Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
wilkho
Mensagens: 478
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 5:07 pm
Estado: Outros
Cidade: Outra
Carro Atual: DS

TSB Sensor de Pressão de Óleo do motor

Mensagem por wilkho »

Pessoal.

Verifiquei na revisão dos 30 mil Km um pequeno vazamento de óleo no conector de pressão de óleo, bem acima do carter, como na foto do link abaixo (Chapinha de metal redonda com parafuso no meio acima do carter). Na verdade o vazamento ocorre pelos cabos, pois os sensor fica dentro do motor.

Existe um TSB (Tecnical Service Bulletin) da Citroen para a colocação de um conector extra nos motores THP que apresentarem o vazamento, empurrando o conector defeituoso para dentro do carter, para não ter que desmontar o mesmo.

Vem inclusive no pacote da Citroën, uma peça curva que funciona como ferramenta específica para a instalação do novo conector. O chefe da oficina da Citroen já havia feito o mesmo procedimento em alguns C4 Lounge THP.

Única coisa chata é que para tirar o conector no DS3, precisa deslocar a ponta de eixo do lado direito, o que dá um certo trabalho, mas é tudo coberto pela Citroën, inclusive pelos carros que já perderam a garantia. É parecido com a história do sensor de temperatura que era um TSB e acabou virando Recall.

É só verificar se há o vazamento e encomendar as peças.
As minhas chegaram em uma semana.
Acompanhei todo o serviço e fiz junto a revisão dos 30 mil Km.

https://www.dropbox.com/s/hrdipbsoweynfxa/Sensor%20Pressao%20Oleo.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/wbec6wdsuype7qu/foto%202.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/wrcbbq6da9h15g5/foto%201.jpg?dl=0

nelson
Mensagens: 99
Registrado em: Dom Nov 24, 2013 1:12 pm
Estado: SP
Cidade: São Caetano do Sul
Carro Atual: DS3

Re: TSB Sensor de Pressão de Óleo do motor

Mensagem por nelson »

Wilkho, qual concessionária fez isso ?

wilkho
Mensagens: 478
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 5:07 pm
Estado: Outros
Cidade: Outra
Carro Atual: DS

Re: TSB Sensor de Pressão de Óleo do motor

Mensagem por wilkho »

Então Nelson.

Eu me mudei para a cidade de Bragança Paulista -SP e aqui eu consegui um ótimo relacionamento com a concessionária LE MANS (única da cidade) e o chefe de oficina, que me surpreendeu pelo excelente atendimento. Existem outras concessionárias LE MANS no estado de São Paulo e na capital, mas como é um TSB, em qualquer concessionária você será atendido.
Primeiro passo é levantar o carro e ver se tem algum traço de óleo no cabo do sensor. Se não tiver, tudo OK.

nelson
Mensagens: 99
Registrado em: Dom Nov 24, 2013 1:12 pm
Estado: SP
Cidade: São Caetano do Sul
Carro Atual: DS3

Re: TSB Sensor de Pressão de Óleo do motor

Mensagem por nelson »

Valeu. !

MUR_BORTOLOTTO
Mensagens: 21
Registrado em: Qua Jul 01, 2015 7:03 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: CITROËN DS3

Re: TSB Sensor de Pressão de Óleo do motor

Mensagem por MUR_BORTOLOTTO »

wilkho escreveu:Então Nelson.

Eu me mudei para a cidade de Bragança Paulista -SP e aqui eu consegui um ótimo relacionamento com a concessionária LE MANS (única da cidade) e o chefe de oficina, que me surpreendeu pelo excelente atendimento. Existem outras concessionárias LE MANS no estado de São Paulo e na capital, mas como é um TSB, em qualquer concessionária você será atendido.
Primeiro passo é levantar o carro e ver se tem algum traço de óleo no cabo do sensor. Se não tiver, tudo OK.
Wilkho, beleza?

Notei esse problema quando fui fazer a troca de óleo, que não foi na css, e o mecânico me chamou e mostrou esse problema, está com um pequeno vazamento que escorre por essa mangueira de borracha. Ele já havia dito que era o sensor de pressão do óleo do motor, se ele para de funcionar não funciona mais de maneira eletrônica e sim mecânica (não sei o que isso pode ocasionar). Verifico o nível do óleo com frequência e ele não baixa. Fui na css e eles também viram o problema, o orçamento das peças saiu em torno de R$700,00. Meu Ds3 não está mais na garantia, você precisou comprar a peça a css trocou pra você sem custo? Abçs!

wilkho
Mensagens: 478
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 5:07 pm
Estado: Outros
Cidade: Outra
Carro Atual: DS

Re: TSB Sensor de Pressão de Óleo do motor

Mensagem por wilkho »

Por ser um TSB, não tive nenhum custo.
Acho que você deve ligar para o SAC da montadora Citroen, dizendo que sabe que existe um TSB a respeito desse problema, que conhece outros proprietários de DS que tiveram que fazer o reparo e que você quer que eles resolvam sem custo, mesmo estando fora da garantia, pois é como um recall.

Inclusive, o procedimento adotado por eles não é a troca do sensor simplesmente, mas a colocação de um novo conector extra do mesmo sensor, mantendo as peças que já estão no carro, ou seja, é um procedimento de solução para uma peça que apresentou defeito em inúmeros motores THP. Foi também assim com o sensor de temperatura em que acrescentaram um sensor à mais sem tirar o sensor original.

Abre um chamado no SAC. Ameaça mesmo que vai entrar na justiça, porque é um problema já reconhecido e eles tem que atender.
Tente também em outra concessionária.

mineoro
Mensagens: 103
Registrado em: Seg Ago 06, 2012 9:07 pm
Estado: SC
Cidade: Garopaba
Carro Atual: DS3- Preto

Re: TSB Sensor de Pressão de Óleo do motor

Mensagem por mineoro »

Legal, no meu também foi verificado este pequeno vazamento, e a CSS pede em torno de 700,00 para o conserto. Poderia dizer como tu ficou sabendo deste TSB? Em algum site ?

MUR_BORTOLOTTO
Mensagens: 21
Registrado em: Qua Jul 01, 2015 7:03 pm
Estado: DF
Cidade: Brasília
Carro Atual: CITROËN DS3

Re: TSB Sensor de Pressão de Óleo do motor

Mensagem por MUR_BORTOLOTTO »

Beleza,

Vou tentar ir por esse caminho, já que é um problema conhecido.

Obrigado.

Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

Re: TSB Sensor de Pressão de Óleo do motor

Mensagem por Lincão »

Obrigado por compartilhar!

O código TSB é B1HW014RQ0 .
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

Responder