 km. Ao ler o manual de manutenção, na pág. 24, onde aparece a tabela de substituições está escrito"

" Correia de Distribuição (todos os veículos, exceto JUMPER), a cada 70.000 km)" . Pensei: ora, meu carro não é um Jumper , então tem que trocar essa correia. Decidi comprar a peça para fazer o serviço logo. Notar, que como sempre, fiz a procura da mesma em lojas de auto-peças e não encontrei. Isto posto, fui até a Clermond Ferrand, que é a mais próxima de minha residência, levando mais de uma hora no trajeto, pois o trânsito hoje estava muito ruim.

Chegando lá, o vendedor checou no sistema, que não existia correia, mas sim corrente de distribuição. Eu até estranhei, pois achava que quando é corrente, praticamente nunca é trocada. Emtão perguntei: mas será que não é a correia que toca o ar-condicionando? Então ele me mostrou na tela dele que existia uma correia do alternador. Então eu perguntei "É a corrente mesmo?|" Ele disse" Sim, só que não é correia, mas corrente". O meu entendimento e acho que o dele também era de que a tabela de manutenção estava com grafia errada. Isto posto, resolvi comprar a corrente já que esse era o entendimento.

Na volta do caixa, pedi ao representante de serviços um orçamento para troca da corrente de distribuição. Então ele disse, pelo que eu me lembro, que essa corrente só era trocada quando apresentava algum defeito, não havia quilometragem certa. Ele até chamou um funcionário da mecânica para confirmar. Eu retruquei: Mas o vendedor do setor de peças disse que era a corrente. Mandei chamar ele para acareação. Notei posições divergentes. Pedi para falar com o gerente de pós-venda. Não estava. Pedi para falar com o gerente da concessionária. Não estava. Ainda na discussão alguém falou em tom sarcástico " Ah você quer trocar a corrente? eu troco, é mais lucro pra mim". Eu retruquei " Porra, quero saber qual corrente/correia tem que trocar pelo manual de manutenção!!" Não me lembro das palavras serem exatamente essas, mas foi nesse sentido. Eu estava puto mesmo, pois pela segunda vez a Citroen demonstra não dar a mínima para o pós-venda. O valor da corrente , após conversa com o vendedor foi estornado, mas quem paga o tempo que perdi nesse imbróglio? Estou desempregado, é verdade, mas não estou á toa. Estou estudando para finalizar meu mestrado, e cada aporrinhação dessa atrasa meu trabalho.

Saí de lá com opiniões divergentes entre o setor de serviços e o de venda de peças. Por favor, não desejo nenhuma punição a nenhum funcionário; como peco às vezes pelo otimismo, acredito que houve falha em treinamento de pessoal e atualização do manual de manutenção.

Isto posto, peço apenas que me confirme o sequinte" o Citroen DS3 2012/2013, pelo plano de manutenção peródica, pede troca de alguma corrente ou correia? Se sim, qual a identificação correta dela e com qual quilometragem?

Solicito também que caso haja algum erro no manual de manutenção, que seja divulgada a correção a todos os donos desse veículo.

Solicito brevidade em seu retorno, pois como estou desempregado, embora estudando, posso disponibilzar algum tempo para consultar o PROCON sobre esse assunto.

Na certeza de que o Sr. dará atenção a esse caso,

subscrevo-me,

Daniel Casassola Gonçalves

Em 16 de janeiro de 2016 11:23, Daniel Casassola <dcasassola@gmail.com> escreveu:
Bom dia Sr. Presidente,

Gostaria de manifestar novamente o que eu percebo como falta de interesse da Citroen no pós-venda, o que só me reforça a idéia de mudar de montadora quando eu tiver que trocar de carro.

Até hoje o Sr, Marcelo Gonçalves não entrou em contato comigo. Por duas vezes, num intervalo de mais de um mês, estive na concessionária da Estrada do Gabinal para cotar peças( primeira vez foi anel de vedação do cárter , segunda vez sondas lambda). Nessas duas vezes o vendedor do balcão disse que o sistema estava fora do ar e não sabia quando voltaria, dessa forma não poderia me ajuda, sendo que na segunda vez deixei meu telefone para que me ligassem para me dar o preço quando o sistema voltasse, mas não ligaram.
Outra: o balcão de peças não funciona no sábado por quê? Qualquer loja de autopeças aí fora funciona no sábado e ás vezes até no domingo!
Outra: Estou tentando ligar agora pra alguma concessionária aqui do Rio mas todos os telefones dão ocupados!
Outra: Quando a luz da injeção acendeu no painel, levei o carro na concessionária para verificarem o problema e informarem o orçamento. Só pelo orçamento ele me cobraria quase 500 reais! Lógico que não fiz ali. Até em reparo de navio o custo de reparo vem antes, o Armador aceita ou não o preço.Até quando o Armador quer construir um navio novo, o estaleiro orça o navio inteiro, acredite, sem cobrar um tostão do armador. Não tem essa de cobrar orçamento. Digo com conhecimento de causa pois sou engenheiro naval e trabalhei em estaleiro pro 15 anos.

Sem mais a quem recorrer, peço encarecidamente uma informação: quanto custa as duas sondas lambdas do DS3, quais são os códigos das peças, e qual o prazo de entrega?


O Sr. não me respondeu ainda sobre a questão do DS3R. A Citroen pretende vendê-lo no Brasil?

Att,

Daniel Casassola

Em 23 de novembro de 2015 09:48, Presidente Meu Citroen <presidentemeucitroen@shcnet.com.br> escreveu:
Prezado Daniel

Obrigado por sua mensagem. Ela é muito importante e nos ajudará a melhorar nosso atendimento e qualidade de serviço.

Em breve o diretor Marcelo Gonçalves entrará em contato.

Atenciosamente,
Sergio Habib.


De: "Daniel Casassola" <dcasassola@gmail.com>
Para: "Presidente Meu Citroen" <presidentemeucitroen@shcnet.com.br>
Enviadas: Quinta-feira, 19 de novembro de 2015 22:16:24
Assunto: Re: Reclamação sobre serviços das concessionárias

Chaulin
Mensagens: 13
Registrado em: Seg Out 17, 2016 12:17 pm
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Cidade: Abaíra
Carro Atual: Fox

Re: Póa-venda da Citroen

Mensagem por Chaulin »

Infelizmente essa é a qualidade dos serviços pós venda encontrados no Brasil. E não é apenas na Citroen, o problema ocorre em todas as montadoras. Umas mais e outras menos, mas já tive problemas com a Fiat e a VW, que por sinal foram os dos carros que tive.

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