Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
Avatar do usuário
felipesacchi
Mensagens: 463
Registrado em: Qui Mai 09, 2013 12:51 am
Estado: MG
Cidade: Belo Horizonte
Carro Atual: DS3

Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por felipesacchi »

Boa tarde, amigos.

Venho passando por um momento difícil com meu DS3, um drama que gostaria de compartilhar com vocês.
Tudo começou no início do mês de Junho, quando comecei a perceber que o indicador de temperatura do motor, que fica no painel (ver foto abaixo), começou a desregular. O marcador estava normal quando de repente voltava para o início (temperatura fria).. depois voltava para o meio (temperatura "normal" quando o carro está quente). E isso aconteceu por alguns dias. Porém, pensei comigo: "enquanto isso não me trouxer maiores problemas, vou deixar como está. E assim que der levo o carro na CCS, sem muita pressa."

Imagem

Passaram-se alguns dias, e lá pelo dia 20/06, estava eu andando normalmente, quando me aparece a luz de Injeção Eletrônica no painel, alegando uma avaria/defeito no sistema. (ver foto abaixo)

Imagem

Parei o carro imediatamente. Desliguei, abri o motor para ver se tinha algo errado, mas aparentemente nada demais. Voltei pra casa com o aviso ainda aceso. No dia seguinte, misteriosamente o aviso apagou. E a partir daí, o carro começou a apresentar dificuldade na hora de bater a chave para ligar, principalmente quando ele estava frio. Demorava uns 15~20 segundos pra pegar. Já comecei a ficar preocupado.

Fiquei sem usar o carro por uns dois dias para ver se o problema persistia. Foi quando, ao ligar, o indicador de temperatura do motor já subia lá pra cima avisando que o motor estava super aquecido, que era para parar imediatamente o veículo (ver foto abaixo). Lembrando que o carro estava há dois dias sem uso, totalmente frio. Foi aí que o levei para a concessionária, e os problemas estavam apenas começando.

Imagem

Foi constatado que o problema era um defeito na válvula do termostato do motor, uma coisa "rara", segundo o pessoal da CCS. Meu carro está PARADO desde o dia 25/06, sem previsão NENHUMA de chegada da peça, que tem que vim da fábrica na Europa. Ontem perdi totalmente a paciência com o total DESCASO por parte dos atendentes e falei que ou tiravam essa peça de um carro zero km e colocavam no meu, ou então que me dessem outro carro para rodar enquanto o meu não ficasse pronto. Hoje me foi passado que vão tirar a peça de um carro zero km na Segunda feira e que no máx Terça ele já está pronto. To revoltado com esse pessoal da Citroen! Carro de 80mil reais dar problema com 5mil km e eles acharem que a gente é trouxa a ponto de ficar esperando o tempo que for necessário.

Enfim, desculpem o desabafo e o longo texto, mas é só para alertá-los caso esse problema aconteça com algum de vocês. E assim que se resolver esse problema, posto aqui as novidades.

Concessionária Grenoble - Belo Horizonte

Abraços!
Imagem

Youtube: http://www.youtube.com/need2race" onclick="window.open(this.href);return false;

mrguga
Mensagens: 234
Registrado em: Ter Out 23, 2012 9:28 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS3

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por mrguga »

Obrigado pela clareza do relato e informações. Vamos ficar de olho. Realmente o risco dos importados é a falta de uma peça específica que não costuma dar problema. Não é exclusividade do Brasil, já vi relatos de americanos descontetes com seus FR-S/BRZ/GT86 pois qualquer probleminha desses levava meses pra ser resolvido.

O negócio é colocar pressão como você fez, aqui temos muitas leis a favor do consumidor, vamos exercer nossos direitos.

zoio
Mensagens: 104
Registrado em: Ter Set 11, 2012 12:45 pm
Estado: SP
Cidade: Indaiatuba
Carro Atual: DS3

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por zoio »

Eu tive um problema similar ao seu, mas o erro no painel desapareceu após algumas horas. Era nitido que o motor não tinha nenhum tipo de sobreaquecimento pois eu havia acabado de ligar o carro em um dia frio. Isso aconteceu há uns 20 dias e nunca mais tive problema.
Eu vou mencionar na revisão. O meu carro está com 7mil km rodados.

Boa sorte!

Avatar do usuário
felipesacchi
Mensagens: 463
Registrado em: Qui Mai 09, 2013 12:51 am
Estado: MG
Cidade: Belo Horizonte
Carro Atual: DS3

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por felipesacchi »

Atualizando o caso, a peça finalmente chegou ontem, dia 16/07, e foi trocada.
Já estou de volta com o carro e até agora parece estar tudo ok. :)

Abs
Imagem

Youtube: http://www.youtube.com/need2race" onclick="window.open(this.href);return false;

chriswak
Mensagens: 52
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 7:58 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por chriswak »

Tive um problema parecido, só que meu carro ferveu no feriado, no meio da estrada, num congestionamento por causa de um acidente.
Encostei, deixei esfriar e consegui água pra prosseguir viagem.
Encostei na ccs, levarem 3 dias para descobrir o problema. Me disseram que era o sensor de temperatura. Ele falhava e não "avisava" sobre a temperatura, a ventoinha não funcionava e nada era indicado no painel. Como eu já deixei claro que o bicho ia pegar se não arrumassem o carro e já tava bem injuriado com toda a situação, conseguiram autorização para tirar a peça de um zero... Ontem, me ligaram para saber se estava tudo em ordem.

Avatar do usuário
felipesacchi
Mensagens: 463
Registrado em: Qui Mai 09, 2013 12:51 am
Estado: MG
Cidade: Belo Horizonte
Carro Atual: DS3

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por felipesacchi »

chriswak escreveu:Tive um problema parecido, só que meu carro ferveu no feriado, no meio da estrada, num congestionamento por causa de um acidente.
Encostei, deixei esfriar e consegui água pra prosseguir viagem.
Encostei na ccs, levarem 3 dias para descobrir o problema. Me disseram que era o sensor de temperatura. Ele falhava e não "avisava" sobre a temperatura, a ventoinha não funcionava e nada era indicado no painel. Como eu já deixei claro que o bicho ia pegar se não arrumassem o carro e já tava bem injuriado com toda a situação, conseguiram autorização para tirar a peça de um zero... Ontem, me ligaram para saber se estava tudo em ordem.
Putz, no meio da estrada é tenso..
Eu to indo viajar amanhã, to rezando pra que nada aconteça, rs..
Mas no seu caso, pelo menos foi rápido.
O meu eles enrolaram absurdamente!
Imagem

Youtube: http://www.youtube.com/need2race" onclick="window.open(this.href);return false;

navacchia
Mensagens: 266
Registrado em: Seg Mai 27, 2013 10:28 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Citroen DS3

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por navacchia »

Esses problemas com as CCS são recorrentes e geralmente independem da marca do veículo.

O descaso com o consumidor é terrível, eles não conseguem perceber que o pós venda é extremamente mais importante do que o pré venda.

Eu sugiro, caso precisem de maior agilidade por parte da CCS, vocês falarem algumas palavrinhas mágicas que sempre que utilizadas à um funcionário da CSS geram efeitos quase que instantâneos:

- Postar reclamação no Reclame Aqui (http://www.reclameaqui.com.br);

- Informar que vai abrir reclamação no PROCON;

- Que enviará notificação formal, registrada em cartório, em nome da CCS e do gerente responsável; e

- Que vai entrar no Juizado Especial ("JEC") solicitando danos morais, ressarcimento dos valores utilizados com táxi ou locação de carro e lucros cessantes (se for o caso) pelos dias em que o carro ficou parado para manutenção.

Infelizmente é sempre assim, basta você informar, deixar claro, que sua paciência acabou e que vai procurar todos os meios para publicar, reclamar e ser ressarcido, que a CCS toma uma providência.

Se precisarem de ajuda com alguma questão jurídica me mandem uma MP, sou advogado e auxiliarei no que for possível.

Abraços,

Gustavo.

Avatar do usuário
felipesacchi
Mensagens: 463
Registrado em: Qui Mai 09, 2013 12:51 am
Estado: MG
Cidade: Belo Horizonte
Carro Atual: DS3

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por felipesacchi »

Viajei com o carro na sexta, acabei de chegar. Andei quase 500km com o carro e graças a Deus o comportamento foi normal, nenhum problema. (:

Fica aí o feedback positivo! (pelo menos por enquanto, rs..) :mrgreen:
Imagem

Youtube: http://www.youtube.com/need2race" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Ronaldo Gualberto
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Out 18, 2012 3:41 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: DS3

Re: Problema na válvula do termostato do motor

Mensagem por Ronaldo Gualberto »

vendo esse tópico achei tudo isso estranho para um carro dessa categoria. O meu está e sempre esteve perfeito, mesmo com o Up no motor devido ao racechip.

O que vejo disso tudo é que parece que não tropicalizaram direito o carro, que lá as temperaturas são bem mais baixas. Acho que somente adaptaram a nossa gasolina.
Outra situação que logo logo vai dar problema é a Blow de plastico, que a propria Forge já avisa na sua página, que em paises mais quentes sugere a troca da Blow por uma de aluminio, pois em casos já relatados por eles que a mesma de plastico chegou até a derreter e danificar o turbo. Neste caso eu não vou economizar e preventivamente vou trocar a minha por esse motivo e tb pelo up do motor.

Mesmo com tudo isso, ao meu ver não desmerece nada ao carrinho.

Abs,

Ronaldo
DS3 Vermelho, Lanternas LED 3D, Racechip Ultimate Trim 7, Blow Off Forge, K&N,
Manômetro Turbo Auto Gauge, Módulos Taramps, Kit JBL, GPS Garmin no Console,
Adesivos DS3 Racing.

Responder