Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
miguelaugusto
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Dez 17, 2015 12:00 pm
Estado: SP
Cidade: São Bernardo do Campo
Carro Atual: DS3

Troca de óleo / tipo de óleo

Mensagem por miguelaugusto »

Eae pessoal boa noite blz?!?

Comprei meu DS3 ja faz 1 mês e poco e ainda não troquei o óleo, na verdade não tive tempo parar uma revisão geral.

Bom a indicação de óleo esta aparecendo, aparentemente ja passou uns 1200 do óleo. Estava afim de levar na concessionaria e dar a geral.

Alguém sabe qual óleo colocar? se da pra zerar o contador de km do óleo do painel?

O meu DS3 eh 2013 com 32000km, motor original (pelo menos comigo e por enquanto kkkk)

CelsoAA
Mensagens: 28
Registrado em: Qui Mar 21, 2019 5:33 pm
Estado: RJ
Cidade: Petrópolis
Carro Atual: DS4

Re: Troca de óleo / tipo de óleo

Mensagem por CelsoAA »

Comprei recentemente um DS4 e no manual não achei em nenhum lugar a especificação do óleo do motor. Consultando na internet é constante a especificação 100% sintético 5W-30 SN, mas gostaria de ler no manual. Alguém sabe onde encontrar?

Danielcg
Mensagens: 22
Registrado em: Sex Jan 10, 2014 10:29 am
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Carro Atual: DS3

Re: Troca de óleo / tipo de óleo

Mensagem por Danielcg »

CelsoAA escreveu:Comprei recentemente um DS4 e no manual não achei em nenhum lugar a especificação do óleo do motor. Consultando na internet é constante a especificação 100% sintético 5W-30 SN, mas gostaria de ler no manual. Alguém sabe onde encontrar?
Eu tenho usado o Total Ineo Ecs 5W30, que é o que a Citroen tem recomendado, Porém ouvi dizer, não sei se é boato, que com o tempo o motor começa a queimar esse óleo, logo a montadora estaria passando a recomendar o 0W30. Acho interessante confirmar com a concessionária.

Mazza
Mensagens: 14
Registrado em: Sáb Set 10, 2016 12:37 am
Estado: SP
Cidade: Sorocaba
Carro Atual: 208 GT

Re: Troca de óleo / tipo de óleo

Mensagem por Mazza »

Danielcg escreveu:
CelsoAA escreveu:Comprei recentemente um DS4 e no manual não achei em nenhum lugar a especificação do óleo do motor. Consultando na internet é constante a especificação 100% sintético 5W-30 SN, mas gostaria de ler no manual. Alguém sabe onde encontrar?
Eu tenho usado o Total Ineo Ecs 5W30, que é o que a Citroen tem recomendado, Porém ouvi dizer, não sei se é boato, que com o tempo o motor começa a queimar esse óleo, logo a montadora estaria passando a recomendar o 0W30. Acho interessante confirmar com a concessionária.
Sim, o oleo recomendado é o 5W30 sintético SN. A mudança de especificação para o 0W30 foi adotado recentemente pela Peugeot/Citroen.

Tanto um quanto o outro atende tranquilamente, a vantagem do 0W30 é na partida a frio onde o óleo por ser mais fino tende a lubrificar mais rápido.

1943
Mensagens: 27
Registrado em: Qui Ago 06, 2015 6:19 pm
Estado: MG
Cidade: Nova Lima
Carro Atual: ds3

Re: Troca de óleo / tipo de óleo

Mensagem por 1943 »

0w30 ineo first eh hj o oleo correto para os motor thp,de acordo com a Total e as concessionarias ja estao aderindo.Ja usei por duas trocas e a queima de oleo diminui e pode levar ate 10k km facil.

CelsoAA
Mensagens: 28
Registrado em: Qui Mar 21, 2019 5:33 pm
Estado: RJ
Cidade: Petrópolis
Carro Atual: DS4

Re: Troca de óleo / tipo de óleo

Mensagem por CelsoAA »

Mazza escreveu:
Danielcg escreveu:
CelsoAA escreveu:Comprei recentemente um DS4 e no manual não achei em nenhum lugar a especificação do óleo do motor. Consultando na internet é constante a especificação 100% sintético 5W-30 SN, mas gostaria de ler no manual. Alguém sabe onde encontrar?
Eu tenho usado o Total Ineo Ecs 5W30, que é o que a Citroen tem recomendado, Porém ouvi dizer, não sei se é boato, que com o tempo o motor começa a queimar esse óleo, logo a montadora estaria passando a recomendar o 0W30. Acho interessante confirmar com a concessionária.
Sim, o oleo recomendado é o 5W30 sintético SN. A mudança de especificação para o 0W30 foi adotado recentemente pela Peugeot/Citroen.

Tanto um quanto o outro atende tranquilamente, a vantagem do 0W30 é na partida a frio onde o óleo por ser mais fino tende a lubrificar mais rápido.
Corretíssimo!! O número antes do "W" representa a viscosidade do óleo frio, o que só influencia na partida a frio. Com o aquecimento do motor ambos terão a mesma viscosidade (30) e o consumo de óleo será o mesmo. A mudança na especificação do óleo pela PSA para 0W30 foi uma tentativa de reduzir o problema do tensionador hidráulico da corrente de distribuição que demorava a atuar na partida a frio, causando o conhecido problema do barulho da corrente frouxa que acabava destruindo o conjunto (o óleo mais fino poderia resolver, chegando mais rapidamente à peça). Não deu certo, eles mudaram o tensionador (tem inclusive um novo código), mas não voltaram atrás com a especificação do óleo. Num país tropical essa mudança para 0W30 não faz realmente o menor sentido. É bom lembrar que não é qualquer óleo 5W30 SN indicado para o motor THP, mas um óleo "Low SAPS" (baixo teor de cinzas) que protege o sistema anti poluição e atende à norma Acea C2, como o Total Quartz Ineo ECS, o Mobil 1 ESP Formula ou o Lubrax Extremo.

Responder