Tudo bem?
Não postei muito no fórum por falta de tempo mesmo, esse início de ano está bem corrido. Gosto bastante de motor e embora não seja mecanico já fiz alguns projetos bem interessantes que ficaram conhecidos na internet.
Tempos atrás fui propulsor da preparação aspirada do Lancer 2.0, tirando 225cv e 28.5kgfm dele sem abrir motor, andando mais que TSI (2.0 aspo x 2.0 turbo), rss...
A alguns meses resolvi pegar o DS3 e montar um novo projeto. DS3 300cv. (ainda não cheguei nisso, faltam alguns detalhes) Novo: Cheguei em 320cv e 46kgfm de torque motor
Percebi que a grande fonte de informação de preparação pra este carro vem de basicamente duas preparadoras no mundo, a Vone racing e uma outra. (pesquisem por VONE no youtube, tem um 80-180 em 9.5 secs) e por isto as receitas estão sempre sendo as mesmas (vide tópico DS 260cv que é a receita exata do Stage4 da VONE) !
Resolvi inovar e me atentar a cada detalhe que podia ganhar não apenas em potência de pico, mas dirigibilidade e outros.
Vou detalhar os UPs ao invés de apenas listar, para que vire uma fonte de dúvidas para todos (tenho certeza que isto responderá a vários tópicos já existentes aqui)!
O Carro - Saída dupla com ponteiras de Titânio queimado

(funcional, claro!)

Vou adicionando fotos e descritivos do projeto, divididos em MOTOR e TRAÇÃO e FREIOS, por hora são:
Monitoramento
Estou monitorando ativamente a mistura com wideband, a temperatura de entrada, pressão óleo e combustível. Coloquei alarmes caso os valores ultrapassem os limites estipulados recebo alertas visuais no multigauge. (personalizado c/ ds3! rs)

Motor:
Militec-1
Muita gente não acredita no resultado desse negócio, mas eu gostei muito. Para mim foi colocar no carro e já sentir uma diferença até no som! Ouvi vários relatos de preparador que ganhou potência no dinamômetro.
Remap
Existe muita dúvida com relação ao remapeamento. O DS3 é um caso complicado pra isto, pois temos poucas opções. Ou usamos o Racechip, ou unichip e afins (onde podemos ter um ajuste mais fino, mas ainda é piggyback) ou remaps templates. Vou colocar minhas impressões:
O Racechip é uma ótima opção para quem quer mais força, possívelmente com até alguns ups e quer manter a garantia original do carro. O unichip também tem esta característica com mais flexibilidade, por exemplo, é possível colocar pressão diferente para injeção de água/metanol, etc - ambos os casos caem na mesma problemática que é ser um piggyback, ou seja, um intermediário que redefine parâmetros de injeção e acaba sendo mais lento. Já usei outras vezes, tive unichip mas sempre optei no fim pelo remap pois achar que a resposta é sempre bem melhor.
O Remap, por fim, tem grandes problemáticas, encontrei no brasil 2 tipos, o remap 190cv e o 200cv. Eu precisava de algo mais personalizado e foi aí que conheci o Gabriel, da Racecraft Chiptuning. O cara manja muito e já fez várias melhorias como eliminar o erro da sonda lambda quando remove o catalisador e ajustes em geral para adequar ao sistema. (quem quiser o contato é: https://www.facebook.com/luizgabriel.costa.9 Tel: (11)7702.8092 ID:9*1012224)
Existem outros, claro, mas os que me deparei sempre usavam templates de mapa e não demostravam conhecimento específico neste carro, o cara manda mt bem. Inclusive ele irá fazer o remap completo com a nova turbina Hybrida.

Com os remaps aqui no Brasil eu não tinha a resposta que queria e a potência não vinha como pretendido. Meu limite parecia ser os 230whp. Remapeei então meu carro com o Stelios, da Etuners remotamente através do OBD e sem nenhuma troca de hardware, apenas com mudança do remap meu carro pulou para 279whp e 40kgfm de roda (+ou- 320hp e 46kgfm). A resposta do carro ficou incrível, a baixa ficou como uma turbina pequena e OEM. Ainda hoje com o carro já semi-desmontado (2016) e este remap eu bati 263whp e 40kgfm (+ou- 300cv e 46kgfm) com remap Stelios. Sem dúvida a melhor opção para THP. Pra quem quiser contato ( +30 693 818 8610 ) o cara é da Grécia, fala inglês. Só falar q Filipe indicou q ele vai saber +ou- como é o esquema do carro.... Além disso meu carro hj tem Launch Control e Flat Foot Shift, esta é a passada com carro semi-desmontado (apenas Up de turbina, remap, dv, intake e válvula de escape - resto tudo OEM, intercooler, pressurização, escape, etc) [youtube]https://www.youtube.com/watch?v=ayMMdlfJuic[/youtube]
Filtro K&N Inbox
Antes de mais nada, é importante dizer que o intake no caso de carros turbos é avaliado pela capacidade de filtragem e também (coisa que muita gente não sabe) pela perda de pressão!
Vi alguns testes com intakes e as perdas entre intakes externos (sem comparar inbox) podem chegar até em 1PSI.
O K&N inbox rende 5cv no dinamometro! Cumpre o que promete! estou usando no momento.
Acho que só vale partir para um intake de maior fluxo (vou vender meu inbox e comprar em breve) com preparações acima de de apenas chipar o carro (colocar escape, downpipe,etc) , fora isto o inbox é mais silencioso e seguro, mantêm mais a originalidade.
Indo pra linha de intake short-ram, existe algumas opções:
1- Forge com filtro conico
2- Forge com filtro ITG de espuma - parece que rende quase 1,2kgfm a mais de torque em cima do cônico
Na linha CAI tem a opção do kit forge do 206gti.
Intercooler:
Montei um projeto de Water to air Intercooler (intercooler refrigerado a agua) que reduz drasticamente o pressure drop do sistema. Enquanto o original tem 3psi de queda de pressão, o Forge por exemplo, embora mais eficiente termicamente falando, tem 5psi de queda, que gera um carro muito mais lento de respota. Já o trocador de calor do sistema usado de watercooler tem perda de 0.001psi! A resposta é incrível, parece que estou dirigindo um aspirado!
OBS: eu cheguei a testar com o forge, ele atende muito bem no quesito térmico, mas minha opção de montar o sistema refrigerado à agua foi por conta de ter menos perda de pressão, gerando ainda mais potência e diminuindo drasticamente o lag. Além disto, a temperatura no sistema refrigerado à agua é melhor controlada, tem menos picos e variações. // Mas o intercooler da Forge também é bom! o que não aconselho é fazer um "custom made", eu tentei fazer também e como existe muita variação de colmeia, não fui bem sucedido - os dois protótipos que montei tiveram perda de pressão superior ao Forge (uns 2-3 PSI além do Forge), embora termicamente eles também atendessem.
Trocador de calor no lugar do intercooler original:

Sistema completo:

Caixa do líquido de água do watercooler (futuramente colocarei uma boca maior para gelo):



Teste com intercooler:

Pressurização Forge
É possível sentir a diferença ao colocar. Pelo que testei deve render uns 1.5kgfm de torque.


Downpipe
Ganhos expressivos, carro mais solto, maior final. Deve adicionar perto de 10cvs.


Escape Inox 304 2.5"
Vi que algumas pessoas tem dúvidas sobre o escapamento. Para até os 240cvs, a melhor opção é o escape de 2.5". Depois disso fica a seu critério usar um pouco maior, 3". Perto dos 300cvs o escape de 3" pode trazer vantagens.
Quanto ao material, já tive em meus carros diversos tipos. Basicamente existem 3 opções disponíveis no mercado (Não vou considerar titânio): Aço carbono, Inox comum e Inox 304. O que muda entre eles: O ronco (muda muito), potência e durabilidade.
O ronco de aço carbono é um ronco mais grave, sem refinamento. O de inox comum é um ronco um pouco mais refinado mas sua vantagem é a durabilidade (alguns anos) e também pouco mais de potência, deve ser coisa mínima 2cv no nosso caso e isto acontece por que o ar flui mais rápido neste material que trabalha mais quente. O de inox 304 é um caso à parte. Os escapes que fiz neste material normalmente tem ronco mais parecido com de moto, fica um tesão. Além disto, neste caso o ganho de potência também acontece, na faixa de uns 3cvs sob o de inox comum (já testei no meu ex-lancer os 2 ok!) e torque! A durabilidade é absurda, 20anos se não me engano... Os valores é que são complicados, normalmente a proporção fica em 1x > 2x > 3x+ (ou seja, 2000 > 4000 > 6000+) - mas se puder, vale a pena.
Blow Off Valve Forge
Com o aumento de pressão recomenda-se trocar esta válvula para garantir que não haja danos ao carro possivelmente provocados pela fadiga que a válvula original apresenta.
Percebi que além disto o carro tem o lag minimamente diminuído em momentos de desaceleração e aceleração talvez pela velocidade que a turbina esvazia. O som é um show à parte!
Velas Laser Iridium
Estou usando velas upgrades pro JCW/DS3 Racing. Gostei, senti o carro mais liso.
Em uma próxima oportunidade vou comprar 1 grau mais fria, deve ficar ainda melhor.
Tração e freios:
Embreagem
Tive muitas perguntas sobre embreagem. No momento estou usando a original!!
Ela suporta até 40kgfm de torque e estou mais ou menos nisso. Não sinto o carro patinando nem nenhum efeito exceto quando troco de marcha muito rápido, principalmente de primeira para segunda - até acho que ela vai gastar muito mais rápido então próximas etapas envolvem colocar embreagem Sachs que suporta 30% mais torque, mas também estou estudando mandar fazer uma embreagem aqui no Brasil mesmo de cerâmica, neste caso com resistência de 50% a mais sem deixar mais dura.
Se alguém tiver interesse na embreagem feita aqui, me avisa que podemos conseguir desconto com a compra de mais de uma...
Pneus
Um grande desafio pra mim foi a tração!!! Pessoal, como faz diferença!!!
Embora o DS3 seja bom em curvas e etc ele utiliza pneu 205.
Uma mudança dia/noite foi colocar pneus 215/45R17 Continental Extreme Contact!
Devo ter ganhado 1segundo praticamente no 0-100. Isto por que com o torque atual já estava fazendo 0-100 mais rápido com o controle de tração ligado por conta da falta de grip.
OBS:Testei pneu 225/45R17 Dunlop sport maxx. Até coube, mas ao esterçar tudo raspava levemente na caixa. Seria resolvido facilmente com um espaçador de 5mm, mas achei que o pneu ficou muito gordo na roda. Além disto, o principal motivo de eu ter optado por 215 foi pela dirigibilidade, não queria que o carro perdesse isto e vi que até o JCW GP usa 215 sem problemas. O ponto importante deste up foi ter escolhido um pneu bom.
Molas Eibach
Na minha opinião o carro já é baixo, porém quando se começa a mexer muito, o carro fica com tração menor do que precisa ter.
Achei que essas molas são perfeitas pois rebaixam 2.5cm na frente e 1cm atrás, mudando o angulo do carro e melhorando as arrancadas (as H&R por exemplo rebaixam por igual e não vi muita vantagem).

Aeroquip para freios - Wezmoto DS3
Melhoram uns 20% a frenagem! Comprei importados prontos para o veículo. Já usei em moto e não gostei de alguns feitos aqui no Brasil.

Link para compra: http://www.ebay.com/itm/Wezmoto-Braided ... 3f3070f46c
Pastilhas de freios EBC
Testei algumas pastilhas, mas esta aqui é nota 10. Muito boa. To usando a Green Stuff agora por que gasta um pouco menos, precisa de menos aquecimento no dia a dia e não barulho e sujeira (minhas rodas são brancas). Mas existe pra quem quiser as Red Stuff e a Yellow Stuff que são as mais fortes.
Comparando com elas, as pastilhas nacionais são bem ruins.
Código dianteiro: DP22073 / Código traseiro: DP2680
Fluído de freio
To usando DOT5.1 Motul. Bom tb.
Coxim do motor
O motor do DS3, principalmente com maior torque (estou com 40kgfm rs) tem um movimento muito grande para frente e para trás. Isto em acelerações faz com que se perca tempo de resposta pois a energia primeiro move o motor, depois o carro.
É Impressionante a diferença! Talvez uma das modificações que garantiu maior percepção de melhoria foi esta.É uma coisa simples e barata mas ajuda muito. Além disto eu já tinha quebrado uma peça desta com o torque, agora resolveu!
O único ponto negativo é que o carro vibra um pouquinho mais.



Outra saída é preencher o coxim com cola quente, assim:
Vídeos:
Empurrando Porsche Boxster com escape e filtro: (a gravação tá muito ruim, mas dá pra ver a empurrada inicial, depois eu jogo pra direita e passo, mas não dá pra ver):
Neste vídeo o carro NÃO estava como está hoje. Ele tinha mais ou menos 220-230cv e aproximadamente 37kgfm de torque
Brincadeira com Ferrari Itália:
Neste vídeo o carro estava com 240cv e 40kgfm
(Gravação ruim, mas vale ver depois do 1:28min)
DS3 vs Jetta 211cv. Neste vídeo o DS só estava chipado, escape e downpipe, ou seja, não estava como está hoje! Pneus destracionando muito, perdi quase 1 segundo nessa puxada... na outra fui melhor, msm assim, vários carros do Jetta rs..:
Neste vídeo o carro estava com uns 220cv mas os pneus estavam MUITO MUITO MUITO ruins, só a troca de pneus deu 1 segundo de diferença no 0 a 100. Msm assim, não dá pro jetta.
Por hora é isto, o projeto é bem maior, vou atualizando!
Até agora estou passando de 250 km/h de final kk e dando um pau em Porsche Boxster...
OBS: Já comprei um sistema DVR de camera pra filmar vários ângulos a todo momento rss...