Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
rcunha
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Ago 21, 2013 11:46 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Peugeot 308

Fazendo "espirrar" - Modo caseiro

Mensagem por rcunha »

Fala pessoal do DS Clube!!
Antes de começar quero deixar claro que sou leigo no assunto de motores, ainda mais em motores turbos, sou um grande admirador e entusiasta, então, qualquer pergunta tosca é por este motivo! rs ;)
Ao olhar o motor do DS3 de um amigo, identificamos que a mangueira plástica que sai (ou entra) da turbina estava com uma pequena folga, puxei ela deixando apenas "apoiada" na turbina, ao ligar o carro e acelerar o carro "espirrava", quanto mais afastada da turbina mais alto era o som.
Achamos interessante, mas logo recolocamos com receio de prejudicar algo.
Perguntas: Há prejuízo mecânico ou de potência se a mangueira ficar fora? Existe alguma válvula de alívio somente para dar o som, mesmo que não tenha ganho de potência?
Abraço a todos...

jleosza
Mensagens: 88
Registrado em: Qui Ago 08, 2013 5:56 pm
Estado: GO
Cidade: Goiânia
Carro Atual: DS3

Re: Fazendo "espirrar" - Modo caseiro

Mensagem por jleosza »

eu sou meio leigo no assunto. procurei tal mangueira pra desencaixar mas n achei :(

rcunha
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Ago 21, 2013 11:46 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Peugeot 308

Re: Fazendo "espirrar" - Modo caseiro

Mensagem por rcunha »

A mangueira fica do lado direito da turbina...
Olhando melhor, acho que vem do filtro de ar, que fica na parte de tras...


Sent from my iPhone using Tapatalk - now Free

mrguga
Mensagens: 234
Registrado em: Ter Out 23, 2012 9:28 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS3

Re: Fazendo "espirrar" - Modo caseiro

Mensagem por mrguga »

O motor T-JET da Fiat tem uma mangueira dessas que, do mesmo modo, se tirar espirra. Andei muito tempo com ela arrancada, só tomei a precaução de tapar o lado que o ar entrava pra evitar particulas no sistema.

A mangueira ligava a saída da valvula de prioridade com o lado de dentro do filtro de ar. Basicamente foi eliminada a recirculação. As consequencias possiveis de jogar o ar fora ao invés de recircular são:
- Espirro (oba)
- Leve redução na rotação da turbina, pois ela terá que puxar ar através do filtro, ao invés de aproveitar o ar grátis que estaria recirculando
- Erro na contagem do ar (pois o ar que passou pela MAF e já foi contabilizado acabou indo pra atmosfera sem passar pela MAF de novo) poderia deixar a mistura mais rica temporariamente. Claro que depois o sistema corrige, mas nesse meio tempo você estaria "forçando" o motor.

Eu duvido que a redução na rotação seja perceptível, visto que é uma turbina pequena que enche muito rápido, mas essa alteração na mistura me preocupa um pouco. Por mais que eu tenha andado ~3 anos e ~50.000 km sem recirculação e sem consequência alguma no T-JET, quem garante que a vida útil daquele motor não reduziu? Cada um que calcule seu risco/benefício antes de mexer...

Aproveitando, alguém sabe onde fica a MAF no nosso motor?

Avatar do usuário
Ronaldo Gualberto
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Out 18, 2012 3:41 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: DS3

Re: Fazendo "espirrar" - Modo caseiro

Mensagem por Ronaldo Gualberto »

O problema todo se andar assim, vai entrar sujeira e poeira na turbina, além de ar quente do motor. A sujeira vai danificar a turbina.

quer espirrar com segurança coloque o Intake da Forge ou veja o Tópico filtro de ar Cônico. Lá tem fotos de algumas adaptações decentes que fizeram.

viewtopic.php?f=30&t=484" onclick="window.open(this.href);return false;


Ronaldo
DS3 Vermelho, Lanternas LED 3D, Racechip Ultimate Trim 7, Blow Off Forge, K&N,
Manômetro Turbo Auto Gauge, Módulos Taramps, Kit JBL, GPS Garmin no Console,
Adesivos DS3 Racing.

Avatar do usuário
Neilor
Mensagens: 127
Registrado em: Ter Ago 26, 2014 7:35 pm
Estado: MG
Cidade: Belo Horizonte
Carro Atual: DS3 amarelo 12/13

Re: Fazendo "espirrar" - Modo caseiro

Mensagem por Neilor »

mrguga escreveu:O motor T-JET da Fiat tem uma mangueira dessas que, do mesmo modo, se tirar espirra. Andei muito tempo com ela arrancada, só tomei a precaução de tapar o lado que o ar entrava pra evitar particulas no sistema.

A mangueira ligava a saída da valvula de prioridade com o lado de dentro do filtro de ar. Basicamente foi eliminada a recirculação. As consequencias possiveis de jogar o ar fora ao invés de recircular são:
- Espirro (oba)
- Leve redução na rotação da turbina, pois ela terá que puxar ar através do filtro, ao invés de aproveitar o ar grátis que estaria recirculando
- Erro na contagem do ar (pois o ar que passou pela MAF e já foi contabilizado acabou indo pra atmosfera sem passar pela MAF de novo) poderia deixar a mistura mais rica temporariamente. Claro que depois o sistema corrige, mas nesse meio tempo você estaria "forçando" o motor.

Eu duvido que a redução na rotação seja perceptível, visto que é uma turbina pequena que enche muito rápido, mas essa alteração na mistura me preocupa um pouco. Por mais que eu tenha andado ~3 anos e ~50.000 km sem recirculação e sem consequência alguma no T-JET, quem garante que a vida útil daquele motor não reduziu? Cada um que calcule seu risco/benefício antes de mexer...

Aproveitando, alguém sabe onde fica a MAF no nosso motor?
O DS3 não tem sistema MAF. Ele usa MAP. ;)
Stage 1
Adaptador Forge (espirro)
Filtro inbox K&N
Chipwerke Trim 6
Molas H&R
Válvula Diverte TSi
Leds c/ faróis
Escapamento sem o intermediário

lewandre
Mensagens: 13
Registrado em: Qua Out 09, 2013 9:05 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Re: Fazendo "espirrar" - Modo caseiro

Mensagem por lewandre »

Olá Pessoal

Recentemente o meu DS3 começou a "espirrar".
O carro esta todo original com 11.000 Km e nunca tinha feito esse barulho.
Após verificar o motor encontrei uma mangueira solta. Já tentei coloca-la no lugar diversas vezes e depois de algum tempo solta de novo.

Abaixo estão algumas fotos da mangueira. Alguém sabe me dizer se esta faltando alguma peça para segurar a mangueira ou se existe algum "truque" para encaixa-la?

Imagem

Imagem

https://www.dropbox.com/sh/errvgshtqv04 ... or%201.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;
https://www.dropbox.com/sh/errvgshtqv04 ... or%202.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços,
André

Avatar do usuário
Ronaldo Gualberto
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Out 18, 2012 3:41 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: DS3

Re: Fazendo "espirrar" - Modo caseiro

Mensagem por Ronaldo Gualberto »

essa mangueira fica meio que na pressão mesmo, tenta rodar a ponta do encaixe, ou leve na CCS pra ver se tem alguma coisa que encurtou a mangueira.

Já retirei e recoloquei essa mangueira varias vezes e nunca soltou.

abs
DS3 Vermelho, Lanternas LED 3D, Racechip Ultimate Trim 7, Blow Off Forge, K&N,
Manômetro Turbo Auto Gauge, Módulos Taramps, Kit JBL, GPS Garmin no Console,
Adesivos DS3 Racing.

Sperandio
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Jan 28, 2014 8:39 pm
Estado: ES
Cidade: Vila Velha
Carro Atual: Mercedes clc 200

Re: Fazendo "espirrar" - Modo caseiro

Mensagem por Sperandio »

lewandre fica tranquilo que essa mangueira não e nada demais, chama-se retorno do canister, serve pra aproveitar os gazes espelidos pelo tanque de combustivel, poluindo menos o meio ambiente e trazendo 0,0001% de economia no carro.

Responder