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Lincão
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Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por Lincão »

Boa noite pessoal,

Estou estudando para fazer um projeto "caseiro" de Intake para o DS3. A idéia é fazer bem próximo ao que a Forge vende (http://www.forgemotorsport.com/content. ... t=FMINDDS3).

Acho meio "caro" esse kit da Forge - US$300 (ou por volta de R$650) por um filtro de duplo fluxo, algumas abraçadeiras e a mangueira de silicone.

Aqui acho que conseguimos fazer nosso projeto desenhando algo para substituir essa mangueira de silicone em um casa de escapamento em aço-carbono, mangueiras de conexão, abraçadeiras e um filtro de ar que não utilize óleo (Simota, por exemplo). Lógico que se vermos que tudo isso ficará perto do valor cobrado pela Forge, esquecemos esse projeto por enquanto.

Dívidas:
- Na imagem abaixo, alguém sabe me dizer a função dessas duas mangueiras (numeradas com "1" e "2")?
http://www.system.adm.br/share/DS3/DSC06839.JPG

- Na imagem abaixo eu destaquei um sensor, alguém sabe pra que ele server?
http://www.system.adm.br/share/DS3/DSC06835.JPG

O diagrama da admissão do Service não ajudou muito a identificar essas peças:
http://www.system.adm.br/share/DS3/turbo01.JPG

[]'s
Lincão!
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Ronaldo Gualberto
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Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por Ronaldo Gualberto »

É o sensor de umidade. No intake forge ele é eliminado, mas já que vai fazer um pode encaixa-lo. Mas acho que o projeto com uma mangueira de boca de turbina, dá para adaptar tudo. Tem também essas oficinas ai de são paulo que fabricam kit turbo (Ancona, SPA turbo), que podem fazer este trabalho.

O Kit forge chega aki por uns R$ 1.200,00 com os impostos, mas acho que os caras ai não terão dificuldade em adaptar algumas mangueiras de silicone aos sensores e filtro.

Abs,

Ronaldo
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Daniel Cunha
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Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por Daniel Cunha »

Vou pesquisar tb achei a ideia muito boa !! Porem fiz uns testes esse fds com filtro conico e posso adiantar q entre encurtar o caminho do ar para a turbina e aspirar ar frio com certeza melhor optar pelo ar frio .. Reparei q nossa tomada de ar sofre muito com ar quente quando a ventoinha é acionada façam o teste então tenho duvidas se o forge não aspira ainda mais o ar quente e joga diretto na boca da turbina ... O caminho no original é longo e pode haver até um resfriamento.. Em todos testes q fiz com o conico em diversos lugares do cofre houve queda de rendimento e é muito perceptivel ... Fica a experiencia

Filipec
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Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por Filipec »

Dá uma lida no meu tópico, viewtopic.php?f=11&t=1174&p=12100#p12100

To falando sobre intake lá!

Daniel Cunha
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Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por Daniel Cunha »

Filipec escreveu:Dá uma lida no meu tópico, viewtopic.php?f=11&t=1174&p=12100#p12100

To falando sobre intake lá!

Realmente lendo cheguei a mesma conclusão dos testes que fiz, o inbox(tb uso o kn) é a melhor opção para uma preparação até somente remap ou chips ou seja até 200cv..e aquele ar quente vindo da ventoninha me preocupou muito...e o forge puxa o ar bem daquele espaço e já joga na turbina..não há muito o que fazer.. o original percorre um caminho maior e pode sim haver um certo resfriamento..eu senti muita diferença de rendimento com as experiencias com o Kn conico ...e todas para rendimento inferior...o carro perde a pegada de turbina..o barulho é fantastico mas o rendimento pior que o original e acredito em uns 10 cv a menos,tenho tambem um palio sporting motor etorq...tem 117 cv originais..e a tomada de ar dele foi muito bem projetada é feita embaixo do paralamas direito na parte mais alta e com o ar frio sendo direcionado pela proteção de plastico, longe do cofre do motor e das altas temperaturas...achei que foi uma solução bem legal

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felipesacchi
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Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por felipesacchi »

Cara, nosso motor não tem espaço pra um intake bem feito. Esse é o problema..
O Kit Forge pega muito ar quente.
O jeito é deixar o K&N inbox, ou então fazer igual os donos de Civic Si, que botam o intake pra puxar ar embaixo do motor, mais pra frente do carro. Mas deve dar uma trabalheira do baralho! :?
Se alguém animar, eu pensaria num plano de eliminar o farol de milha e fazer ali uma puxada de ar! Hahahaha.. Bem estilo gringo!
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Ronaldo Gualberto
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Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por Ronaldo Gualberto »

O Intake para o peugeot 207 GTI vai pra baixo perto do para lamas, pelo o que vi dá pra levar a mangueira pra lá. Já tive carro turbo adaptado com o filtro cônico neste local, só vai precisar de dar mais manutenção no filtro, lavando mais vezes.

http://imageshack.com/a/img200/3333/qr17.jpg

abs,

Ronaldo
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Filipec
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Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por Filipec »

Pessoal,

Vocês estão falando de um CAI (Cold Air Intake). O modelo oferecido pela Forge é um SRI (Short Ram Intake). São modelos diferentes e objetivos diferentes.

No Brasil, país quente, o CAI funciona também, porém menos do que em países muito frios por que o próprio calor do asfalto sobe e acaba fazendo efeito similar ao do cofre no motor. Além disto, existe um problema com chuvas, que pode danificar o carro se entrar água.

O Short Ram não é ruim, ao contrário do que pontuado aqui, é preciso entender que existe vento vindo de frente e que leva o calor do motor para trás, então o calor que no filtro é bem menor do que se estivesse parado, além disto ele tem respostas bem rápidas por estar bem próximo ao throttle body (aspo) ou turbina.
Tive no meu carro um SRI com proteção térmica, resolvia.

Importante:
No caso específico do DS3, ou melhor dos turbos em geral, uma eventual diferença de temperatura de entrada não é tão problemática quanto de aspirado, pois o ar ainda passará pela turbina que está muito mais quente!
Ou seja, o que vale se atentar nos filtros é: Capacidade de filtragem e Fluxo (por que perda de pressão pode causar muito mais perdas)

Espero ter encerrado as dúvidas!

Abs,

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Ronaldo Gualberto
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Re: Projeto de Intake Tupiniquim

Mensagem por Ronaldo Gualberto »

Boa explicação, mas o objetivo aki e vc Filipe pode nos ajudar, é de construir um Intake por aqui, adaptando algumas mangueiras e tubos, sem precisar de importar o da Forge, que além custar caro com os impostos, demora muito pra chegar.

Acredito que uma preparadora de carros consiga fazer ou alguém tentar fazer e depois passar a experiencia.

O Lincão parece que vai abraçar essa ideia.

abs.

Ronaldo
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