Dicas, relatos e pedidos de ajuda sobre questões de mecânica e manutenção.
Avatar do usuário
Lincão
Mensagens: 2475
Registrado em: Ter Mai 08, 2012 2:32 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: DS3 e 106
Contato:

Problemas nos 20.000km - Volante e Amortecedor

Mensagem por Lincão »

Boa noite amigos,

Irei compartilhar dois problemas que meu carro vem apresentando para que, se num futuro alguém precisar, essa informação estará aqui disponível.

Acabei de voltar da Citroën Trianon, onde fui fazer a revisão dos 20.000km. Além da revisão propriamente dita, reclamei de mais quatro coisas:

- barulho metálico vindo do motor quando se desacelera o carro (já velho conhecido de todos nós);

- tive a resposta de que é um comportamento “normal” do veículo;

- nhec-nhec no banco do motorista quando o carro balança, principalmente balanços laterais - disseram que lubrificaram os apoios do banco. Até agora não escutei mais o barulho;

- a parte de baixo do volante está soltando (fotos a seguir). Solicitaram um volante novo e ficaram de me ligar quando ele estiver disponível para instalação;

- barulho de suspensão vindo da parte dianteira esquerda do carro (vídeo a seguir). Antes de ir fazer essa revisão eu passei na minha oficina de confiança (Motor Fast aqui em SP) para que eles instalassem as molas H&R no carro. A princípio eu pensei que esse barulho fosse o batente do amortecedor estourado, e iria trocar por conta fora da CSS, mas quando eles desmontaram os amortecedores, viram que a haste do amortecedor dianteiro esquerdo estava com folga. Remontamos tudo (sem instalar as molas) e agora na revisão eles solicitaram um novo par de amortecedores dianteiros para fazer a substituição em garantia.

Volante:
01.jpg
02.jpg
Haste do amortecedor com folga:


Barulho interno do carro causado pelo amortecedor com folga:


Para agilizar o processo eu cheguei a pensar em trocar os amortecedores por conta própria, mas cada um custa R$780 e não é compartilhado com nenhum outro carro PSA vendido no Brasil.

Bom, é isso. Agora é esperar eles retornarem dizendo que as peças chegaram e eu vou lá pra trocar.

[]'s
Lincão!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Você é de SP ou Região? Participe dos nossos encontros semanais no Pacaembu. Clique aqui e saiba mais!
DS Clube no Facebook

Avatar do usuário
dehydrate
Mensagens: 150
Registrado em: Dom Out 13, 2013 8:28 pm
Estado: SP
Cidade: Jundiaí
Carro Atual: DS3

Re: Problemas nos 20.000km - Volante e Amortecedor

Mensagem por dehydrate »

Boa lincão! Espero que não ocorra com mais ninguém!! Mas é bom saber para ficarmos espertos!

Não sei to com a impressão que enviaram os lotes defeituosos pro Brasil!! PQP não é possível!!! Parte de qualidade deles é tão falha?

Descobri uma falha BIZONHA no verniz da pintura do meu carro. Depois que tirar foto vou abrir um tópico também.
Imagem

wilkho
Mensagens: 478
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 5:07 pm
Estado: Outros
Cidade: Outra
Carro Atual: DS

Re: Problemas nos 20.000km - Volante e Amortecedor

Mensagem por wilkho »

Legal Lincão.
É para isso que os foruns realmente são super úteis.

Esse defeito de amortecedor, eu já tive problema idêntico em um Hyundai AZERA com menos de 2 mil Km, que foram trocados em garantia.
Volantes com problemas desse tipo também tem sido comuns em carros de todas as marcas.
O meu banco começou a fazer um pouco de barulho esta semana. Vou eu mesmo lubrificar.

O que acontece é que fornecedores de peças para as montadoras tem piorado no controle de qualidade, no mundo todo. Veja os casos dos nossos sensores de temperatura que estão sendo substituidos por outro com nova especificação e numeração.

Tenho um amigo que mora na Austrália que teve o motor de uma BMW turbo fundido com menos de 5 mil Km, trocado na garantia.
Editado pela última vez por wilkho em Dom Mai 25, 2014 12:49 pm, em um total de 1 vez.

Noisesteel
Mensagens: 573
Registrado em: Dom Fev 24, 2013 3:15 pm
Estado: SC
Cidade: Outra
Carro Atual: DS3 White Devil

Re: Problemas nos 20.000km - Volante e Amortecedor

Mensagem por Noisesteel »

Meu DS3 também começou com esse barulho no amortecedor ... Bem menos que o do video do Lincão, mas já vou reclamar.
I ride through the air
I laugh as I die
With powers of evil
Dark knowledge is mine

Frede
Mensagens: 48
Registrado em: Dom Out 19, 2014 10:56 pm
Estado: RS
Cidade: Novo Hamburgo
Carro Atual: Citroen DS3

Re: Problemas nos 20.000km - Volante e Amortecedor

Mensagem por Frede »

Fala Lincão!

Cara, acho que o nosso carro é o mesmo!!! Salvo o problema da direção, obtive os mesmos 3 outros. Vou na CCS para ver isto... Qual foi a posição/resposta para cada? Chegastes a solucionar o barulho da desaceleração? Vou ao meu mecânico ver a suspensão também!
Citroën DS3 13
Honda Civic LXL SE 11
Mini Cooper Chilli 09 S Kit
VW Polo 1.6 Sportline 08
Peugeot 206 Feline 09

deko
Mensagens: 30
Registrado em: Qua Mar 11, 2015 2:02 pm
Estado: RJ
Cidade: Rio de Janeiro
Carro Atual: DS3

Re: Problemas nos 20.000km - Volante e Amortecedor

Mensagem por deko »

Lincão,

Voce tem alguma sugestão para marca do batente do amortecedor ?
Acabei de voltar da CSS pois fui relatar um barulho parecido com esse seu e o diagnostico foi que os meus batentes superiores estavam estourados. Meu DS3 também está próximo aos 20000 km.

abs

fesvasco
Mensagens: 217
Registrado em: Seg Nov 12, 2012 8:00 pm
Estado: CE
Cidade: Fortaleza
Carro Atual: DS3

Re: Problemas nos 20.000km - Volante e Amortecedor

Mensagem por fesvasco »

Lincão,
Não consegui abrir ose vídeos. Algum problema com os links?

Avatar do usuário
Laurent
Mensagens: 329
Registrado em: Qua Mar 26, 2014 9:16 pm
Estado: SP
Cidade: São Paulo
Carro Atual: Citroën DS3

Re: Problemas nos 20.000km - Volante e Amortecedor

Mensagem por Laurent »

Também trocaram os amortecedores dianteiros no meu aos 20.000, na Trianon.
Mas o barulho que ouvia era outro e não resolveu. ;)
Tópico do meu DS3
---
Quanto mais tempo passar em uma situação perigosa, mais riscos corre... então não arisque, acelere!!

GuiGHMC
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Abr 22, 2015 11:36 pm
Estado: MG
Cidade: Uberlândia
Carro Atual: DS3

Re: Problemas nos 20.000km - Volante e Amortecedor

Mensagem por GuiGHMC »

Os amortecedores tem garantia ? Se sim, de quanto tempo ?

Quanto custa os batentes por fora ?

Responder