Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
mpoletto
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Set 26, 2016 6:21 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Alerta no Painel

Mensagem por mpoletto »

Vou levar o carro à concessionária, mas queria relatar o que aconteceu comigo para saber se alguém já passou por isso.

Estava rodando normalmente quando um alerta apareceu no painel com a mensagem: "Defeito motor: Reparar o veículo". O carro perdeu toda a potência e falhava. Não forcei, mas praticamente não passava de 50KM/h em terceira ou quarta. Coloquei duas imagens anexas, uma do aviso e outra do alerta (ícone) que se acendeu na parte esquerda, do conta-giros. Este ícone, segundo o manual, é do "Sistema de autodiagnóstico do motor" e pode ter o acendimento intermitente ou fixo. Como no meu caso é fixo, o manual mostra como causa "O sistema de antipoluição encontra-se avariado" e em ações "O indicador deve apagar-se quando da partida do motor. Se não se apagar, consulte rapidamente a rede Citroen".

A história que acredito, até o momento, para isso ter acontecido é a seguinte. Esse carro teve a ponteira e o abafador (a última parte do escape depois do eixo traseiro) originais substituídos por um esportivo pelo dono anterior. Como me incomodava o barulho, mandei recolocar o original num auto centro de escapamento. O dono anterior me forneceu o original. Coisa simples, eles cortaram no local certo e soldaram o original novamente, da mesma forma que foi feito quando o não original foi colocado. Isso foi feito no interior, a mais de 500 KM de São Paulo. Quando voltei de viagem, o carro foi muito bem, mas chegando em São Paulo, em duas ocasiões, senti uma barulho no motor como se estivesse estalando alguma coisa. Como parou em seguida, não liguei. Uma semana depois, voltando de Alphaville, aconteceu o relatado inicialmente. Como consultei o manual e o mesmo informa que a causa, quando o acendimento do ícone fica fixo, pode ser avaria no catalisador, achei que a relação com o defeito deve ser alguma coisa a respeito da troca da ponteira. Afinal, o carro estava muito bem, está novo (com 37.000 KM), não tem vazamentos, todas as revisões foram feitas na concessionária e está na garantia até 25 de Janeiro de 2017.

Alguém já passou por algo parecido?
20161030_145218.jpg
20161030_145327.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
GibaHC
Mensagens: 72
Registrado em: Qua Jul 13, 2016 8:44 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: Ds3 12/13

Re: Alerta no Painel

Mensagem por GibaHC »

É mais provável que a sonda lambda tenha soltado, do que o catalisador ter algum defeito.

Depois de arrumar posta o resultado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Keep on Rocking

Gustavosantanaf
Mensagens: 139
Registrado em: Sex Jul 29, 2016 3:32 am
Estado: GO
Cidade: Rio Verde
Carro Atual: Citröen ds3

Re: Alerta no Painel

Mensagem por Gustavosantanaf »

tb acho

mpoletto
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Set 26, 2016 6:21 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Re: Alerta no Painel

Mensagem por mpoletto »

Foi a bomba de alta. Ainda bem que estava na garantia.

Tenho que elogiar a GP France do Butantã e a Citroen. Em uma semana ficou pronto. Teve que pedir a peça à Citroen, mas logo foi liberada.

O engraçado é que o carro, agora, faz aquele barulho de turbina ao tirar o pé do acelerador quando se estica um pouco mais a marcha. Legal, mas será que o meu não fazia porque a bomba estava com defeito?

Eles alegaram que o motivo para um defeito desses num carro tão pouco rodado (39k) foi gasolina ruim. Depois dessa, só premium.

fusco100
Mensagens: 41
Registrado em: Seg Jan 18, 2016 3:31 pm
Estado: SP
Cidade: Barra Bonita
Carro Atual: Bravo T-Jet

Re: Alerta no Painel

Mensagem por fusco100 »

Vale lembrar que esse problema é muito visto também nos Minis... Uma gasolina que talvez preveniamos os problemas seria a podium mas infelizmente deve estar uns 4.50 o litro.

Minduimstk
Mensagens: 167
Registrado em: Seg Jul 07, 2014 8:48 am
Estado: SP
Cidade: Campinas
Carro Atual: DS3 2012

Re: Alerta no Painel

Mensagem por Minduimstk »

Vixe, meu ds ta com 82.000km e viu uns 20℅ de podium só. Espero não ser premiado

cauemarques
Mensagens: 775
Registrado em: Seg Jan 27, 2014 12:35 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3

Re: Alerta no Painel

Mensagem por cauemarques »

Minduimstk escreveu:Vixe, meu ds ta com 82.000km e viu uns 20℅ de podium só. Espero não ser premiado
Se eu fosse vc começava a fazer um cofrinho.. natural com essa km a bomba começar a dar problema.. acredito que seja a vida útil dela mesmo.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk

Minduimstk
Mensagens: 167
Registrado em: Seg Jul 07, 2014 8:48 am
Estado: SP
Cidade: Campinas
Carro Atual: DS3 2012

Re: Alerta no Painel

Mensagem por Minduimstk »

cauemarques escreveu:
Minduimstk escreveu:Vixe, meu ds ta com 82.000km e viu uns 20℅ de podium só. Espero não ser premiado
Se eu fosse vc começava a fazer um cofrinho.. natural com essa km a bomba começar a dar problema.. acredito que seja a vida útil dela mesmo.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
Sim, esse defeito não é incomum nese tipo de carro. Se contar o meu não tem reprogramação e não anda mto em modo soviético(haha) e normalmente só em estrada.

CelsoAA
Mensagens: 28
Registrado em: Qui Mar 21, 2019 5:33 pm
Estado: RJ
Cidade: Petrópolis
Carro Atual: DS4

Re: Alerta no Painel

Mensagem por CelsoAA »

mpoletto escreveu:Vou levar o carro à concessionária, mas queria relatar o que aconteceu comigo para saber se alguém já passou por isso.

Estava rodando normalmente quando um alerta apareceu no painel com a mensagem: "Defeito motor: Reparar o veículo". O carro perdeu toda a potência e falhava. Não forcei, mas praticamente não passava de 50KM/h em terceira ou quarta. Coloquei duas imagens anexas, uma do aviso e outra do alerta (ícone) que se acendeu na parte esquerda, do conta-giros. Este ícone, segundo o manual, é do "Sistema de autodiagnóstico do motor" e pode ter o acendimento intermitente ou fixo. Como no meu caso é fixo, o manual mostra como causa "O sistema de antipoluição encontra-se avariado" e em ações "O indicador deve apagar-se quando da partida do motor. Se não se apagar, consulte rapidamente a rede Citroen".

A história que acredito, até o momento, para isso ter acontecido é a seguinte. Esse carro teve a ponteira e o abafador (a última parte do escape depois do eixo traseiro) originais substituídos por um esportivo pelo dono anterior. Como me incomodava o barulho, mandei recolocar o original num auto centro de escapamento. O dono anterior me forneceu o original. Coisa simples, eles cortaram no local certo e soldaram o original novamente, da mesma forma que foi feito quando o não original foi colocado. Isso foi feito no interior, a mais de 500 KM de São Paulo. Quando voltei de viagem, o carro foi muito bem, mas chegando em São Paulo, em duas ocasiões, senti uma barulho no motor como se estivesse estalando alguma coisa. Como parou em seguida, não liguei. Uma semana depois, voltando de Alphaville, aconteceu o relatado inicialmente. Como consultei o manual e o mesmo informa que a causa, quando o acendimento do ícone fica fixo, pode ser avaria no catalisador, achei que a relação com o defeito deve ser alguma coisa a respeito da troca da ponteira. Afinal, o carro estava muito bem, está novo (com 37.000 KM), não tem vazamentos, todas as revisões foram feitas na concessionária e está na garantia até 25 de Janeiro de 2017.

Alguém já passou por algo parecido?
20161030_145218.jpg
20161030_145327.jpg
O meu DS4 é todo original,está com 38.500 km e começou a acender eventualmente as luzes do ESP/ASR e do ABS ao dar partida, com os respectivos avisos. Depois de uns dias começou a acender a do "Sistema de autodiagnóstico do motor", que não se apagou mais. Mas ao contrário do DS3 citado acima, o comportamento do carro continua impecável, sem perda de potência ou qualquer outro sintoma. Alguém tem alguma ideia do que possa ser? Obrigado

Responder