Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
rtripodi
Mensagens: 17
Registrado em: Sáb Fev 11, 2017 10:27 pm
Estado: BA
Cidade: Salvador
Carro Atual: DS5

Estabilidade e dirigibilidade do DS5

Mensagem por rtripodi »

Olá pessoal,

meu DS5 parece que tenta seguir todas as variações no solo. Pequenas irregularidades fazem o carro dançar para todos os lados. Ao passar em remendos de asfalto ou desníveis o carro tende acompanhar o terreno puxando a direção para os lados. As vezes puxa para um lado, outras puxa para outro lado, outras meio que fica sambando na pista. Puxa o volante mesmo! Isso acontece também em frenagens, fico bringando com a direção o tepo todo.

A suspensão é normalmente um pouco dura, mas não achei que isso era normal. Já verifiquei toda a suspensão. Alinhamento, balanceamento, cambagem, caster, tudo. Testei em máquina diferentes. Testei suspensão numa autorizada do imetro (chock test, ressonância, alinhamento, frenagem) e parece que está normal. Além de que visualmente não aparenta qualquer problema.

Está com pneus meia vida, 235/45/18.

Será que isso é normal? Alguém tem sensação parecida? ou Saberia quais os possíveis problemas?

Poderia ser problema na direção? Caixa ou coluna...

Junior10102
Mensagens: 18
Registrado em: Sex Nov 04, 2016 10:42 pm
Estado: PR
Cidade: Santa Helena
Carro Atual: Ds5

Re: Estabilidade e dirigibilidade do DS5

Mensagem por Junior10102 »

Não tão evidente quanto a sua descrição, em grau mais leve sinto que o carro as vezes '' puxa '' dependendo de irregularidades do asfalto. Já escutei muitas reclamações semelhantes de outros modelos e inclusive em casa tinha esta sensação com um C4 hatch. Trocamos os pneus e ficou zerado (estavam com menos de meia vida). Aproveitando a deixa, você já substituiu alguma vez a bateria do seu carro? Escutou algo sobre termos que colocar bateria com tecnologia AGM ? abraço

Shutz
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Fev 13, 2017 9:12 am
Estado: GO
Cidade: Goiânia
Carro Atual: FORD FOCUS

Re: Estabilidade e dirigibilidade do DS5

Mensagem por Shutz »

Isso já aconteceu comigo no Focus, era alinhamento, achei um cara de confiança e refiz o balanceamento...verifica se ele está usando o gabarito correto do seu carro, por exemplo ele pode estar usando o do c3, e talvez seja diferente.

Sobre direção boba e trepidando eu resolvi assim.

Seus pneus estando meia vida, com o tempo a estrutura do pneu deforma, deixando ele mais "quadrado" ... principalmente os pirelli...

Solução paliativa que resolveu meu problema: ele desmontou os pneus das rodas,"lixou" e limpou as bordas internas da roda, passou um liquido que parece um tipo de cola e remontou e refez o balanceamento.

Resolveu meu problema. como é um serviço barato faça o teste.

Outra detalhe e no momento do balanceamento verificar se sua roda está pegando muito chumbo para balancear isso é indicio de roda empenada.

rtripodi
Mensagens: 17
Registrado em: Sáb Fev 11, 2017 10:27 pm
Estado: BA
Cidade: Salvador
Carro Atual: DS5

Re: Estabilidade e dirigibilidade do DS5

Mensagem por rtripodi »

Acho que parte do problema está associada a qualidade dos pneus.
Finalmente coloquei pneus novos e o carro ficou bem melhor.
Ainda não parece estar 100%, mas com certeza melhorou muito.

JERON
Mensagens: 56
Registrado em: Qua Mar 16, 2016 10:58 am
Estado: PR
Cidade: Curitiba
Carro Atual: DS3

Re: Estabilidade e dirigibilidade do DS5

Mensagem por JERON »

Meu DS3 fazia exatamente isso , tinha pneus 215/40r17 com uns 60% de vida ainda, troquei pelos 205/45r17 melhorou uns 40% pois em qualquer desnível de BR ele puxava para o lado mais baixo da rodovia , ruas ruins ele "copiava" tudo.. tempo todo corrigindo, fiz 3 alinhamentos em locais diferentes, ultimo na MIchelin software 2016 , atualizadíssimo e que melhorou mais uns 30%... :lol: esses dias troquei coxim da caixa mais uns 20% :roll: .... uma hora fica reto :mrgreen:

ja desencanei.. :geek:

Shutz
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Fev 13, 2017 9:12 am
Estado: GO
Cidade: Goiânia
Carro Atual: FORD FOCUS

Re: Estabilidade e dirigibilidade do DS5

Mensagem por Shutz »

JERON escreveu:Meu DS3 fazia exatamente isso , tinha pneus 215/40r17 com uns 60% de vida ainda, troquei pelos 205/45r17 melhorou uns 40% pois em qualquer desnível de BR ele puxava para o lado mais baixo da rodovia , ruas ruins ele "copiava" tudo.. tempo todo corrigindo, fiz 3 alinhamentos em locais diferentes, ultimo na MIchelin software 2016 , atualizadíssimo e que melhorou mais uns 30%... :lol: esses dias troquei coxim da caixa mais uns 20% :roll: .... uma hora fica reto :mrgreen:

ja desencanei.. :geek:

Eu ainda estou namorando o Ds3. Hoje tenho um Focus, e nisso ele é perfeito, muito estável, onde você aponta ele vai, dá gosto, entrar em qualquer curva, rotatória.... na estrada a boa dirigibilidade, faz a gente até esquecer a falta de potência.

JERON
Mensagens: 56
Registrado em: Qua Mar 16, 2016 10:58 am
Estado: PR
Cidade: Curitiba
Carro Atual: DS3

Re: Estabilidade e dirigibilidade do DS5

Mensagem por JERON »

Shutz escreveu:
JERON escreveu:Meu DS3 fazia exatamente isso , tinha pneus 215/40r17 com uns 60% de vida ainda, troquei pelos 205/45r17 melhorou uns 40% pois em qualquer desnível de BR ele puxava para o lado mais baixo da rodovia , ruas ruins ele "copiava" tudo.. tempo todo corrigindo, fiz 3 alinhamentos em locais diferentes, ultimo na MIchelin software 2016 , atualizadíssimo e que melhorou mais uns 30%... :lol: esses dias troquei coxim da caixa mais uns 20% :roll: .... uma hora fica reto :mrgreen:

ja desencanei.. :geek:

Eu ainda estou namorando o Ds3. Hoje tenho um Focus, e nisso ele é perfeito, muito estável, onde você aponta ele vai, dá gosto, entrar em qualquer curva, rotatória.... na estrada a boa dirigibilidade, faz a gente até esquecer a falta de potência.
Tive um ghia 2.0 duratec... faz muita curva e multilink ne. .ds3 e tipo carro rebaixado...original

Shutz
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Fev 13, 2017 9:12 am
Estado: GO
Cidade: Goiânia
Carro Atual: FORD FOCUS

Re: Estabilidade e dirigibilidade do DS5

Mensagem por Shutz »

JERON escreveu:
Shutz escreveu:
JERON escreveu:Meu DS3 fazia exatamente isso , tinha pneus 215/40r17 com uns 60% de vida ainda, troquei pelos 205/45r17 melhorou uns 40% pois em qualquer desnível de BR ele puxava para o lado mais baixo da rodovia , ruas ruins ele "copiava" tudo.. tempo todo corrigindo, fiz 3 alinhamentos em locais diferentes, ultimo na MIchelin software 2016 , atualizadíssimo e que melhorou mais uns 30%... :lol: esses dias troquei coxim da caixa mais uns 20% :roll: .... uma hora fica reto :mrgreen:

ja desencanei.. :geek:

Eu ainda estou namorando o Ds3. Hoje tenho um Focus, e nisso ele é perfeito, muito estável, onde você aponta ele vai, dá gosto, entrar em qualquer curva, rotatória.... na estrada a boa dirigibilidade, faz a gente até esquecer a falta de potência.
Tive um ghia 2.0 duratec... faz muita curva e multilink ne. .ds3 e tipo carro rebaixado...original
Exatamente Jeron. preciso andar no ds3 logo, para saber se troco ou não.

Responder