Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
CitroManiac
Mensagens: 63
Registrado em: Seg Fev 09, 2015 5:16 pm
Estado: RS
Cidade: Canoas
Carro Atual: Citroen DS4

Motor com defeito: Solicite Reparo

Mensagem por CitroManiac »

Prezados,
No sábado quando estava voltando pra casa, ao chegar na rua onde more, resolvi dar uma "esticada" e pisei fundo no meu DS4. Tudo certo, quando, de repente, ele acende o SERVICE e mostra a mensagem:
"Motor com defeito, solicite reparo"

Apesar disso o carro continuava funcionando perfeitamente. De qualquer forma resolvi não utilizá-lo e levei na concessionária hoje pela manhã. Já busquei o carro e não encontraram nada. Afirmaram que o defeito era sobrepressão na turbina, mas que estava tudo certo. Disseram que eu não deveria pisar fundo de uma vez, mas sim progressivamente.

A questão é a seguinte:
1. Alguém enfrentou esse defeito/problema?
2. Pode estar relacionado com a válvula de alívio? Uma DV+ solucionaria esse problema? Meu carro é original (ainda não chipado)

Valeu galera.
CitroManiac
DS4 Branco Nacré [H&R/Koni/GFB DV+/K&N Inbox/Chipwerke]
Ex C4 VTR 08
Ex C4 GLX 13
Ex C4 VTR 07

wowzera
Mensagens: 71
Registrado em: Seg Abr 06, 2015 9:05 pm
Estado: SC
Cidade: Florianópolis
Carro Atual: DS3

Re: Motor com defeito: Solicite Reparo

Mensagem por wowzera »

Pode ser problema na válvula de termostato do motor ou o que você descreveu na opção 2. A princípio é isso, mas pelo relato da CSS, parece ser mesmo o que você disse na opção 2.

wilkho
Mensagens: 478
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 5:07 pm
Estado: Outros
Cidade: Outra
Carro Atual: DS

Re: Motor com defeito: Solicite Reparo

Mensagem por wilkho »

Veja se o ponteiro da temperatura fica estável no meio. Se ficar mexendo precisa fazer o procedimento de colocação do sensor de temperatura extra. Vários do clube já receberam carta da Citroën e fizeram a instalação. É um recall branco.
Se desconfiar da válvula, melhor abrir e verificar se esta com a membrana rompida antes de colocar uma DV+.
Agora, pode ser também combustível ruim. É uma hipótese provável.

CitroManiac
Mensagens: 63
Registrado em: Seg Fev 09, 2015 5:16 pm
Estado: RS
Cidade: Canoas
Carro Atual: Citroen DS4

Re: Motor com defeito: Solicite Reparo

Mensagem por CitroManiac »

Obrigado pelas dicas pessoal.
Dando mais alguns detalhes:
- Temperatura estável. Já fiz inclusive o recall que coloca um sensor a mais.
- Combustível: Nunca descarto, mas abasteço somente Podium e sempre no mesmo posto.

Até agora o defeito não apareceu mais, mas também tenho andado normalmente, sem um apelo, digamos, mais esportivo. Com a chuva aqui no sul e o asfalto de qualidade duvidosa, a buraqueira está terrível.

No final de semana farei umas tomadas esportivas para testar.
CitroManiac
DS4 Branco Nacré [H&R/Koni/GFB DV+/K&N Inbox/Chipwerke]
Ex C4 VTR 08
Ex C4 GLX 13
Ex C4 VTR 07

wilkho
Mensagens: 478
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 5:07 pm
Estado: Outros
Cidade: Outra
Carro Atual: DS

Re: Motor com defeito: Solicite Reparo

Mensagem por wilkho »

Isso mesmo, faça o teste porque esse papo de não pisar fundo (só progressivamente) não tem o menor cabimento.
Outra coisa que pode ocorrer é vazamento de alguma mangueira mal colocada, ou que esteja meio solta. Já tivemos casos aqui no clube onde não se encontrava solução para avisos de defeito no painel, desmontaram as mangueiras e montaram novamente e o problema sumiu.
Quando você exige do motor ele esquenta mais e pode ter uma mangueira mal colocada ou com a abraçadeira meio frouxa e pode ocorrer vazamento de pressão com o aumento da temperatura.
A válvula, caso venha duvidar dela, é relativamente fácil de retirar para examinar.

White Shark
Mensagens: 15
Registrado em: Ter Jul 28, 2015 2:21 pm
Estado: PR
Cidade: Pinhais
Carro Atual: DS3

Re: Motor com defeito: Solicite Reparo

Mensagem por White Shark »

aconteceu a mesma mensagem quando tive problema com sensor de temperatura (recall recente)

leva na css e eles terao que te dar garantia

abs

VL

CitroManiac
Mensagens: 63
Registrado em: Seg Fev 09, 2015 5:16 pm
Estado: RS
Cidade: Canoas
Carro Atual: Citroen DS4

Re: Motor com defeito: Solicite Reparo

Mensagem por CitroManiac »

Pessoal,
Só atualizando minha história:
No início de agosto identificaram o problema (ao menos eu achava isso). Encontraram uma mangueira do circuito de ar que estava com a braçadeira solta.

Realmente ficou um tempo sem aparecer o problema, mas a 4 dias atrás novamente recebi a indesejada mensagem. Vou agendar novamente a verificação na CSS.
Manterei o post atualizado para caso alguem enfrente o mesmo problema já tenha o caminho das pedras.

Obs.: O Recall do sensor de temperatura já foi realizado.
CitroManiac
DS4 Branco Nacré [H&R/Koni/GFB DV+/K&N Inbox/Chipwerke]
Ex C4 VTR 08
Ex C4 GLX 13
Ex C4 VTR 07

Mariok100
Mensagens: 19
Registrado em: Ter Jul 01, 2014 8:20 pm
Estado: SP
Cidade: Osasco
Carro Atual: Ds3

Re: Motor com defeito: Solicite Reparo

Mensagem por Mariok100 »

Pelo visto é mais um dos problemas desse carro.

É a quarta vez que estou levando o carro na concessionária devido a esse aviso de "defeito motor"
Cada vez eles alegam alguma coisa e não descobrem o que realmente é. Já foi problema de combustivel, sensor da turbina (nessa vez o carro ficou 25 dias parado), e mais algumas baboseiras... E não resolvem o problema...

Eu fiz o recall daquele sensor de temperatura, o carro está com 18.000 km sem upgrades. Tenho levado o carro na TGV do Morumbi, e o atendimento é péssimo!!

Como já havia lido aqui no forúm, esse problema deve ser devido a alguma mangueira ou conexao da turbina que apresenta alguma dobra. Tento falar isso para os consultores da concessionária, mas eles não a mínima... Sempre são mto arrogantes, e dizem que o serviço deles é o melhor! Não aguento mais escutar a frase "o scanner vai identificar o peoblema" ... Pqp.

Estou pensando em levar em alguma oficina por fora, pra resolver o meu problema... Alguma indicação? Não aguento mais esse problema.

wilkho
Mensagens: 478
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 5:07 pm
Estado: Outros
Cidade: Outra
Carro Atual: DS

Re: Motor com defeito: Solicite Reparo

Mensagem por wilkho »

Mariok100.
Leva na Concessionária TRIANON.
R. Guaicurus, 175 - Agua Branca - São Paulo / SP - CEP: 05033-000
Telefone: (11) 5503-3000
Todos que levaram o carro lá informam que é a melhor de SP.
Quem levou lá disse que os serviços são ótimos e rápidos.
Conheci o pessoal e acho que é a concessionária mais séria e bem equipada de SP.
Oficina grande, vários mecânicos, estoque de peças, etc...
Consultor conhecido lá é o Sr. Ari Aguiar.
Não sei se você sabe, mas concessionárias Citroen são de grupos diferentes.
A TRIANON é do grupo TORIBA - SAMPA, diferente das do grupo SHC que estão meio decadentes.
Tenta lá que deve dar certo.

Só mais um detalhe.
Você já verificou se pode estar colocando gasolina de qualidade duvidosa?

Responder