Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
Mcelo
Mensagens: 78
Registrado em: Seg Abr 20, 2015 6:01 pm
Estado: RJ
Cidade: Teresópolis
Carro Atual: DS3

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por Mcelo »

leonardodutra escreveu:Bom dia galera.

Eu tô com o seguinte problema.

Quando ligo o ar condicionado do meu ds3 ele funciona de boa, mais quando a temperatura passa dos 80graus ele para de funcionar e só volta quando a temperatura volta para 70graus.

Meu carro não ferve e não passa de 90 graus a temperatura mais tô chateado com o lance do ar.

O que pode estar acontecendo?

Será que é essa válvula termostatica que está com problemas?

Fico no aguardo. ..

Abrs
Meu Ds3 teve esse problema... Quando a temperatura do motor atingia essa faixa de 80 graus o ar condicionado desligava. Só voltava a funcionar quando o carro estava frio. O ponteiro da temperatura não passava do meio no painel, porém coloquei um leitor OBDII e um aplicativo chamado "torque" e comecei a monitorar a temperatura digitalmente, grau á grau. Mesmo com o ponteiro do painel de instrumentos não chegando perto da escala vermelha, o carro atingia a temperatura de 105graus no líquido do arrefecimento. O ar desliga automaticamente para preservar o motor. A solução foi a troca completa da termostática do motor, serviço feito na garantia e já adicionado o novo sensor de temperatura. :!: :!: :!:
viewtopic.php?f=27&t=5129" onclick="window.open(this.href);return false;

leonardodutra
Mensagens: 110
Registrado em: Sáb Nov 15, 2014 2:21 pm
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Carro Atual: ds3 thp

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por leonardodutra »

Obrigado pelo esclarecimento.

Vou ter que morrer na grana pois não tenho mais garantia.

Avatar do usuário
Crespo
Mensagens: 39
Registrado em: Sáb Fev 07, 2015 11:09 pm
Estado: AL
Cidade: Maceió
Carro Atual: DS3

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por Crespo »

Isso é uma campanha da Citroen, instalam o sensor adicional sem custo, mesmo fora da garantia. A fábrica arca com os custos da CC.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

kteixeirinha
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Jul 24, 2014 5:12 pm
Estado: SP
Cidade: Piracicaba
Carro Atual: DS3

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por kteixeirinha »

Estou exatamente com o mesmo prolema do colega, indicado na 1ª pagina... devo comprar valvula do termostato do motor? A garantia acabou a 3 meses... =(

Avatar do usuário
Crespo
Mensagens: 39
Registrado em: Sáb Fev 07, 2015 11:09 pm
Estado: AL
Cidade: Maceió
Carro Atual: DS3

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por Crespo »

kteixeirinha escreveu:Estou exatamente com o mesmo prolema do colega, indicado na 1ª pagina... devo comprar valvula do termostato do motor? A garantia acabou a 3 meses... =(
Leve o carro à CC, provavelmente façam fora da garantia, por se tratar de uma campanha de fábrica.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Avatar do usuário
JCC
Mensagens: 31
Registrado em: Ter Jun 21, 2016 5:15 pm
Estado: PR
Cidade: Maringá
Carro Atual: DS3 Amarelo

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por JCC »

Pessoal, comprei meu DS3 no início deste mês, com 21mil km, como o adquiri na Bahia e o mesmo veio rodando, está atualmente com 24mil km. O que ocorre é que nesta semana, o ponteiro da temperatura subiu e como vários relatos aqui, acusou superaquecimento com mensagem de desligamento imediato do veículo. Coração veio parar na boca. Mas graças a este fórum, me tranquilizei com os relatos entendendo o problema.

Também tive a informação por aqui sobre o Recall (que na verdade não foi oficializado como tal, mas foi comunicado aos proprietários em 2015 sobre a necessidade da substituição do sensor) e fiquei na dúvida como tantos outros se essa peça poderia ser substituída uma vez que meu carro está fora da garantia.

Liguei então para o 0800 da Citroen e tive a informação que o reparo é feito gratuitamente, mesmo estando fora da garantia.

Agendei o serviço na data de hoje, levei meu carro ao concessionário local que fez o reparo em 45min. O que eles fazem na verdade é instalar um segundo sensor no veículo. Saí de lá com meu marcador de temperatura normalizado.

Vou ficar atento para ver se o problema foi realmente resolvido, caso ocorra algo de estranho, postarei aqui.

Avatar do usuário
Tmaias
Mensagens: 175
Registrado em: Qui Dez 19, 2013 12:33 am
Estado: MA
Cidade: São Luís
Carro Atual: DS3

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por Tmaias »

Comigo aconteceu em dezembro de 2014.
Trocaram o sensor e nunca mais tive problema.
JCC escreveu:Pessoal, comprei meu DS3 no início deste mês, com 21mil km, como o adquiri na Bahia e o mesmo veio rodando, está atualmente com 24mil km. O que ocorre é que nesta semana, o ponteiro da temperatura subiu e como vários relatos aqui, acusou superaquecimento com mensagem de desligamento imediato do veículo. Coração veio parar na boca. Mas graças a este fórum, me tranquilizei com os relatos entendendo o problema.

Também tive a informação por aqui sobre o Recall (que na verdade não foi oficializado como tal, mas foi comunicado aos proprietários em 2015 sobre a necessidade da substituição do sensor) e fiquei na dúvida como tantos outros se essa peça poderia ser substituída uma vez que meu carro está fora da garantia.

Liguei então para o 0800 da Citroen e tive a informação que o reparo é feito gratuitamente, mesmo estando fora da garantia.

Agendei o serviço na data de hoje, levei meu carro ao concessionário local que fez o reparo em 45min. O que eles fazem na verdade é instalar um segundo sensor no veículo. Saí de lá com meu marcador de temperatura normalizado.

Vou ficar atento para ver se o problema foi realmente resolvido, caso ocorra algo de estranho, postarei aqui.

Avatar do usuário
canhao
Mensagens: 38
Registrado em: Sex Set 16, 2016 9:53 am
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Ds3

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por canhao »

Comprei um Ds3 2012 e tive o mesmo problema em viagem de SP para Goiás.. levei o carro em uma concessionária de SP fora da garantia e o mesmo foi arrumado sem custo algum, inclusive foi feita atualização do software de injeção ... dois recalls


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Avatar do usuário
Weise
Mensagens: 43
Registrado em: Qua Mar 08, 2017 9:00 am
Estado: SP
Cidade: Carapicuíba
Carro Atual: Citroën DS3

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por Weise »

Eu tive o mesmo problema que os demais aqui, mas demorei um pouco a descobrir a origem.
Comecei numa oficina de bairro, que encaminhou para outra, que tampouco soube resolver - então levei à Citroën. Detectaram o problema na válvula termostática, que exige a troca da carcaça inteira, mas não fizeram menção nenhuma a uma campanha do fabricante para troca do componente.

Fizeram, sim, um orçamento para troca da peça + 2 chicotes relacionados: R$ 1600 de peças + R$ 800 de mão-de-obra. Não fiz por achar extorsivo.
Agora que soube que alguns membros daqui conseguiram fazer a troca mesmo fora da garantia (que é o caso do meu também) irei recorrer ao SAC da Citroën - já prevendo que vou passar raiva. Desejem-me sorte!

Responder