Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

Bomba de Alta Pressão - Infos & Relatos

Mensagem por Lincão »

Boa noite pessoal!

Existem alguns tópicos de dúvidas sobre este assunto aqui no fórum mas resolvi criar esse para juntar mais algumas informações sobre a nossa querida e amada BOMBA DE ALTA (sqn).

Os carros equipados com o motor THP possuem duas bombas de combustível, uma que vai no tanque (bomba de baixa) e uma que está al lado do motor (bomba de alta).
BOMBA01.JPG
Por se tratar de um motor de injeção direta, a bomba de alta tem esse nome pois trabalha injetando combustível no motor em altíssima pressão.

Já é um problema meio que conhecido e critico desses motores. Alguns relatos indicam que a bomba de alta costuma falhar por volta dos 80.000 km (mas você pode dar sorte de nunca acontecer ou azar de acontecer antes).

Não conseguimos traçar um paralelo também do que causa problema na bomba (tipo de combustível, tipo de utilização do carro e etc).

No meu caso, fui sorteado aos 81.000 km.

Os sintomas foram aparecendo na seguinte ordem:

1o Luz de injeção persistente no painel
LUZIE.JPG
Em outros tipos de defeitos/alertas você consegue reiniciar a injeção do carro desligando e ligando a bateria ou até mesmo limpando os códigos através de ferramentas de diagnóstico, mas esse não foi o caso.

Esse alerta era o erro P0087:
ERRODIAG01.JPG
2o oscilação na primeira partida do dia



O carro frio começou a apresentar “pipocos” e oscilações na primeira partida de manhã. Claro que no vídeo abaixo o escapamento assusta mais do que se fosse um escapamento original

3o Modo de segurança

O carro não passa dos 3.000 RPM. Você até consegue “sentir” a turbina entrar mas quando chega nessa rotação ela despressuriza.

4o quando não entra em modo de segurança, ao dar pedal o carro falha (não sei se ficou muito nítido no vídeo.



Bom, bomba condenada.

O código da bomba para os carros NÃO FLEX é o “1920 LL”. Comprei ela na concessionária Passion de Vitória/ES que acabou fazendo uma condição bem interessante.

O site da Peugeot indica o valor da bomba sendo: R$ 3.128,01 (prepare o bolso)!

Além da bomba, a Citroen recomenda a substituição:
- 1933 37 - JUNTA TOROIDAL
- 1985 47 - TUBO COMBUSTÍVEL

Bom, é isso aí pessoal.

[]'s
Lincão!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

Ds3-13
Mensagens: 120
Registrado em: Sex Mai 23, 2014 10:39 pm
Estado: SP
Cidade: Outra
Carro Atual: 208

Re: Bomba de Alta Pressão - Infos & Relatos

Mensagem por Ds3-13 »

puxa salgado em.

Vlw por compartilhar lincao

guitartsu
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Mai 24, 2015 3:50 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: C4L thp exc pack sel

Re: Bomba de Alta Pressão - Infos & Relatos

Mensagem por guitartsu »

Tive o mesmo problema com meu C4 lounge Thp com 55mil km rodados
Não sei se há relação mas uso muito o piloto automatico, inclusive ao invés do pedal de acelerador durante viagens longas (ex:1000 km em pista)
Foi trocada a bomba de alta pressão e uma espécie de "caninho de metal"
Uma coisa que notei foi que o giro em repouso está meio baixo mesmo depois da troca
Fica em torno de 500rpm (na verdade não sei se isso é o normal pois antes do defeito em "P" o conta giros marcava 1000rpm)
O giro com o automovel andando parece normal.
Alguém que teve esse problema? Como ficou o giro do motor após a troca da bomba?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

bruno_ssa
Mensagens: 112
Registrado em: Qua Mai 13, 2015 5:49 am
Estado: BA
Cidade: Paulo Afonso
Carro Atual: Ds3

Re: Bomba de Alta Pressão - Infos & Relatos

Mensagem por bruno_ssa »

Lincão escreveu:Boa noite pessoal!

Existem alguns tópicos de dúvidas sobre este assunto aqui no fórum mas resolvi criar esse para juntar mais algumas informações sobre a nossa querida e amada BOMBA DE ALTA (sqn).

Os carros equipados com o motor THP possuem duas bombas de combustível, uma que vai no tanque (bomba de baixa) e uma que está al lado do motor (bomba de alta).
BOMBA01.JPG
Por se tratar de um motor de injeção direta, a bomba de alta tem esse nome pois trabalha injetando combustível no motor em altíssima pressão.

Já é um problema meio que conhecido e critico desses motores. Alguns relatos indicam que a bomba de alta costuma falhar por volta dos 80.000 km (mas você pode dar sorte de nunca acontecer ou azar de acontecer antes).

Não conseguimos traçar um paralelo também do que causa problema na bomba (tipo de combustível, tipo de utilização do carro e etc).

No meu caso, fui sorteado aos 81.000 km.

Os sintomas foram aparecendo na seguinte ordem:

1o Luz de injeção persistente no painel
LUZIE.JPG
Em outros tipos de defeitos/alertas você consegue reiniciar a injeção do carro desligando e ligando a bateria ou até mesmo limpando os códigos através de ferramentas de diagnóstico, mas esse não foi o caso.

Esse alerta era o erro P0087:
ERRODIAG01.JPG
2o oscilação na primeira partida do dia



O carro frio começou a apresentar “pipocos” e oscilações na primeira partida de manhã. Claro que no vídeo abaixo o escapamento assusta mais do que se fosse um escapamento original

3o Modo de segurança

O carro não passa dos 3.000 RPM. Você até consegue “sentir” a turbina entrar mas quando chega nessa rotação ela despressuriza.

4o quando não entra em modo de segurança, ao dar pedal o carro falha (não sei se ficou muito nítido no vídeo.



Bom, bomba condenada.

O código da bomba para os carros NÃO FLEX é o “1920 LL”. Comprei ela na concessionária Passion de Vitória/ES que acabou fazendo uma condição bem interessante.

O site da Peugeot indica o valor da bomba sendo: R$ 3.128,01 (prepare o bolso)!

Além da bomba, a Citroen recomenda a substituição:
- 1933 37 - JUNTA TOROIDAL
- 1985 47 - TUBO COMBUSTÍVEL

Bom, é isso aí pessoal.

[]'s
Lincão!

Excelente tópico, Lincão. Muito obrigado por compartilhar essas informações. Sem dúvidas, de grande utilidade para todos os donos de THP.

Abraços!

Matteovv
Mensagens: 50
Registrado em: Dom Mai 15, 2016 12:52 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Citroen Ds3

Re: Bomba de Alta Pressão - Infos & Relatos

Mensagem por Matteovv »

Acho que fui sorteado também, ou estou a caminho de ser. Normalmente quando ligo o carro pela primeira vez do dia ele fica "sem" turbo, como vc disse lincão, vc sente a turbina entrar mas depois ela
Simplesmente para de funcionar, proximo aos 3k rpm. No meu caso, se eu desligo e ligo o carro ele volta a funcionar perfeitamente, não acende nenhuma luz no painel e o carro fica liso.
Será que pode ser isso? Se for, esquece meu up de turbina e intercooler e vou ter que fazer isso :( .
Valeu galera.
Ds3 Branco - stage 3 | Tk3, remap Pixel, IC, pressurização inox, DP, intake forge e válvula RAR

Gustavosantanaf
Mensagens: 139
Registrado em: Sex Jul 29, 2016 3:32 am
Estado: GO
Cidade: Rio Verde
Carro Atual: Citröen ds3

Re: Bomba de Alta Pressão - Infos & Relatos

Mensagem por Gustavosantanaf »

cara vi no mercado ivre bomba de 1400 conto semi nova, mais vai saber a procedencia né.. cara demais essa bomba o meu carro ta com 57 mil km rodados e não deu esse tipo de problema, o meu problema e a corrente de comando que quando ligo o carro cedo faz um barulho alto e para cquando o carro chega na temperatura normal do motor

Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

Re: Bomba de Alta Pressão - Infos & Relatos

Mensagem por Lincão »

Gustavosantanaf escreveu:cara vi no mercado ivre bomba de 1400 conto semi nova, mais vai saber a procedencia né.. cara demais essa bomba o meu carro ta com 57 mil km rodados e não deu esse tipo de problema, o meu problema e a corrente de comando que quando ligo o carro cedo faz um barulho alto e para cquando o carro chega na temperatura normal do motor
Gustavo,

Para esse problema as CSSs de SP tem efetuado a troca mesmo que o carro não tenha mais garantia (o pessoal arca com o valor da M. O.).
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

Matteovv
Mensagens: 50
Registrado em: Dom Mai 15, 2016 12:52 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Citroen Ds3

Re: Bomba de Alta Pressão - Infos & Relatos

Mensagem por Matteovv »

Lincao, existe alguma maneira de saber se o problema é realmente a bomba de alta pressão? Meu carro não acende nenhum luz de alerta.
Vou deixar na motorfast pra dar uma olhada quando tiver tempo.
Valeu! Abs
Ds3 Branco - stage 3 | Tk3, remap Pixel, IC, pressurização inox, DP, intake forge e válvula RAR

Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

Re: Bomba de Alta Pressão - Infos & Relatos

Mensagem por Lincão »

Matteovv escreveu:Acho que fui sorteado também, ou estou a caminho de ser. Normalmente quando ligo o carro pela primeira vez do dia ele fica "sem" turbo, como vc disse lincão, vc sente a turbina entrar mas depois ela
Simplesmente para de funcionar, proximo aos 3k rpm. No meu caso, se eu desligo e ligo o carro ele volta a funcionar perfeitamente, não acende nenhuma luz no painel e o carro fica liso.
Será que pode ser isso? Se for, esquece meu up de turbina e intercooler e vou ter que fazer isso :( .
Valeu galera.
Acho que não tem relação com a bomba não.

Seu carro é original? A válvula da turbina é a original?
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

Responder