Teve uma idéia para deixar seu DS com a sua cara? Compartilhe aqui.
filbot
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Dez 13, 2016 10:20 am
Estado: SP
Cidade: São Caetano do Sul
Carro Atual: Golf

Gauge/display OBD2 - pressão do turbo, rpm e mais...

Mensagem por filbot »

E aí galera, blz?

Queria apresentar aqui pra vcs o meu projeto de gauge/display que desenvolvi para mostrar alguns parâmetros do motor como a pressão do turbo (o mais legal pra qualquer entusiasta hehe), temperaturas, rpm, velocidade, velocidade máxima de uma puxada, etc.

Muitos já devem ter usado aplicativos como o Torque Pro pra ver essas coisas, eu incluso, mas eu acho muito zuado ter que ficar usando o celular pra isso pois vc precisa ficar pondo e tirando ele em algum lugar visível... as vezes vc ta sem bateria e sem o carregador do lado... as vezes vc precisa usar o GPS e aí vc precisa abrir mão de ver os dados do motor... pode acontecer de vc esquecer o celular dentro carro... e eu queria alguma coisa que fosse dedicada pra isso e que eu não precisasse ficar me preocupando com ladrão de olho.

Infelizmente eu sou um dos muitos brasileiros que perdeu o emprego nessa crise mas ao invés de ficar chorando as pitangas coloquei a mão na massa e resolvi desenvolver alguma coisa que fosse legal pra mim e que ao mesmo tempo desse pra eu vender pra quem curte. Não vou sobreviver a base disso mas é um dinheiro que entra...

Já desenvolvi um projeto antes que modéstia parte ficou muito legal, é um computador de bordo pra linha GM usando o display original do próprio carro pra exibir as que eu calculo. Como usa o display do original do carro ficou um negócio muito clean, que parece de fábrica. Segue um vídeo de demonstração:




Foi aí então que com a experiência do projeto do vídeo acima e conversando com um amigo meu surgiu a ideia de fazer esse projeto pois ele é uma alternativa simples e mais barata a esses gauges importados.

Segue abaixo uma foto do meu primeiro protótipo montado num Golf 1.4. Lembrando que essa caixinha que vocês estão vendo eu fiz a mão e é só um protótipo. A caixinha definitiva vai ter um bom acabamento e vai ser feita por uma empresa especializada que eu contratei especificamente pra isso.

Imagem


O projeto está em fase final de desenvolvimento. No momento tenho toda parte eletrônica concluída então já conseguiria montar pra quem se interessar. A única coisa faltando é caixinha definitiva pra abrigar o display e o botão.

Abaixo segue um vídeo mostrando o funcionamento e quem quiser mais informações posta aí que eu respondo.




Por enquanto é isso galera.

Abraços.

NewtonMacuco
Mensagens: 14
Registrado em: Dom Ago 21, 2016 7:56 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: Vw speed UP

Re: Gauge/display OBD2 - pressão do turbo, rpm e mais...

Mensagem por NewtonMacuco »

Já conseguiu concluir o projeto?
Qual seria o valor pedido tenho um Ds3?

filbot
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Dez 13, 2016 10:20 am
Estado: SP
Cidade: São Caetano do Sul
Carro Atual: Golf

Re: Gauge/display OBD2 - pressão do turbo, rpm e mais...

Mensagem por filbot »

NewtonMacuco escreveu:Já conseguiu concluir o projeto?
Qual seria o valor pedido tenho um Ds3?
E aí amigo.
O projeto já está concluído sim mas ainda estou penando com o fornecedor da caixinha. O meu contato lá é um cara enrolado e aí já viu...

Se não tiver mais atrasos eu consigo iniciar as vendas na semana que vem. Quando tiver tudo pronto eu posto aqui avisando.

Aproveitando, tive a oportunidade de testar num DS3 e funcionou tudo certo. Não pude rodar com o veículo porque ele tava em manutenção mas com a ignição ligada já da pra ver vários parâmetros.

O projeto também vai vir com novidades como a medição da pressão do turbo através de um gráfico de barras além do modo numérico. Me inspirei no marcador de pressão que tem no Punto Tjet, ficou bem legal.

filbot
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Dez 13, 2016 10:20 am
Estado: SP
Cidade: São Caetano do Sul
Carro Atual: Golf

Re: Gauge/display OBD2 - pressão do turbo, rpm e mais...

Mensagem por filbot »

Galera,

Finalmente estou aqui anunciando o início das vendas do gauge. Antes de falar de preço vamos as novidades.

Em comparação com o protótipo, a principal novidade da versão final é o case black piano feito especialmente pra esse projeto. Agora não tem mais gambiarra kkkk

De recursos temos o seguinte:
- Display gráfico de OLED - disponível em 2 versões, uma que mostra imagens em branco e outra que mostra imagens em azul (legal pra linha GM)
- Leituras mais rápidas em comparação com o protótipo
- Adicionado ícones pra maior parte das funções (visível no canto superior esquerdo)
- Pressão do coletor agora tem 3 modos de exibição (modo numérico; gráfico de barras; e modo misto - com gráfico de barras e numérico ao mesmo tempo)
- Shiftlight piscante - onde a pessoa pode escolher a rotação de aviso e até mesmo desligar o recurso
- Sistema inteligente de economia de energia
- Interruptor de liga/desliga - pra não precisar ficar conectando e desconectando da porta obd2
- Sistema inteligente de detecção de sensores - sensores não disponíveis são ocultados


Parâmetros mostrados
- Rotações por minuto (RPM) - com shiftlight piscante
- Velocidade - com registro de velocidade máxima atingida
- Temperatura da água do radiador
- Pressão do ar no coletor de admissão (que pra carros turbinados é a pressão do turbo) - com 3 modos diferentes de visualização
- Temperatura do ar no coletor de admissão
- Abertura da borboleta
- Tensão da bateria/alternador
- Sonda lambda wideband (disponível somente para alguns veículos)


Compatibilidade com qualquer veículo que possua CAN-BUS na porta OBD2 (protocolo ISO15765-4CAN11/500).

Pra vocês da linha DS é importante dizer que eu tive a oportunidade de testar o gauge num DS3 e funcionou direitinho, infelizmente não consegui tirar fotos pq o carro tava em manutenção e não deu pra dar uma volta. Outro detalhe que eu descobri na hora é que o motor THP usa sonda lambda narrowband, ou seja, meu gauge não mostra informação de sonda lambda nesse carro...

Outro detalhe importante pro pessoal do DS3 é que eu estou ciente que o conector OBD2 fica coberto por um acabamento (não sei dos outros DS), por causa disso quem comprar o gauge comigo e me avisar que tem um DS3 eu vou preparar o plugue OBD2 sem a capa, desse jeito o plugue fica super compacto e assim vcs devem conseguir colocar o acabamento com o gauge plugado na OBD2. E o interruptor de liga desliga eu faço uma extensão pra assim vcs deixarem ele ao alcance de vcs mesmo com o acabamento no lugar.

Essa é uma atenção especial que eu to dando pra vcs ;)


Agora sim falando de preço, por essas primeiras unidades estou pedindo R$ 550 que posso facilitar em 12x no cartão via Mercado Livre. Por esse valor o comprador recebe manual em vídeo, tem contato direto comigo pra dúvidas e sugestões e garantia de 3 meses.

Aliás devo criar o anuncio do gauge no Mercado Livre nos próximos dias e lá devo pedir um valor um pouco maior por conta das taxas, então quem quiser fechar comigo pode me mandar MP que fazendo por fora do ML eu consigo manter o preço.

Segue fotos e um novo vídeo da versão final funcionando:

Temperatura da água - display azul:
Imagem

Pressão do coletor/turbo em modo de gráfico de barras - display branco:
Imagem

Shiftlight - display branco:
Imagem


Vídeo:


Abraços

Avatar do usuário
jcgvieira
Mensagens: 95
Registrado em: Qui Out 23, 2014 9:05 pm
Estado: MS
Cidade: Campo Grande
Carro Atual: DS3

Re: Gauge/display OBD2 - pressão do turbo, rpm e mais...

Mensagem por jcgvieira »

filbot escreveu:Galera,

Finalmente estou aqui anunciando o início das vendas do gauge. Antes de falar de preço vamos as novidades.

Em comparação com o protótipo, a principal novidade da versão final é o case black piano feito especialmente pra esse projeto. Agora não tem mais gambiarra kkkk

De recursos temos o seguinte:
- Display gráfico de OLED - disponível em 2 versões, uma que mostra imagens em branco e outra que mostra imagens em azul (legal pra linha GM)
- Leituras mais rápidas em comparação com o protótipo
- Adicionado ícones pra maior parte das funções (visível no canto superior esquerdo)
- Pressão do coletor agora tem 3 modos de exibição (modo numérico; gráfico de barras; e modo misto - com gráfico de barras e numérico ao mesmo tempo)
- Shiftlight piscante - onde a pessoa pode escolher a rotação de aviso e até mesmo desligar o recurso
- Sistema inteligente de economia de energia
- Interruptor de liga/desliga - pra não precisar ficar conectando e desconectando da porta obd2
- Sistema inteligente de detecção de sensores - sensores não disponíveis são ocultados


Parâmetros mostrados
- Rotações por minuto (RPM) - com shiftlight piscante
- Velocidade - com registro de velocidade máxima atingida
- Temperatura da água do radiador
- Pressão do ar no coletor de admissão (que pra carros turbinados é a pressão do turbo) - com 3 modos diferentes de visualização
- Temperatura do ar no coletor de admissão
- Abertura da borboleta
- Tensão da bateria/alternador
- Sonda lambda wideband (disponível somente para alguns veículos)


Compatibilidade com qualquer veículo que possua CAN-BUS na porta OBD2 (protocolo ISO15765-4CAN11/500).

Pra vocês da linha DS é importante dizer que eu tive a oportunidade de testar o gauge num DS3 e funcionou direitinho, infelizmente não consegui tirar fotos pq o carro tava em manutenção e não deu pra dar uma volta. Outro detalhe que eu descobri na hora é que o motor THP usa sonda lambda narrowband, ou seja, meu gauge não mostra informação de sonda lambda nesse carro...

Outro detalhe importante pro pessoal do DS3 é que eu estou ciente que o conector OBD2 fica coberto por um acabamento (não sei dos outros DS), por causa disso quem comprar o gauge comigo e me avisar que tem um DS3 eu vou preparar o plugue OBD2 sem a capa, desse jeito o plugue fica super compacto e assim vcs devem conseguir colocar o acabamento com o gauge plugado na OBD2. E o interruptor de liga desliga eu faço uma extensão pra assim vcs deixarem ele ao alcance de vcs mesmo com o acabamento no lugar.

Essa é uma atenção especial que eu to dando pra vcs ;)


Agora sim falando de preço, por essas primeiras unidades estou pedindo R$ 550 que posso facilitar em 12x no cartão via Mercado Livre. Por esse valor o comprador recebe manual em vídeo, tem contato direto comigo pra dúvidas e sugestões e garantia de 3 meses.

Aliás devo criar o anuncio do gauge no Mercado Livre nos próximos dias e lá devo pedir um valor um pouco maior por conta das taxas, então quem quiser fechar comigo pode me mandar MP que fazendo por fora do ML eu consigo manter o preço.

Segue fotos e um novo vídeo da versão final funcionando:

Temperatura da água - display azul:
Imagem

Pressão do coletor/turbo em modo de gráfico de barras - display branco:
Imagem

Shiftlight - display branco:
Imagem


Vídeo:


Abraços
Muito legal a solução parabéns, uma pena que a sonda lambda não marca depois da pressão do turbo é o segundo parâmetro mais importante, quem sabe futuramente você não consiga solucionar esse problema, uma dica que dou no menu da pressão do turbo colocar a pressão máxima que aferiu igual você fez com a velocidade máxima.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

filbot
Mensagens: 16
Registrado em: Ter Dez 13, 2016 10:20 am
Estado: SP
Cidade: São Caetano do Sul
Carro Atual: Golf

Re: Gauge/display OBD2 - pressão do turbo, rpm e mais...

Mensagem por filbot »

jcgvieira escreveu:Muito legal a solução parabéns, uma pena que a sonda lambda não marca depois da pressão do turbo é o segundo parâmetro mais importante, quem sabe futuramente você não consiga solucionar esse problema, uma dica que dou no menu da pressão do turbo colocar a pressão máxima que aferiu igual você fez com a velocidade máxima.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Fala amigo.

Eu também achei uma pena viu. Esse DS3 que eu testei ele tava numa oficina especializada e o mecânico/dono do lugar cuida até de carro de corrida pra vc ter noção. Tanto esse cara quanto um amigo meu (especializado em acerto de injeção programável) eles chegaram a conclusão que provavelmente o módulo do carro de vcs trabalha simulando uma sonda wide. É uma estratégia que a PSA adotou e se ela fez isso é pq ela tinha algum motivo.

Sendo isso verdade ou não, o negócio é que se sai fora do padrão OBD2 a chance de eu conseguir pegar essa informação fica muito baixa. Eu até consigo pegar informação bruta da sonda narrow mas vou te falar que não fica legal... não desisti do assunto mas tb não tenho prazo pra conseguir (isso se eu conseguir né...)

Detalhe que eu não sei dizer se os THP flex são assim também...

Sobre exibir a pressão máxima, te falo que seria muito fácil eu fazer isso pq pra exibir bonitinho o gráfico de barras eu gravo essa informação na memória da minha eletrônica, só que tem um detalhe, falta espaço na tela pra exibir isso rsrs
Na época que eu tava testando eu deixava essa informação visível só que ficava sobreposta com o resto... pros meus testes tudo bem, mas ficar desse jeito num produto final não da.

claytonvideira
Mensagens: 19
Registrado em: Sáb Nov 24, 2018 10:36 pm
Estado: SP
Cidade: Poá
Carro Atual: Civic

Re: Gauge/display OBD2 - pressão do turbo, rpm e mais...

Mensagem por claytonvideira »

show, muito top

Responder