Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
Fabio Askan
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Fev 09, 2015 12:45 pm
Estado: SP
Cidade: Jundiaí
Carro Atual: DS3
Localização: Jundiaí

Ar condicionado não gela - DS3

Mensagem por Fabio Askan »

Bom dia pessoal.
Estou enfrentando um problema com meu DS3, comprei o carro
recentemente do primeiro dono, carro 2013 com 29.000kms.
Durante a volta pra casa, fui testar o ar condicionado e verifiquei que o ar não estava gelando, como
também era um dia frio, preferi esperar por outra oportunidade.
Pois bem, no dia seguinte, veio aquele sol de rachar, liguei o carro e fui dar uma volta pelo bairro para
experimentar o brinquedo novo.
Quando fui ligar o Ar, percebi que o compressor armou, porem, o ar não gelava nem na posição "LO", voltei para casa e fui verificar se o sistema estava do ar condicionado estava carregado.
Um rápido teste na válvula de recarga do Ar condicionado, e verifiquei que o sistema esta pressurizado.
:| :| :| :|
Resumindo, estarei levando o carro para uma especializada na semana que vem, mais antes disto gostaria de saber se alguém já teve algum problema parecido com o ds3 ou demais veículos da linha.

PS: Recentemente nas minhas leitura, fiquei sabendo de um problema que da na carcaça termostática dos motores THP, aonde a Válvula termostática pilotada apresenta problema e fica travada aberta.
Fazendo o motor entrar em modo de emergência, cortando o funcionamento do compressor do ar condicionado e priorizando a refrigeração do motor.
O único sintoma que não observo é o tipico problema no ponteiro de temperatura, no meu carro
parece estar funcionando corretamente.

Avatar do usuário
GibaHC
Mensagens: 72
Registrado em: Qua Jul 13, 2016 8:44 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: Ds3 12/13

Re: Ar condicionado não gela - DS3

Mensagem por GibaHC »

Confere se o termômetro está marcando a temperatura correta. O sensor fica no retrovisor direito.

Outros problemas comuns são relacionados ao gás velho ou pouco gás. Coisa barata de resolver.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Keep on Rocking

Avatar do usuário
Weise
Mensagens: 43
Registrado em: Qua Mar 08, 2017 9:00 am
Estado: SP
Cidade: Carapicuíba
Carro Atual: Citroën DS3

Re: Ar condicionado não gela - DS3

Mensagem por Weise »

Fábio, está muito parecido ao meu caso. Também recarreguei o gás, mas não funcionou. Aí fiz o scan (note que não é qualquer scanner OBD que faz a leitura, só o específico para Citroen) e indicou a falha na válvula termostatica. Vale lembrar que isto não afetou termômetro do painel.

Bem, comprei a peça nova na Alemanha (por sorte um amigo estava lá e trouxe pra mim) e paguei o equivalente a R$ 500 na peça + novo chicote e depois mais R$ 450 para a instalação (o acesso é muito difícil, é serviço pra mais de um dia. Vale lembrar que na concessionária a peça mais mão-de-obra custaria R$ 2.400.

Enviado de meu ASUS_Z00LD usando Tapatalk

Avatar do usuário
Weise
Mensagens: 43
Registrado em: Qua Mar 08, 2017 9:00 am
Estado: SP
Cidade: Carapicuíba
Carro Atual: Citroën DS3

Re: Ar condicionado não gela - DS3

Mensagem por Weise »

Só lembrando que teve alguns foristas aparentemente conseguiram fazer o serviço sem custo - foi um tipo de recall não-oficial, mas que não cobria todos os carros. Vale a pena ligar pra uma concessionária e checar se obseu número de chassi está coberto (o meu não estava).

Enviado de meu ASUS_Z00LD usando Tapatalk

Fabio Askan
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Fev 09, 2015 12:45 pm
Estado: SP
Cidade: Jundiaí
Carro Atual: DS3
Localização: Jundiaí

Re: Ar condicionado não gela - DS3

Mensagem por Fabio Askan »

GibaHC escreveu:Confere se o termômetro está marcando a temperatura correta. O sensor fica no retrovisor direito.

Outros problemas comuns são relacionados ao gás velho ou pouco gás. Coisa barata de resolver.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Eu dei uma olhada, parece estar coerente com a temperatura de fora.
Levei em uma loja especializada, e a pressão do sistema esta variando, podendo indicar alguma avaria no filtro acumulador do ar condicionado.
vou ter que levar pra ver mesmo

Fabio Askan
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Fev 09, 2015 12:45 pm
Estado: SP
Cidade: Jundiaí
Carro Atual: DS3
Localização: Jundiaí

Re: Ar condicionado não gela - DS3

Mensagem por Fabio Askan »

Weise escreveu:Fábio, está muito parecido ao meu caso. Também recarreguei o gás, mas não funcionou. Aí fiz o scan (note que não é qualquer scanner OBD que faz a leitura, só o específico para Citroen) e indicou a falha na válvula termostatica. Vale lembrar que isto não afetou termômetro do painel.

Bem, comprei a peça nova na Alemanha (por sorte um amigo estava lá e trouxe pra mim) e paguei o equivalente a R$ 500 na peça + novo chicote e depois mais R$ 450 para a instalação (o acesso é muito difícil, é serviço pra mais de um dia. Vale lembrar que na concessionária a peça mais mão-de-obra custaria R$ 2.400.

Enviado de meu ASUS_Z00LD usando Tapatalk
Você sabe o modelo do OBD2 que usou para checar?

Avatar do usuário
Weise
Mensagens: 43
Registrado em: Qua Mar 08, 2017 9:00 am
Estado: SP
Cidade: Carapicuíba
Carro Atual: Citroën DS3

Re: Ar condicionado não gela - DS3

Mensagem por Weise »

Fabio Askan escreveu:
Weise escreveu:Fábio, está muito parecido ao meu caso. Também recarreguei o gás, mas não funcionou. Aí fiz o scan (note que não é qualquer scanner OBD que faz a leitura, só o específico para Citroen) e indicou a falha na válvula termostatica. Vale lembrar que isto não afetou termômetro do painel.

Bem, comprei a peça nova na Alemanha (por sorte um amigo estava lá e trouxe pra mim) e paguei o equivalente a R$ 500 na peça + novo chicote e depois mais R$ 450 para a instalação (o acesso é muito difícil, é serviço pra mais de um dia. Vale lembrar que na concessionária a peça mais mão-de-obra custaria R$ 2.400.

Enviado de meu ASUS_Z00LD usando Tapatalk
Você sabe o modelo do OBD2 que usou para checar?
Fábio, não sei o modelo, mas me falaram que é específico para Citroen. Lembrando que via interface OBD2 bluetooth + app Torque pro, tampouco obtive leitura do código de erro.

Enviado de meu ASUS_Z00LD usando Tapatalk

Fabio Askan
Mensagens: 28
Registrado em: Seg Fev 09, 2015 12:45 pm
Estado: SP
Cidade: Jundiaí
Carro Atual: DS3
Localização: Jundiaí

Re: Ar condicionado não gela - DS3

Mensagem por Fabio Askan »

Weise escreveu:
Fabio Askan escreveu:
Weise escreveu:Fábio, está muito parecido ao meu caso. Também recarreguei o gás, mas não funcionou. Aí fiz o scan (note que não é qualquer scanner OBD que faz a leitura, só o específico para Citroen) e indicou a falha na válvula termostatica. Vale lembrar que isto não afetou termômetro do painel.

Bem, comprei a peça nova na Alemanha (por sorte um amigo estava lá e trouxe pra mim) e paguei o equivalente a R$ 500 na peça + novo chicote e depois mais R$ 450 para a instalação (o acesso é muito difícil, é serviço pra mais de um dia. Vale lembrar que na concessionária a peça mais mão-de-obra custaria R$ 2.400.

Enviado de meu ASUS_Z00LD usando Tapatalk
Você sabe o modelo do OBD2 que usou para checar?
Fábio, não sei o modelo, mas me falaram que é específico para Citroen. Lembrando que via interface OBD2 bluetooth + app Torque pro, tampouco obtive leitura do código de erro.
Enviado de meu ASUS_Z00LD usando Tapatalk
Galera passei pra dar um retorno. (Problema Resolvido).
Foi passado o PDL4000 e não foi verificado problema na válvula termostática.

Real causa do Problema, Condensador obstruído e Válvula Torre Do compressor
apresentando mal funcionamento.
Como o DS3 que comprei era um carro que muito pouco rodava ou usava o sistema do ar-condicionado , a sílica Gel que fica dentro do acumulador do condensador, acabou estragando, entupindo as aletas do condensador.
Depois da substituição, foi verificado que o gás refrigerante voltou a circular, o ar voltou a gelar para a minha alegria :D :D :D , Porem, a pressão do sistema variava muito durante as acelerações.
O único que sobrou nesta historia, foi o compressor.
Para minha surpresa, o mesmo tinha concerto. Ele tem uma Válvula (chamada de Válvula reguladora ou Válvula Torre).
Link de anuncio da peça:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ot-307-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
A do meu carro estava com problemas e foi substituída, não sendo necessária a troca do "Caríssimo" compressor novo.
Outra coisa que me chamou a atenção, é a picaretagem das Css da Citroen de Barra Manda que enfim acabou por fechar, o carro tem 29mil kms e ainda estava, Pasmem, com o filtro de polem original, pesando o mesmo ou mais que um tijolo baiano, de tanta sujeira, acaro e Deus sabe o que.
Enfim, depois dos reparos, limpeza do sistema (3 vezes), condensador novo, filtro de polem novo ;) , Válvula da torre nova, Voltou a Nevar dentro do meu querido DS3.

Para quem quiser uma referencia ótima para cuidados com ar condicionado, na região de São Paulo.
segue contato:
Flash Car comercio e serviço de ar condicionado e auto elétrico em geral.
Endereço: Av. Dr. Ricardo Jafet, 619 - Vila Monumento, São Paulo - SP, 04260-020
Telefone: (11) 2274-2691

Proprietária se chama, Dona Alice.
Uma Cearense muita gente boa e alem de tudo, honesta!

\_JFJ_/
Mensagens: 19
Registrado em: Sex Dez 14, 2018 2:33 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 - 3000GT VR4

Re: Ar condicionado não gela - DS3

Mensagem por \_JFJ_/ »

Fabio Askan escreveu:
Weise escreveu:
Fabio Askan escreveu: Você sabe o modelo do OBD2 que usou para checar?
Fábio, não sei o modelo, mas me falaram que é específico para Citroen. Lembrando que via interface OBD2 bluetooth + app Torque pro, tampouco obtive leitura do código de erro.
Enviado de meu ASUS_Z00LD usando Tapatalk
Galera passei pra dar um retorno. (Problema Resolvido).
Foi passado o PDL4000 e não foi verificado problema na válvula termostática.

Real causa do Problema, Condensador obstruído e Válvula Torre Do compressor
apresentando mal funcionamento.
Como o DS3 que comprei era um carro que muito pouco rodava ou usava o sistema do ar-condicionado , a sílica Gel que fica dentro do acumulador do condensador, acabou estragando, entupindo as aletas do condensador.
Depois da substituição, foi verificado que o gás refrigerante voltou a circular, o ar voltou a gelar para a minha alegria :D :D :D , Porem, a pressão do sistema variava muito durante as acelerações.
O único que sobrou nesta historia, foi o compressor.
Para minha surpresa, o mesmo tinha concerto. Ele tem uma Válvula (chamada de Válvula reguladora ou Válvula Torre).
Link de anuncio da peça:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ot-307-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
A do meu carro estava com problemas e foi substituída, não sendo necessária a troca do "Caríssimo" compressor novo.
Outra coisa que me chamou a atenção, é a picaretagem das Css da Citroen de Barra Manda que enfim acabou por fechar, o carro tem 29mil kms e ainda estava, Pasmem, com o filtro de polem original, pesando o mesmo ou mais que um tijolo baiano, de tanta sujeira, acaro e Deus sabe o que.
Enfim, depois dos reparos, limpeza do sistema (3 vezes), condensador novo, filtro de polem novo ;) , Válvula da torre nova, Voltou a Nevar dentro do meu querido DS3.

Para quem quiser uma referencia ótima para cuidados com ar condicionado, na região de São Paulo.
segue contato:
Flash Car comercio e serviço de ar condicionado e auto elétrico em geral.
Endereço: Av. Dr. Ricardo Jafet, 619 - Vila Monumento, São Paulo - SP, 04260-020
Telefone: (11) 2274-2691

Proprietária se chama, Dona Alice.
Uma Cearense muita gente boa e alem de tudo, honesta!
Exatamente o que acho que deve estar acontecendo com o meu... valeu pela dica da oficina.

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk

Responder